Parceria do curso de Jornalismo com o Jornal Plural promove acessibilidade para o público

O curso de Jornalismo da Universidade Positivo deu início no mês de maio a uma parceria com o Jornal Plural para gravação de áudios das reportagens do portal de notícias por […]

03/06/2021

O curso de Jornalismo da Universidade Positivo deu início no mês de maio a uma parceria com o Jornal Plural para gravação de áudios das reportagens do portal de notícias por estudantes do curso.

A ideia veio das aulas da disciplina de Mídia, Gênero e Etnia, que discutiram como dar acessibilidade a pessoas cegas e com baixa visão por meio do jornalismo.

A professora Sandra Nodari idealizou o projeto e ofereceu ao veículo comunicação que já é parceiro do curso. “A universidade é um lugar de valorizar as experiências de acessibilidade e jornalistas têm o dever de praticar a responsabilidade social. Ao apresentar estas questões às alunas e alunos da turma, a vontade de tornar o jornalismo mais acessível ficou clara e eu fui em busca de uma parceria. Sugeri ao Plural que gravássemos em áudio as reportagens do site”, destacou a docente.

Podcast diário

Mais de 20 estudantes se candidataram para gravar os textos da edição diária de maneira voluntária, como atividade complementar do curso. Além disso, há uma aluna que atua como estagio obrigatório.

Os áudios têm dois destinos: são colocados no topo das matérias, para garantir a acessibilidade a deficientes visuais e são reunidos no podcast “Plural para ouvir”, publicado ao fim do dia.

Plural estreou uma versão em áudio com as principais matérias publicadas no jornal no dia 25 de maio. O podcast foi disponibilizado pela manhã nas principais plataformas de streaming, como Deezer e Spotify, tanto para iOS quanto Android. O acesso é totalmente gratuito.

A parceria é mais uma iniciativa que aproxima os alunos da vivência profissional e de uma formação comprometida com a sociedade. Conheça mais sobre o curso de Jornalismo da Universidade Positivo.