Workshop de cervejas da UP no Mercado Sal

segunda-feira, 2 de abril de 2018

No dia 28 de março, o coordenador dos cursos de cervejas da Universidade Positivo, Henrique Cruz, promoveu o workshop sobre harmonização de cervejas no centro gastronômico Mercado Sal, em Curitiba. Nessa apresentação, mostrou que queijos não combinam apenas com vinho, mas com cervejas também. Entre diferentes rótulos de cervejas artesanais proporcionou a degustação de alguns queijos e demostrou que combinam, sim!

“Foi uma experiência bem interessante, pois as pessoas não estão acostumadas a entender as semelhanças entre queijos e cervejas, e as que provaram aprenderam a aproveitar o melhor dos dois”, explica Cruz. “Além de ter sido em um lugar tão interessante e cheio de oportunidades, como é o Mercado Sal”, complementa o professor.

Quem participou gostou de aprender um pouco mais sobre essas harmonizações. “Achei que foi bem instrutivo, como fã de cervejas e queijos, não tinha prestado atenção que posso fazer melhores combinações para apreciá-los ainda mais”, conta João Joaquim Martins. “A minha combinação preferida foi a cerveja IPA com o queijo gorgonzola”, ilustra o participante.

Para simplificar essa combinação não tão conhecida, o especialista dá a dica: “quando são comidas mais leves, pode apostar em cervejas leves também, como Pilsen e Witbier. Já para comidas mais pesadas, as cervejas devem ser mais intensas, encorpadas e com teor alcoólico maior, como por exemplo India Pale Ale e Stouts”, exemplifica Cruz.

Henrique Cruz coordenada o curso de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologia da Cerveja e os Cursos Livres de Sommelier de Cerveja, de Produção de Cerveja Artesanal e de Harmonização de Cervejas na Universidade Positivo. Caso tenha interesse em mais informações, entre em contato pelo e-mail coord.cervejas@up.edu.br. 





Leonardo ganhou a bolsa de 100% no Curso Livre de Harmonização de Cervejas.