Professores e alunos criam projeto de extensão para buscar soluções em saúde

Equipes trabalharam de forma colaborativa para criar soluções inovadoras para problemas na área da saúde

12/07/2022

Já imaginou ter acesso aos serviços de saúde pública como, prontuário, histórico médico, canal de denúncias anônimas e cuidados pós-alta em um toque?

É isso que o professor Guilherme Schünemann, do curso de Engenharia de Produção da Universidade Positivo, em conjunto com seu grupo de pesquisa, tem discutido no projeto de extensão Desafios na área da saúde: da ideação ao desenvolvimento de soluções inovadoras.

Equipes multidisciplinares trabalharam de forma colaborativa para explorar, conceber e desenvolver soluções inovadoras para problemas na área da saúde. O projeto utilizou a metodologia do design thinking como principal estrutura de concepção e planejamento das soluções inovadoras para os problemas abordados.

A atividade foi feita entre fevereiro e junho deste ano e contou com a participação de 94 alunos de diversos cursos de graduação, dentre eles, Enfermagem, Educação Física, Design de Interiores, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Computação, além do apoio de profissionais do Hospital Cruz Vermelha (HCV), em Curitiba-PR.

O docente afirma que durante o processo, houve troca de informações e diálogo com comunidade externa, bem como concepção de soluções para problemas reais da sociedade. “O estudante acaba treinando competências de forma integral, direcionando os alunos à excelência no exercício profissional.” finaliza.

Destaques do projeto

– Realização de dinâmicas empresariais para melhoria das propostas: world café entre Equipes;

– Interação com alunos de outros projetos na UP: TCC e PIC;

– 9 resultados de relevância, com material para divulgação em redes sociais/imprensa da Universidade Positivo;

– 4 resultados com potencial de inovação mercadológica real:
Novo processo cuidados pós-alta cirúrgica no HCV;
App para gestão de informação em UBS/UPA;
Nova funcionalidade para o aplicativo Saúde Já;
App de prontuário digital com histórico médico.