UP realiza festival com atividades gratuitas e simultâneas

Tudo o que aconteceu no Festival UPX

Ocorreu, nos dias 16 de 17 de outubro, na Universidade Positivo, a primeira edição do Festival UPX, que traz em seu selo o conceito de conhecimento e experiência. O evento reuniu oficinas, palestras, aulas-show, música, arte, cinema, teatro, gastronomia, lançamentos de livros, atividades esportivas e hackathon.
“A ideia foi proporcionar um momento de descontração, mas que acrescente conhecimento e informação de maneira dinâmica e interativa”, conta Leandro Souza, coordenador do evento. “Todas as atividades ofereceram muito conteúdo e incentivaram os espectadores a explorar sua criatividade e a buscar crescimento”, complementa a idealizadora do festival, Roseni Oliveira, analista administrativa.

20151016_MCharneski_UPX Festival_001_BAIXA

Entre os palestrantes esteve Marcos Giovanella, ex-diretor de Comunicação da Prefeitura de Curitiba, que comentou sobre a linguagem em redes sociais e o engajamento que deve ser feito pelas empresas para atrair o público-alvo. Além disso, Tom Veiga, designer e artista plástico, explicou como é seu processo criativo e incentivou a todos a explorarem a criatividade. Outro palestrante que motivou os participantes foi o sócio-fundador do Grupo Positivo, Samuel Ramos Lago, com a palestra “Sonhar, crer, ousar e realizar, na qual contou sua trajetória profissional.

Kléber Rocha, Lucio Bairral, Leandro Knopfholz e Cláudio Rawicz discutiram sobre Economia Criativa em uma mesa-redonda. Esses grandes nomes do cenário nacional ilustraram a situação econômica da área de Eventos, explicaram sobre trabalhos envolvendo produtores e patrocinadores e mostraram diversas vantagens de se trabalhar nessa área em ascensão.

20151017_MCharneski_UPX Festival_172_BAIXA

Assim como as palestras, as oficinas proporcionaram conhecimento e diversão para os participantes, como o workshop de Permacultura, que além de explanar sobre um novo conceito ensinou na prática, em um canteiro, como aplicar hábitos sustentáveis no dia a dia. O público também aprendeu sobre aquarela e croquis, produção de drinques, assistiu a documentários produzidos por João Castelo Branco, conheceu livros de Marco Alves e Alexandre Costa Nascimento, curtiu as músicas de MPB da dupla Fabio Vizeu e Carlos Augusto e também o ensaio do Coral da UP, regido pelo maestro Martinho Lutero.

20151017_MCharneski_UPX Festival_031_BAIXA

20151016_MCharneski_UPX Festival_011_BAIXA

Até mesmo as práticas esportivas possibilitaram aprendizado. No Day Training, o professor Carlos Eduardo de Oliveira ensinou técnicas de corrida; na prática de pilates ao ar livre, a professora Bruna Ribas deu instruções importantes; e Fábio da Maia e Leniel de Souza contaram os truques do slackline.

20151017_MCharneski_UPX Festival_009_BAIXA

Alguns participantes preferiram exercitar o cérebro, no Hackathon, maratona de programação, que marcou o Festival UPX. A professora responsável, Rosiane Freitas, reuniu um grupo de alunos e profissionais que ficou dois dias envolvido com a produção de um site que coletou dados de partos normais e cesárias de Curitiba, em 2004. A iniciativa resultou em mais de 30 mil visualizações, seis mil usuários únicos e 17° lugar no Google Trends.

20151016_MCharneski_UPX Festival_118_BAIXA

Além de todas essas atividades, os participantes puderam conhecer e comprar os artigos produzidos pelos alunos e professores da universidade, durante o Design Bazar. Além de aproveitar as delícias dos food trucks que serviram o evento, como os hambúrgueres muito saborosos do Nebraska e Grelha Grill e as sobremesas de Os Paleteiros e Me Gusta Churros. “Foi super divertido. O evento permitiu a interação de pessoas de várias áreas – para mim, esse foi o ponto mais legal”, afirma Liana Mozzer, participante do festival.

20151016_MCharneski_UPX Festival_061_BAIXA

Deixe seu comentário: