Áreas, linhas de pesquisa e projetos

UP
  • Duração

    Mestrado: 2 anos
    Doutorado: 4 anos

  • Periodicidade

    Aulas distribuídas ao longo da semana, conforme grade horária.

  • Polos | Unidades

    Clique no ícone ao lado para visualizar os polos disponíveis.

    +
    <
    Paraná
    2 polos nesse Estado
    <
    Paraná / Curitiba
    2 polos nessa Cidade
    <
    Polo Ecoville
    Detalhes do Polo
    • Endereço:

      Av. Tiradentes, 1575
      Jardim Shangri-la A

      Abrir no mapa
    • CEP:

      86039-000

    • Telefone:

      (43) 3027 6361

    <
    Resultado da Busca
    0 polos encontrados
  • Investimento 2019

    Clique aqui para acessar o edital nº 848, que estabelece as mensalidades para os programas de Mestrado e Doutorado.
    Clique aqui e acesse a Portaria nº 222 de 19/12/2016, que estabelece a concessão de descontos nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu.

UP

Cursos Relacionados

Graduação>

As duas linhas de pesquisa do Mestrado em Administração da Universidade Positivo situam-se na confluência dos campos de conhecimentos dos Estudos Organizacionais, da Estratégia em Organizações e da Inovação e Empreendedorismo. Elas podem ser visualizadas a seguir:
 

Linha de pesquisa: Estratégia, Inovação e Empreendedorismo

Essa linha de pesquisa trata de temas relacionados à gestão das organizações, com ênfase na estratégia, empreendedorismo e inovações. Em estratégia, são objeto de estudo a formação, a implementação e os resultados das estratégias organizacionais, com ênfase nos fatores que as motivam, influenciam ou condicionam. Tem ênfase o estudo dos estrategistas, dos processos organizacionais com impacto estratégico e interações da organização com o ambiente. Entre os temas abordados destacam-se: estratégias em organizações complexas, resultados organizacionais e desempenho estratégico, recursos e competências organizacionais e aprendizagem organizacional, entre outros. 

Em empreendedorismo, são abordados os fatores individuais, organizacionais e ambientais que influenciam o surgimento e o sucesso de novos negócios. Também são estudados os impactos e efeitos dos novos empreendimentos, tais como o crescimento e desenvolvimento econômicos, a geração de novas tecnologias r impactos socioambientais, entre outros. Especial atenção é dada ao intraempreendedorismo e à estratégia em pequenas e médias empresas. 

Em inovação, estuda-se o contexto que condiciona as estratégias de inovação em produtos, processos e em gestão das organizações. As estratégias de inovação das organizações são analisadas em termos de sua relação com a sustentabilidade, a cultura organizacional, a formação de clusters e redes, a transferência de tecnologia, as inovações abertas e as organizações ambidestras. Os estudos das estruturas e processos para gestão da tecnologia contemplam os temas como aprendizagem e criatividade, gerenciamento e financiamento de projetos e a gestão do pessoal de P&D.
   

Linha de pesquisa: Organização e Mudança

A linha de pesquisa em Organização e Mudança trata da inserção das organizações nas ordens mundial, regional e local, com estímulo à conjugação da análise da mudança, o esforço das organizações por se internacionalizarem e o impacto desse esforço sobre características operacionais e estratégicas, bem como dos relacionamentos interorganizacionais. Trata, principalmente, de questões relacionadas à mudança estrutural e processual em organizações, bem como à estruturação de campos organizacionais e análise de práticas sociais. 

Fatores ambientais e organizacionais limitadores e possibilitadores do processo de mudança são considerados a partir de conceitos agregadores, como mercado, cultura, Estado e sociedade. Inclui aspectos especificamente relacionados à mudança em organizações enquanto campo de análise, considerando o estudo das forças geradoras de mudança, forças de resistência, processo de mudança, condução da mudança, além da própria análise da natureza da mudança em organizações.