UP celebra os povos indígenas com uma semana voltada a Vladimir Kozák
Evento foi realizado em parceria com a Associação Tcheco-Brasileira, o jornalista e pesquisador Marcelo Miguel e a antropóloga Fernanda Maranhão
Em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, a biblioteca do campus Ecoville da Universidade Positivo (UP) foi palco de debates sobre fotografia, literatura e história a partir da vida e da pesquisa de Vladimir Kozák.
O evento “Semana dos Povos Indígenas” ocorreu entre os dias 5 e 9 de agosto, em uma parceria entre o programa de Extensão da UP, a Associação Tcheco-Brasileira, o jornalista e pesquisador Marcelo Miguel e a antropóloga Fernanda Maranhão.
Kozák foi etnógrafo, cineasta e fotógrafo tcheco-brasileiro, reconhecido pelo trabalho com povos indígenas brasileiros. Chegou ao Brasil em 1928 e se destacou por documentar a cultura, os costumes e as tradições de diversas etnias, especialmente no Paraná.
Imagens estáticas e em movimento foram usadas para registrar danças, rituais e outros aspectos do cotidiano, além de produzir materiais educativos e científicos. O acervo da obra de Kozák é uma das principais referências para o estudo etnográfico dos povos indígenas brasileiros do século XX.
Quase 20 anos de pesquisa
Esse estudo fascinou o jornalista e pesquisador Marcelo Miguel, que há 20 anos se dedica aos trabalhos e à vida de Kozák. “Eu nunca conheci o Vladimir porque ele morreu exatamente no dia em que eu me mudei para Curitiba, 3 de janeiro de 1979”.
Marcelo conta que iniciou o projeto de pesquisa em 2005, no Museu Paranaense. “Foi aí que conheci a Fernanda, que já era antropóloga responsável pelo acervo do museu. Foi por causa desse projeto que a gente acabou se casando. Dizemos que o Vladimir Kozák, além de tudo, é nosso padrinho.”
Atualmente, o casal desenvolve trabalhos voltados aos povos indígenas, com gestão cultural a partir de pesquisas, vivências e fotografias. Durante o evento, tiveram a oportunidade de lançar o livro “Kozák e os Povos Indígenas do Brasil”, apresentando a vida e a obra do etnógrafo.
O lançamento também contou com a parceria da Extensão UP.