UP realiza grupo de apoio para quem quer parar de fumar

terça-feira, 28 de agosto de 2018

Segundo dados do Ministério da Saúde, 14% dos habitantes de Curitiba são fumantes. Com 265 mil cidadãos com o hábito, a cidade é considerada a capital com maior número proporcional de fumantes do Brasil.
Para ajudar essa parcela da população a abandonar o cigarro, o Centro de Psicologia da Universidade Positivo oferece acompanhamento com o Grupo de Tratamento ao Tabagismo. No projeto, que teve início em 2017, estudantes de Psicologia atendem gratuitamente a comunidade com técnicas específicas que auxiliam quem deseja parar de fumar.

As atividades, que são gratuitas e compostas por oito encontros, serão realizadas semanalmente, às segundas-feiras, no câmpus Sede – Ecoville. O primeiro encontro acontece no dia 10 de setembro, às 19h. Os interessados devem se inscrever pelo telefone (41) 3317-3266. As vagas são limitadas e as confirmações serão feitas por ordem de inscrição.

De acordo com a coordenadora adjunta do curso e coordenadora do projeto, professora Marina Machado, no grupo, os participantes realizarão atividades de reflexão sobre o papel do cigarro em suas vidas e aprenderão a desenvolver estratégias para diminuir e parar o consumo do cigarro.

A professora destaca também a importância do grupo para os participantes e para os alunos do curso que acompanham as ações: “Os alunos desenvolvem estratégias de coordenação e direção de grupos, o que é importante para sua formação. Já os participantes, por meio do compartilhamento, conseguem refletir e pensar em novas estratégias, além de se autoconhecerem, o que auxilia na cessação do consumo do tabaco”.

Grupo de tratamento ao tabagismo
Quando: a partir de 10 de setembro
Onde: Universidade Positivo – câmpus Sede – Ecoville, Bloco Amarelo