Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas apresentou possibilidades para conservação da natureza

Evento reuniu especialistas de instituições de destaque no Brasil e exterior

12/12/2022

De 4 a 7 de dezembro, o campus Ecoville recebeu o 4º Simpósio Internacional de Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas (SIMGAMC).

O evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental, em parceria com o Centro de Pesquisa da Universidade Positivo (CPUP), copromoção do Massachusetts Institute of Technology – Environmental Solutions Initiative (MIT – ESI) e outras instituições parceiras, como IPÊ, Mater Natura e SPVS, além do apoio do Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP) – CAPES e da Fundação Araucária.

Na ocasião, foram realizadas mesas redondas, palestras e workshops, que contaram com a participação de 38 palestrantes, entre pesquisadores, membros de organizações governamentais, não-governamentais, comunidades tradicionais e empresas privadas.

Os trabalhos em formato de pôsteres e apresentações orais, expostos no bloco da Pós-Graduação, trouxeram temas como Gestão Ambiental, Mudanças Climáticas, Políticas Ambientais, Economia Circular, Educação Ambiental, Análises Ambientais, Tecnologias Ambientais e outros conceitos, desafios e práticas socioambientais do cotidiano entre os principais enfoques.

A programação ainda contou com a exposição “Quem Fala da Terra?”, do artista Fabio Gimovski, como parte do projeto “Diálogos Socioambientais”, que busca motivar reflexões acerca de nossas percepções sobre os povos originários e sobre nossa relação com o planeta.

Rede de Pesquisas

O 4º SIMGAMC propiciou uma arena para instituições de pesquisa, universidades, ONGs, agências governamentais, organizações comunitárias e empresas de diferentes países para apresentarem suas pesquisas e estratégias de campo em reflexões sobre temáticas socioambientais relevantes para a América Latina.

Como um dos produtos do encontro, merece destaque a proposta de criação da Rede de Pesquisas em Gestão Ambiental e Mudanças Climáticas (REPEGAMC), composta a partir da participação de pesquisadores, membros de comunidades tradicionais, organizações governamentais e não governamentais e empresas privadas. Confira a lista:

– PPGAmb-UP e CPUP;
– MIT – ESI (US);
– MIT Community Innovators Lab (Colômbia);
– CIIMAR – Universidade do Porto (Portugal);
– Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE (Brasil);
– ONU-FAO;
– OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica) – organização intergovernamental composta por oito países amazônicos;
– SINCHI – Instituto Amazônico de Investigaciones Científicas – vinculado ao Ministerio de Ambiente y Desarrollo Sustenible (Colômbia);
– Universidad de Santiago de Chile (Chile);
– Universidade do Oeste do Paraná (UNIOESTE);
– Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul;
– Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem (SPVS) – ONG;
– IPÊ – ONG;
– Comunidades tradicionais do Paraná e do Acre, entre outras organizações comunitárias brasileiras.

A Rede vai atuar em parceria com o canal do Observatório de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e com o Núcleo de Prática de Pesquisa, ambos projetos já em andamento pelo PPGAmb para construção e disseminação do conhecimento científico interdisciplinar sobre as questões socioambientais.

Para mais informações sobre o PPG em Gestão Ambiental da UP e para acompanhar as novidades e eventos realizados, acesse o Instagram e o canal no YouTube do Programa.

Aproveite e confira mais abaixo algumas fotos do evento.

Galeria de fotos