Falando Sobre Perdas e Lutos

Presencial

No momento não temos turmas para esse curso. Clique no botão abaixo para ser avisado quando as inscrições estiverem abertas.

de 14/12/2021 a 25/05/2022

Duração?
64 horas

Ver investimento

Sobre o nosso curso

Veja os arquivos deste curso

Objetivo do curso

O Curso de Tanatologia é ministrado há 9 anos pela Universidade Positivo. Nos últimos dois anos, com outro nome e reformulação do programa. O tema abordado não é disponibilizado na graduação, apesar do enorme interesse por parte dos alunos sobre o assutno. Ciclo de 8 horas em cada módulo, mensal, abordando os principais aspectos relativos à Tanatologia - Perdas e Lutos.

TEMAS ABORDADOS
  • Módulo 1 - Perspectivas histórico-culturais da morte; Educação para a morte; Perdas e lutos; Perdas reais e simbólicas; Elaboração luto; Bibliografia e filmografia.
  • Módulo 2 - Processo do Luto; Teoria do Apego; Tipos de luto; Perdas necessárias; Ressignificando a dor da perda; Rituais e o processo de elaboração do luto
  • Módulo 3 - O luto no ciclo vital, a morte nas diversas fases da vida: infância, adolescência, adulto e idoso; Biblioterapia: abordagem da morte através de livros.
  • Módulo 4 - Comunicação de más notícias; Simulações de comunicação más notícias (paciente/ familiar/profissional saúde); Conspiração do Silêncio.
  • Módulo 5 - A morte na família; O último desejo; Tarefas inacabadas; Testamento Vital; A doação de órgãos e tecidos; Doulas da morte; Grupo de apoio a enlutados.
  • Módulo 6 - Módulo 6 - Profissionais da saúde, estudantes medicina, médicos e psicólogos diante da morte e do morrer; Pacientes no fim da vida; Cuidando do cuidador enlutado.
  • Módulo 7 - Espiritualidade, religiosidade, terminalidade, bioética e cuidados paliativos; Visão da morte e do luto em algumas religiões.
  • Módulo 8 - Suicídio; depressão e luto; Tanatologia no dia a dia; Morte nas redes sociais, a televisão, mídia, cinema, literatura. Retrospectiva do curso.
  • 21 de maio a 10 de dezembro. Sábados, das 08h30 às 17h30 - Mensalmente

Universidade Positivo campus Sede Ecoville

Solange C. Bowoniuk Wiegand

Mestre em Bioética pela PUC PR, psicóloga (CRP 3266/08) há 37 anos, com introdução, formação e capacitação em Tanatologia. Coautora de 5 livros ligados à psicologia, morte e luto. Professora convidada da Universidade Positivo há 9 anos. Ministra aulas e palestras sobre Tanatologia.

Cruzeiro do Sul Virtual mais perto de você!

Se a sua cidade não possui um polo EAD da Cruzeiro do Sul Virtual, você pode se matricular no curso de pós-graduação desejado por meio de uma Unidade Virtual de Relacionamento (UVR). Nesse caso, suas aulas e avaliações serão 100% on-line!*

*Eventuais estágios e outras atividades presenciais poderão acontecer em locais definidos pela área Acadêmica.

Coordenação do Curso

Conheça um pouco mais sobre UP

Presencial

de 14/12/2021 a 25/05/2022

Duração?
    64 horas

Inscreva-se Ver investimento

Público Alvo

Estudantes, psicólogos, médicos, assistentes sociais, enfermeiros, fisioterapeutas, demais profissionais da saúde (atuação em home care, emergência/urgência, consultório médico, hospitais, policiais, bombeiros) e áreas afins, que lidam direta ou indiretamente com as situações limite da existência.

Mercado de Atuação

Ainda tem dúvidas?

Para que não reste mais nenhuma, confira as informações que separamos para você!

Visite o campus!

Conheça o campus no qual você viverá sua experiência universitária!

Conheça agora

Precisa de ajuda?

Sentiu falta de alguma coisa? Nossa equipe pronta para te ajudar!

Fale conosco!

Quer saber mais? Estamos aqui te ajudar!

Mande sua pergunta preenchendo os campos abaixo. Em breve nós entraremos em contato.