Tendências na Gastronomia – por Vavo Krieck

Não podemos falar sobre tendências no mundo da Gastronomia sem falar na diferença entre tendência e “modinha”. De uma maneira geral, tendência está mais relacionada com o comportamento das pessoas e é mais duradouro, enquanto que as modinhas têm menor duração e impacto.

Quer um exemplo mais claro? O sistema de rodízio nas churrascarias começou na década de 1960 e perdura até hoje, enquanto locais que vendiam frozen yogurt tiveram um boom e praticamente desapareceram.
Quando falamos em tendências no mundo dos alimentos, estamos falando de estilo de vida. Se o estilo de vida das pessoas muda, a tendência, consequentemente, vai mudar.

É muito difícil falar sobre tendências e prever o que vai acontecer, mas há algumas que chegaram para ficar e prevejo que estarão entre nós por um bom tempo!

Novos cortes de carne e processos de maturação
Os novos cortes estão se tornando as estrelas em diversos açougues, que estão se adaptando e modernizando para atender à nova demanda. Os cortes prime vêm ganhando espaço e processos de maturação como o dry aging (maturação a seco e baixa temperatura) estão se popularizando e caindo no gosto dos consumidores.

Comida de rua
O que o povo quer? Comida de boa qualidade e barata! E a comida de rua, seja em feiras ou food trucks, é a resposta para essa demanda. O que já era bom está ficando cada vez melhor, sobretudo com a profissionalização das pessoas envolvidas. Comida de rua inspira restaurantes e criar pratos novos! Hoje, é possível ver alguns restaurantes no exterior criando pratos inspirados em comida de rua.

Charcutaria feita em casa
O que é charcutaria? É a fabricação de embutidos (salames e linguiças, por exemplo), cortes defumados, fiambres, salsichas etc. Isso está ganhando bastante espaço e a tendência é que cresça cada vez mais! As pessoas estão resgatando receitas e métodos de preparos antigos e trazendo-os para a atualidade. Podemos ver pessoas se aventurando e fazendo seu próprio bacon e linguiças em casa!

Comidas étnicas
Bom, quando falamos em comidas étnicas, estamos falando em comidas que são oriundas de outros países ou etnias. Estamos cada vez mais curiosos sobre temperos e sabores. Restaurantes tailandeses, coreanos, libaneses e até nepaleses estão caindo no gosto da população e se tornando cada vez mais populares. Sem dúvida, essa é uma tendência que vai durar muito tempo!

Produção de alimentos caseiros
Na contramão do mundo moderno e corrido, vemos um movimento contrário: as pessoas produzindo seus próprios alimentos, como pães e bolos, e levando suas marmitas para o trabalho. Parte por influência da crise, parte por saber o que estão comendo, parte por se inspirarem em programas como Masterchef, o que importa é que as pessoas estão indo para a cozinha, e o que até pouco tempo era território desconhecido está se tornando cada vez mais popular.

Sustentabilidade
É a exploração dos nossos recursos sem que o equilíbrio entre meio ambiente e nós, humanos, seja quebrado. E essa tendência veio para ficar! A consciência de que nossos recursos não durarão para sempre e de que temos que fazer a nossa parte está cada vez mais forte, e chefs estão adaptando suas cozinhas e escolhendo seus fornecedores a dedo com a sustentabilidade em mente.

Produtores locais
Outra tendência não somente local, mas mundial, é a compra de produtos de pequenos produtores, fomentando assim o comercio local e impulsionando a economia. Isso faz com que novos empregos sejam criados, reduz o impacto ambiental e a pegada de carbono, o serviço prestado é melhor, e o mais importante: você compra o que quiser, e não o que querem que você compre.

Tanto consumidores quanto profissionais de cozinha têm que estar atentos às tendências, já que elas nos impactam diretamente. Seja na cozinha ou na mesa… como cozinheiro, tanto a escolha de insumos e elaboração de pratos e cardápios quanto o que há de novo na minha mesa vai encontro ao estilo de vida que levo.

Vavo Krieck é Pós-Graduado em Chef Nacional e Internacional pela Universidade Positivo. Professor de Graduação, Pós-Graduação e Cursos Livres em Gastronomia na UP.

Deixe seu comentário: