1ª Maratona em Biotecnologia possibilita aplicação de conhecimentos em problemas reais

sexta-feira, 13 de julho de 2018

No dia 9 de junho, o curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da Universidade Positivo promoveu a 1ª Maratona em Biotecnologia. O evento teve como objetivo envolver os alunos diretamente em uma situação real apresentada pela empresa Life Style.

Durante a maratona, os alunos puderem exercitar as habilidades de trabalho em equipe e seus conhecimentos teóricos com problemas vivenciados ao longo de um processo fermentativo real. Além disso, colocaram em prática sua capacidade de comunicação para apresentar suas propostas para a empresária Manoella Seleme, representante da empresa Life Style. 

Os alunos foram divididos em grupos e, ao longo do dia, trabalharam em propostas para solucionar o desafio apresentado.  Ao final do evento, após as apresentações dos grupos, a comissão avaliadora selecionou a proposta que apresentou maior viabilidade técnica, financeira e temporal. As alunas premiadas foram Arissa Andreina Kohata (1ª série), Katielly Amanda Carvalho Nunes (2ª série), Nathalie de Oliveira Leal (3ª série) e Sofia Hohmann (4ª série). 
 
Para Rebecca Machado, aluna da 2ª série do curso, a maratona possibilitou ver, na prática, a aplicação de conteúdos vistos em sala de aula. “Também foi uma ótima oportunidade de ter contato com pessoas do setor industrial, fazendo com que nos sentíssemos já no mercado de trabalho por uma tarde", descreve a estudante.
 
Já para Sofia Hohmann, uma das vencedoras do desafio, a parte mais interessante foi aplicar os conhecimentos para que a solução seja a mais prática e econômica possível. 
"A maratona foi uma experiência ótima para aplicar o que aprendi até agora na faculdade, treinar a solução de problemas e conhecer um pouco mais dos desafios do empreendedorismo”, explica.