BandNews e Jornalismo fortalecem formação de alunos com projeto Giro nas Ruas

Parceria entre a rádio BandNews e o curso de Jornalismo tem deixado os alunos bastante ocupados nos últimos meses. Eles participam do Giro nas Ruas, projeto que, além de fazer […]

28/07/2021

Parceria entre a rádio BandNews e o curso de Jornalismo tem deixado os alunos bastante ocupados nos últimos meses.

Eles participam do Giro nas Ruas, projeto que, além de fazer parte das atividades de ensino, laboratório e estágio, representa uma forma de olhar para as ruas de Curitiba e de conhecer personagens, histórias e facetas dos bairros.

São reportagens reais, em que os alunos participam de todas as etapas, com reuniões de pauta, agendamentos, investigações, pesquisas e apuração das informações. Até assinam as matérias, que contam com trechos de áudio dos entrevistados.

“A interação entre estudantes e empresas de rádio existe há vários anos”, disse a Profa. Dra. Maria Zaclis Veiga Ferreira, coordenadora dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Fotografia.

A dinâmica do projeto é tão boa que na própria equipe da BandNews há jornalistas que fizeram o Giro nas Ruas na época em que eram estudantes da UP, revela a coordenadora, explorando a importante sinergia entre o mercado e os alunos.

Ainda segundo a profa. Maria Zaclis, o projeto “amplia o conhecimento dos estudantes e dá visibilidade ao curso e ao aluno, uma vez que todas as reportagens são assinadas com o nome do curso e do aluno”. Além disso é uma “ótima oportunidade de fazer jornalismo de serviço, local, conhecendo e entrevistando pessoas dos bairros da cidade”, afirma.

Para participar do projeto, o aluno deve conversar com o professor e demonstrar interesse. Em seguida, havendo vagas, são atribuídas atividades ao aluno.

Agora clique nos links abaixo e conheça a história, personagens e curiosidades de 11 ruas de Curitiba em matérias produzidas pelos jovens futuros jornalistas da UP no Giro nas Ruas:

Rua Dilermando Pereira de Almeida 
Escute aqui

Rua XV de novembro
Escute aqui

Joaquim Nabuco
Escute aqui

Alameda Doutor Carlos de Carvalho
Escute aqui

Comendador Macedo
Escute aqui

Alferes Poli
Escute aqui

Comendador Franco
Escute aqui

Avenida Deputado Heitor Alencar Furtado
Escute aqui

Bom Jesus
Escute aqui

Waldemiro Pedroso
Escute aqui

13 de maio
Escute aqui