BandNews e Jornalismo fortalecem formação de alunos com projeto Giro nas Ruas

Parceria entre a rádio BandNews e o curso de Jornalismo tem deixado os alunos bastante ocupados nos últimos meses. Eles participam do Giro nas Ruas, projeto que, além de fazer […]

28/07/2021

Eles participam do Giro nas Ruas, projeto que, além de fazer parte das atividades de ensino, laboratório e estágio, representa uma forma de olhar para as ruas de Curitiba e de conhecer personagens, histórias e facetas dos bairros.

São reportagens reais, em que os alunos participam de todas as etapas, com reuniões de pauta, agendamentos, investigações, pesquisas e apuração das informações. Até assinam as matérias, que contam com trechos de áudio dos entrevistados.

“A interação entre estudantes e empresas de rádio existe há vários anos”, disse a Profa. Dra. Maria Zaclis Veiga Ferreira, coordenadora dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas e Fotografia.

A dinâmica do projeto é tão boa que na própria equipe da BandNews há jornalistas que fizeram o Giro nas Ruas na época em que eram estudantes da UP, revela a coordenadora, explorando a importante sinergia entre o mercado e os alunos.

Ainda segundo a profa. Maria Zaclis, o projeto “amplia o conhecimento dos estudantes e dá visibilidade ao curso e ao aluno, uma vez que todas as reportagens são assinadas com o nome do curso e do aluno”. Além disso é uma “ótima oportunidade de fazer jornalismo de serviço, local, conhecendo e entrevistando pessoas dos bairros da cidade”, afirma.

Para participar do projeto, o aluno deve conversar com o professor e demonstrar interesse. Em seguida, havendo vagas, são atribuídas atividades ao aluno.

Agora clique nos links abaixo e conheça a história, personagens e curiosidades de 11 ruas de Curitiba em matérias produzidas pelos jovens futuros jornalistas da UP no Giro nas Ruas:

Rua Dilermando Pereira de Almeida

Rua XV de novembro