1ª etapa: verifique com a empresa em que deseja estagiar a existência de vagas para estágio e a possibilidade de sua contratação.
2ª etapa: preencha o contrato (clique aqui para baixar o modelo). Veja como preencher o termo de compromisso clicando aqui.
3ª etapa: protocole seu contrato via Portal do Aluno.
Acesse o Aluno On-Line e siga o caminho: Secretaria virtual > Solicitação de serviços > Central de Carreiras - Termo Aditivo de Estágio. Insira o documento em PDF, sem nenhuma assinatura e com data de início posterior à data atual, e clique em "Confirmar". Em seguida, finalize clicando em "Concluir solicitação". Em caso de dúvidas, assista ao tutorial.
Alunos de Educação Física que estejam cursando até o segundo ano, precisam protocolar, junto ao contrato, uma autorização de estágio, emitida pelo coordenador do curso, que deve ser solicitada pelo e-mail centroesportivo@up.edu.br.
Para acompanhar o andamento de sua solicitação, siga o caminho: Aluno On-line > Secretaria virtual > Consulta de serviços solicitados > Detalhes.
Observação: caso seu contrato seja direto com profissional liberal (pessoa física), insira, junto com o contrato, uma cópia do comprovante de registro profissional do contratante.
Se seu documento for composto por mais de um arquivo PDF, ou seja necessário protocolar algum tipo de declaração junto ao contrato, basta inserir todos os arquivos referentes ao contrato na mesma "cesta de solicitações" no Aluno On-line.
4ª etapa: após ter protocolado seu contrato via Aluno On-Line, será necessário realizar a assinatura digital no sistema de assinaturas Qualising.
> Após o deferimento de seu contrato, você será encaminhado para a Qualising, que enviará um e-mail automático de notificacao@documentoeletronico.com.br, contendo o link de direcionamento para realização de sua assinatura digital. Verifique sua caixa de spam, pois em alguns casos o e-mail pode ser direcionado para esta pasta.
> Para mais informações, assista ao tutorial para realizar a assinatura digital.
Para o bom andamento do processo de assinatura, não utilize o mobile, pois as informações são transmitidas de formas diferentes em cada plataforma.
5ª etapa: assinatura da empresa
Após o seu aceite digital, a empresa também precisará aceitá-lo. Neste caso, o representante legal da empresa recebe uma mensagem de aceite no e-mail.
Se a empresa não quiser ou não puder assinar seu contrato eletronicamente, a UP retira a empresa do sistema de assinaturas digital, e ela passa a assinar fisicamente. Após aluno e UP assinarem o documento, este deve ser impresso em quatro vias. Desse modo, apenas a empresa assina a via física do documento, pois aluno e instituição de ensino já terão assinados eletronicamente.
Para imprimir o documento, basta realizar o login no site de assinatura digital e clicar em "Documento para impressão".
6ª etapa: impressão do documento
Para realizar a impressão do documento, é necessário acessar o site da Qualisign e efetuar o seu login.
Após efetuar login, clique no ícone "Pesquisar documentos". Em seguida, selecione, na parte inferior da página, a opção "Documentos assinados por mim" e clique em confirmar.
Clique no nome do arquivo para abrir a página de visualização de assinaturas. Nesta página, você poderá verificar quem já realizou a assinatura, pois um sinal verde estará sinalizado. Temos, então, duas situações:
Quando a empresa assina eletronicamente: neste caso, você precisa aguardar todas as partes assinarem de forma eletrônica. Assim que todas as partes assinarem, o ícone "Documento para impressão" estará disponível, basta clicar nele e imprimir duas vias, uma para o aluno e outra para a empresa, não sendo necessário, neste caso, entregar uma via para a UP.
Obs.: Quando seu contrato for mediado por um agente integrador (ex: CIEE, Pró-estágios etc.), deve ser impressa uma terceira via.
Quando a empresa não assina eletronicamente: neste caso, apenas o aluno e a UP irão assinar de forma eletrônica. Assim que as duas partes assinarem, ficará disponível o ícone “Documento para impressão”. Devem ser impressas três vias do documento, que serão assinadas e carimbadas pela empresa.
Após assinadas e carimbadas, uma via deve retornar para a UP. Este procedimento pode ser feito de duas maneiras:
- Entregue uma das vias presencialmente, na Central de Carreiras, localizada no Bloco Amarelo do câmpus Sede - Ecoville.
- Escaneie o documento impresso completo, inclusive onde consta assinatura da empresa. Salve o arquivo em PDF e encaminhe via Aluno On-line pelo caminho: Secretaria Virtual > Solicitação de serviços > Central de Carreiras - Devolução de Documento Assinado.
A página de certificação digital é a assinatura do documento por parte da UP. Clique aqui e veja o exemplo.