Corpo Docente Doutorado Administração


  • Selecione outro idioma

  • Alexandre dos Santos Cunha

    Orientador de Doutorado

    Possui Pós-doutorado em Estudos Interdisciplinares Latino-Americanos pela Universidade da República Oriental do Uruguai, Doutorado em Fundamentos da Experiência Jurídica (Direito Privado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Direito Civil e Graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas.

    Atualmente, é professor titular dos programas de pós-graduação em Administração e Direito da Universidade Positivo e técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em exercício no International Policy Centre for Inclusive Growth do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Brasília, DF. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: direito privado, direito e políticas públicas e estudos fronteiriços.

    Currículo Lattes E-mail
  • Cleonir Tumelero

    Orientador de Doutorado

    Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) (2018). Estágio Doutoral no Centre for Industrial Sustainability (CIS) da Universidade de Cambridge (2016). Mestre em Administração pela FEA-USP (2012). MBA em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV) (2007). Graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior (2005). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (PPGAMB) da Universidade Positivo. Professor na Business School da Universidade Positivo (BS-UP). Pesquisador do Núcleo de Gestão e Política Tecnológica da USP (PGT/USP). Revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Consultor organizacional em gestão da inovação. Atua em temas da inovação e da sustentabilidade, como ecoinovação, gestão de startups, cooperação em P&D verde, empreendedorismo sustentável e design inspirado na natureza-biomimética.

    Currículo Lattes E-mail
  • Danielle Denes dos Santos

    Coordenadora Adjunta do PPGA e Orientadora de Doutorado

    Doutora em Administração pela Universidade Positivo com doutorado sanduíche pela TU DELFT (Faculty of Technology, Policy and Management) na Holanda. Estágio pós doutoral em Políticas para Tecnologia no Technion (Israel Institute of Technology) em Israel. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduada em Administração de Empresas pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e graduada em Comunicação Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é coordenadora do PPGA (Programa de pós graduação em administração) e na professora da Escola de Negócios na Universidade Positivo. Possui mais de 18 anos de experiência em magistério superior, tendo atuado em diversas instituições de ensino, entre elas a Universidade Positivo, a PUC- PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), a Uninter e a UTP (Universidade Tuiuti do Paraná). Avaliadora de artigos em eventos científicos internacionais. Elaboradora de itens para ENADE (processos gerenciais) ? INEP. Atuou por mais de 20 anos como consultora nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa de mercado e marketing empresarial, tendo desenvolvido diversos projetos de pesquisa qualitativos e quantitativos, com experiência em análise de dados e elaboração de relatórios de pesquisa de mercado. Áreas de interesse: Transição tecnológica, Teoria da inovação, Gestão da inovação, Políticas para tecnologia, Economia circular, Economia Colaborativa e Eco-sistema Empreendedor. 

    Currículo Lattes E-mail
  • Edson Ronaldo Guarido Filho

    Professor do Doutorado em Administração

    Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2008), Mestre (2000) e Economista pela Universidade de São Paulo (1997).

    É professor do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (DECIGI/UFPR). Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (PPGGI/UFPR) e do Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade Positivo (PMDA/UP). Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília, atuando no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UnB). Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES) e desenvolvedor do SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library). Na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), atuou no Comitê Científico da Divisão de Estratégia em Organizações (2015-2017) e na liderança do tema Estratégia e Instituições (2009-2010) e Perspectivas Sociológicas e Organizacionais da Estratégia (2011-2014). Atuou como líder do tema Processo Estratégico no SemeAd (2016-2017). É líder do grupo de pesquisa em Organizações, Estratégia e Instituições da Universidade Positivo, onde coordena a linha de Organizações, Ambiente Legal e Instituições. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Administração da Justiça (AJUS), da Universidade de Brasília, e do CEMSUS: Centre for Emerging Markets Sustainability, da Universidade FUMEC. É revisor de projetos para agências de fomento nacionais. É avaliador de artigos científicos em eventos e periódicos da área de Administração. Desenvolve pesquisa sobre a relação entre organizações e o ambiente legal; administração da Justiça, organizações e estratégia a partir da relação entre agência, estrutura e interpretação, métricas da informação e estruturação do campo científico.

    Possui diversas publicações científicas em periódicos acadêmicos, livros e anais de eventos, com foco nas seguintes áreas de interesse: institucionalismo organizacional, sociologia da ciência, análises cientométricas e teoria das organizações. É bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. Coordenador da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na CAPES para o período 2018-2022.

    Currículo Lattes E-mail
  • Eduardo Andre Teixeira Ayrosa

    Professor do Doutorado em Administração

    Doutor em Administração pela London Business School (University of London, 2001), Mestre em Administração pela COPPEAD – UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1990), e Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986).

    Atua na área de Administração, com ênfase em Estudos de Consumo, Marketing e Epistemologia e Metodologia de Pesquisa. Tem concentrado seus esforços de pesquisa em temas relacionados a impactos do consumo sobre subjetividades e sociedades. Temas específicos de pesquisa incluem, por exemplo, formação de identidades e trabalho identitário em culturas de consumo; relações entre consumo e corpo / corporeidades; formas de resistência do consumidor; consumo, ação política, e voto; consumo de produtos da criação artística, esportes e entretenimento baseado em media. Desde 2015 tem interesse especial em compreender as relações entre consumo e violência em suas diversas formas. Em Epistemologia e Metodologia de Pesquisa, se interessa em estudos relacionados à filosofia das ciências sociais e em métodos interpretativos de pesquisa.

    Currículo Lattes E-mail
  • Fabiana Gondim Mariutti

    Professora do Doutorado em Administração

    Estágio pós-doutoral na FEA-RP Universidade de São Paulo, Brasil, com bolsa FAPESP. Ph.D. pela Leeds Business School, Inglaterra, diploma revalidado pela Universidade de São Paulo. — Mestrado em Administração pela FEA-RP, Universidade de São Paulo. — Especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela FAAP, Ribeirão Preto, SP. — Mestrado em Communications (um semestre) na Grand Valley State University em Michigan, USA.. — Graduação em Comunicação Social pela PUC Campinas, São Paulo. — Ensino Médio na Lyman High School, FL, USA. — Fundadora e Presidente da Brazilian Culture Society – Leeds, Inglaterra, em 2016.– Participação em congressos internacionais na Inglaterra (Londres: Imperial College, King’s College, London School of Economics; London College of Communication e nas Universidades de Oxford, Cambridge, Leeds, Liverpool e Manchester), na Irlanda, Grécia, Noruega, Dinamarca, Polônia, Alemanha e Estados Unidos da América. No Brasil, participação como coordenadora de temas e avaliadora nos congressos: EnANPAD, 3 Es, e EPEAD-PR; e avaliadora no SemeAD e ENANGRAD, EMAC e AIB. Revisora de periódicos nacionais e internacionais desde 2013.

    Professora e Pesquisadora desde 2010, atualmente trabalha na Business School e no PPGA da Universidade Positivo, Curitiba, PR. Anteriormente, atuação profissional em organizações nas áreas de Estratégia, Branding e Marketing (multinacional, franqueadora, distribuidora, ONGs, universidade, escola de idiomas, consultoria).

    Currículo Lattes E-mail
  • Fabio Vizeu Ferreira

    Orientador de Doutorado

    Com formação integral na área de Administração, o professor Fabio Vizeu tem doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente é professor da Universidade Positivo, onde atua no Programa de Pós Graduação em Administração. Também atuou como Diretor Administrativo-Financeiro (gestão 2018-2020) da ANPAD, a maior associação científica da área de Administração na América Latina. Seus interesses de pesquisa são ligados às áreas de Estudos Organizacionais e Estratégia, com ênfase nos seguintes temas: Liderança, comunicação e discurso, desenvolvimento do pensamento estratégico, história da Administração, hermenêutica crítica. Atua como consultor na área de Estratégia, Análise Organizacional e comportamento nas organizações, tem diversas publicações em periódicos qualificados pelo sistema QUALIS/CAPES, além de livros e capítulos de livro. Participa de programas de rádio como comentarista na área de gestão e carreira, ministra palestras sobre seus interesses de pesquisa em empresas, Instituições de Ensino Superior e em órgãos públicos. 

    Currículo Lattes E-mail
  • John James Loomis

    Professor do Doutorado em Administração

    Atua como professor na Universidade Positivo (UP), sendo vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e à Escola de Negócios. Tem mestrado e doutorado em Gestão Ambiental (UP), cujas pesquisas focaram em analisar instrumentos de avaliação de impactos ambientais adotados no Paraná, Brasil e na California, US e mestrado pelo programa International Material Flow Management (IMAT) da Trier University of Applied Sciences (TU), Germany. Na TU, sua pesquisa focou na criação de uma certificação que integra o sequestro de carbono, a valorização de serviços de ecossistemas e os benefícios socioeconômicos da conservação de florestas. Tem graduação em Political Science and Philosophy (American University, Washington, DC, US), onde seus estudos focaram em políticas transatlânticas comparativas e o campo de filosofia do idealismo alemão. Trabalhou para o Departamento de Defesa (DOD) em Washington, DC, US. Seus principais interesses de pesquisa incluem: avaliação de impactos ambientais (AIA), serviços ecossistêmicos, políticas ambientais comparativas, economia ambiental, sistemas de gestão ambiental e relações internacionais, economia circular e ecoinovação.

    Currículo Lattes E-mail
  • Luiz Gustavo Alves de Lara

    Professor do Doutorado em Administração

    Possui Doutorado (2019) em Administração pela Universidade Positivo, Mestrado (2015) e Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006). É graduando em psicologia pela UTP PR.

    Tem experiência como docente no ensino superior e também atuou no setor bancário. É professor da Universidade Positivo Business School, atua na graduação e no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração. Desenvolve pesquisas na área de Estudos Críticos Organizacionais. 

    Currículo Lattes E-mail
  • Luiz Pereira Pinheiro Junior

    Doutor em Administração (2020-EAESP/FGV) e Visiting Scholar na Delft University of Technology (TUDelft) (2019/20). MSc. em ADM (2015-UFPR) e BSc. em ADM (2012). Possui expertise nas áreas de Sistemas de Informação (SI) e Tecnologia (TI) [ERP, BI & Cloud]. Avaliador/Revisor e Apresentador nas Conferências Nacionais (EnAnpad, SemeAd, EnADI e CONTECSI) nas Internacionais: AMCIS e Conf-IRM, IFIP-EGOV e nos Periódicos: REGE, RG&T e IJIM. Atua como docente desde 2015. Trabalha na Universidade Positivo (UP) desde 2017 em gestão de indicadores (Analytics) e qualidade acadêmica (IGC/CPC). Avaliador do INEP desde 2018. Coordena o curso de Administração da Universidade Positivo. Professor do Programa de Pós-Graduação (PPGA-BS-UP) em métodos quantitativos. Acesse meu Website: www.luizpinheirojunior.com

    Currículo Lates E-mail
  • Marcello Romani Dias

    Professor do Doutorado em Administração

    Com realização de Estágio Doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT – 2018), é Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP – FGV – 2018) na Linha de Pesquisa Estratégia Empresarial, concluiu Pós-Doutorado na Bentley University (USA-2020) e está realizando Licenciatura em Filosofia na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019). É Mestre em Administração, na Linha de Pesquisa Sustentabilidade Organizacional pelo Centro Universitário da FEI (FEI-2016). É especialista (Pós-Graduação) em Governança nos Negócios com foco em Direito, Economia e Gestão pela Fundação Instituto de Administração (FIA – 2013). É Bacharel (Graduação) em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Customer Relationship Management (ESPM – 2011).

    Atua como professor permanente do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) da Universidade Positivo (UP), leciona nos cursos de Pós-graduação e MBA na FGV Management (FGV) e na Fundação Instituto de Administração (FIA), e é professor da Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG), nos cursos de Administração, Economia e Engenharia de Produção da Escola. Adicionalmente, colabora com a Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI, México e Porto Rico) por meio da orientação de teses de doutoramento, e com o grupo Yduqs, como conteudista de apostilas, videoaulas e podcasts. Como pesquisador tem interesse de pesquisa nas linhas de Estratégia Empresarial, especialmente no tópico de Internacionalização do Ensino Superior, em que orienta projetos de Iniciação Científica financiados pelo Cnpq, e de Sustentabilidade, especialmente no tópico de Negócios Sociais. É líder do tema Ambientes de Ensino-Aprendizagem nos Seminários em Administração promovidos pela FEA/USP (SemeAd). Na interface com o mercado, atua como consultor na SV Partners, empresa com mais de 20 anos de mercado.

    Currículo Lattes E-mail
  • Mario Sergio Michaliszyn

    Professor do Doutorado em Administração

    Possui doutorado em Ciências Sociais – Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1999. Concluiu o Mestrado em Ciências Sociais – Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1993 e Graduou-se em Ciências Sociais – Licenciatura e Bacharelado em Sociologia pela Universidade Católica do Paraná, em 1984.

    Dentre as atividades profissionais desenvolvidas destaca-se sua participação como Coordenador do Núcleo de Convivência de Guaraqueçaba, da Sociedade de Proteção à Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS (1992-94). Foi membro da Coordenação do Programa Estadual de DST/Aids do Paraná e Coordenador Estadual do Projeto Prevenção ao Uso indevido de Drogas entre Crianças e Adolescentes em Escolas do Paraná, junto a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (1995-98).

    Atua como docente no ensino superior desde 1986 e atualmente é professor titular da Universidade Positivo, no curso de graduação em Direito e no Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental. Atua nas áreas de Meio Ambiente e Educação Ambiental, Antropologia. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: antropologia, desenvolvimento, desenvolvimento sustentável, drogas, educação, educação em saúde, educação ambiental, ensino-aprendizagem, pesquisa, populações tradicionais, promoção à saúde, Saúde Pública.

    Currículo Lattes E-mail
  • Rodrigo Assunção Rosa

    É Professor e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Positivo (PPGA/UP). Doutor em Administração de Empresas (2020) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), tendo a Tese aprovada com distinção na linha de Estratégia Empresarial. Foi Visiting Researcher pelo Swiss Government Excellence Scholarships for Foreign Scholars and Artists no Chair of Organization and Management da Universidade de Zurich (UZH) entre 2018 e 2019. É Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (2015), na linha de Inovação e Tecnologia e também Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2013). Suas áreas centrais de pesquisa concentram-se nas abordagens organizacionais de processos e práticas, com foco nas temáticas de estratégia, mudança organizacional, inovação e tecnologia. Tem interesses de pesquisa no setor de Educação em seus diferentes níveis. Na área Ensino e Pesquisa, interesses em temas sobre periódicos científicos, publicação científica, bases e indexadores científicos. É Membro integrante e colaborador do projeto Routines.Research.Community, comunidade científica internacional sobre Rotinas Dinâmicas (Routine Dynamics). É também Conselheiro editorial e revisor de periódicos nacionais e internacionais de Administração e parecerista dos congressos internacionais Annual Meeting of the Academy of Management (AOM) e Strategic Management Society (SMS) nas divisões de estratégia como prática, do Americas Conference on Information Systems (AMCIS), e dos congressos nacionais ANPAD e SEMEAD. Em 2020, foi premiado como Best Reviewer na divisão de Strategizing Activities & Practices (SAP) do Academy of Management (AOM) pelas contribuições como parecerista do evento e Outstanding Collaborator dos periódicos RAUSP (Emerald/USP) e Innovation & Management Review (Emerald/USP).

    Currículo Lattes E-mail