Curso de Educação Física promoveu projeto de esporte e lazer com crianças na Vila Uberlândia

O curso de Educação Física da Universidade Positivo promoveu o projeto de extensão Práticas de esporte e Lazer, realizado nos dias 16 e 23 de outubro e 6 de novembro na […]

06/12/2021

O curso de Educação Física da Universidade Positivo promoveu o projeto de extensão Práticas de esporte e Lazer, realizado nos dias 16 e 23 de outubro e 6 de novembro na Vila Uberlândia, em Curitiba. 

A iniciativa envolveu mais de 50 alunos do bacharelado e da licenciatura, seja presencialmente ou no planejamento das ações. Os acadêmicos desenvolveram atividades em formato de circuito, divididos em grupos, promovendo diversão e o primeiro contato de dezenas de crianças com esportes pouco populares no Brasil, como baseball e futebol americano. 

O Projeto surgiu a partir do contato do Prof. Dr. Zair Netto, coordenador do curso de Educação Física, com docentes do Direito que atuam voluntariamente na região. O professor Zair convidou a Profa. Dra. Paula Born Lopes, responsável pelas disciplinas de Projeto de Aproximação ao Ambiente Docente e Profissional, para desenvolver uma iniciativa que utilizasse esporte e lazer como forma de inclusão e criação de novas oportunidades. 

“Foi uma honra e uma alegria estar à frente desse Projeto na Vila Uberlândia. Acredito que teve um papel importantíssimo para a formação tanto profissional como pessoal dos alunos, que também aprenderam sobre o respeito, amor ao próximo e doar sem esperar nada em troca”, compartilhou a professora Paula. 


Experiência dos alunos 

A UP disponibilizou um ônibus para locomoção dos alunos até a Vila Uberlândia, que além de facilitar a logística do projeto, permitiu um contato presencial entre os participantes, já que a maioria das atividades acadêmicas ainda estão sendo realizadas de forma remota. 

Os alunos que não puderam participar presencialmente do Projeto desenvolveram cartilhas informativas para a comunidade. Os materiais tratam de temas como prevenção às drogas, violência, direitos e deveres da criança e do adolescente, bullying, direito da família e da pessoa idosa, defesa do consumidor e direitos políticos. 

Além da experiência de vida, os estudantes precisaram lidar com desafios que encontrarão em suas carreiras. “Não tínhamos certeza de quantas crianças teríamos ou das idades delas. Tivemos que usar nossa criatividade para pensar em atividades na hora para adequar às crianças. Na Educação Física tem muito disso, do professor preparar uma atividade e na hora não sair como o esperado. Temos que aprender a sempre ter outros planos em mente”, destacou a acadêmica Beatriz Klenke.  

Já Willian Mateus Delgado destacou que pretende participar de projetos sociais de forma contínua. “Foi a primeira vez que participei de um projeto assim. Vendo a alegria das crianças, também me diverti. Tive o contato com a área da educação física com pessoas que não eram colegas de turma, e acho que aprendi muito”. 

“Mesmo com a correria do cotidiano, se doar um pouquinho para colocar um sorriso no rosto das pessoas, vale muito a pena”, disse a também aluna Carla Veronica Haluch. 

A intenção é dar continuidade ao Projeto em 2022, realizando as ações de forma periódica e estreitando ainda mais os laços com a comunidade! 

Galeria de fotos