Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

O que é

O Núcleo de Prática Jurídica – NPJ é o órgão encarregado pelas atividades de Estágio Supervisionado Simulado I e II e Estágio Supervisionado em Direito I, II e III do Curso de Graduação em Direito da Faculdade Positivo Londrina.

O NPJ atua no atendimento de diversas demandas judiciais da população desprovida de recursos econômico-financeiros que busca seus direitos junto ao Poder Judiciário, atendendo, ainda, as nomeações de curadoria das Varas Cíveis, e nomeações dativas envolvendo processos oriundos das Varas Criminais.

Além dessas atividades, que permitem aos acadêmicos intenso contato com processos e todas as suas nuances, o NPJ mantém ainda os seguintes projetos/convênios:

Conciliare
Projeto que busca soluções para os processos que envolvem direitos disponíveis ou de família antes da apreciação do litígio pelo judiciário, levando as partes à mesa de conciliação, oferecendo à comunidade mais uma forma efetiva de solução de conflitos por intermédio de composição de acordos.

Libertare
Projeto de análise e propositura de ação para revisão penal/criminal de processo onde tenha havido erro judicial ou outro erro que possa ensejar prisão ilegal ou por tempo maior que o devido.

PROCON
Convênio para realização de audiências conciliatórias em processos administrativos de natureza consumerista provenientes do PROCON – Londrina.

CEJUSC
Convênio com o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná por intermédio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – CEJUSC, que possibilita a realização de audiências de conciliação, envolvendo processos inerentes às Varas de Família da comarca de Londrina, nas dependências da Faculdade Positivo Londrina pelos acadêmicos do projeto Conciliare.

 

Como funciona

Os interessados que, mediante comprovação de insuficiência de renda, não tiverem condições de promover uma ação na justiça em prejuízo de seu sustento ou sustento de sua família e evidenciarem a necessidade da assistência judiciária gratuita terão suas demandas atendidas.

Agendamento

Para ser atendido, o interessado deverá entrar em contato por telefone para a realização do cadastro. Em alguns dias, receberá um retorno com o agendamento do dia e horário de seu atendimento.

Dias para cadastro de agendamento: segunda e sexta-feira
Horário de funcionamento: das 9h30 às 17h
Telefone: (43) 3031-5050 (Tecle 2)

Atendimento

Dias de atendimento: terças, quartas, quintas e sextas-feiras
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: Rua Prefeito Faria Lima, 400, Jardim Maringá, Londrina - PR

Observação: os atendimentos são realizados mediante agendamento prévio.

Responsável

Coordenador: Prof. Me. Flávio Pierobon

Professores atuantes no NPJ:
Prof. Me. José Carlos Cogo Milanez
Prof. Me. Marcelo Luiz Hille
Prof. Ma. Natália Martins de Abreu
Prof. Especialista Silvio José Farinholi Arcuri.
Prof. Me. Thiago Caversan