Professora de Jornalismo da UP recebe prêmio de Profissional do Ano em Curitiba 

Professora de Jornalismo da UP é reconhecida como Profissional do Ano em Curitiba, destacando a importância da diversidade no cenário de destaque.

28/08/2023

Foto e Redação: RICOD

Motivo de orgulho e Inspiração diária para estudantes de Jornalismo da Universidade Positivo e para milhares de paranaenses que a veem na TV todos os dias, a professora e apresentadora Helen Anacleto foi reconhecida, também, como uma inspiração curitibana. Esse foi o tema da 8ª edição do prêmio entregue nesta quarta-feira (23), em sessão solene da Câmara Municipal de Curitiba, por iniciativa da vereadora Maria Leticia (PV).  

Helen recebeu o título de Profissional do Ano, uma das quatro categorias principais da condecoração. A triatleta Gisele Bertucci foi homenageada com o mérito esportivo, a criadora da marca Peita, Karina Gallon Basso, como mulher empreendedora e a atriz Nadja Naira Flugel como destaque em cultura e divulgação. 

Helen Anacleto é professora da Universidade Positivo desde 2022. Ela é formada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, mestre e doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Em seus 13 anos de carreira, coleciona prêmios como o MPT de Jornalismo, o FIEP de Jornalismo e o Sangue Bom. Atualmente, Helen Anacleto apresenta o telejornal Boa Noite Paraná, da RPC, afiliada da Globo.  

Em seu discurso, Helen exaltou a relevância de mulheres ocuparem postos de destaque. “Ter diversidade no lugar de fala é importante. Visibilidade importa. Ninguém melhor do que vocês para saber as cruzes e as dificuldades que enfrentaram até chegar nesse lugar simbólico. Quando uma mulher vence, todas nós vencemos”. 

O evento celebrou mulheres empoderadas que lutam por um mundo mais igualitário. A homenagem acontece desde 2018 e já entregou honrarias a mais de 200 mulheres. Além dos quatro prêmios principais da noite, também outras 24 mulheres tiveram iniciativas reconhecidas. E entre elas está uma estudante de Jornalismo da UP.  Carolina Fayad, do 8° período, recebeu votos de congratulações e aplausos, pelo ativismo a favor do uso medicinal e recreativo da maconha, em que empreende com um jornal impresso sobre o tema e na organização de eventos sobre o assunto.