Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial

  • Selecione outro idioma

  • Áreas de Concentração:

    Agroalimentar e Ambiental
    Saúde

  • Público alvo:

    Agrônomos, Biomédicos. Biólogos, Bioquímicos. Biotecnólogos. Engenheiros, Farmacêuticos. Médicos, Médicos Veterinários. Nutricionistas. Químicos, e profissionais que atuam em áreas afins no setor produtivo..

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso


O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial da Universidade Positivo, da modalidade Profissional, estimulado pelo avanço biotecnológico do Brasil, tem como objetivo principal formar mestres e doutores em Biotecnologia e propiciar condições para que profissionais já graduados possam se atualizar científica, pedagógica e profissionalmente. 

Para isso, o aluno aprofunda conhecimentos por meio de disciplinas estruturantes e do desenvolvimento de um projeto inovador, em uma das áreas de concentração: “Agroalimentar e Ambiental” e “Saúde”.  Na avaliação quadrienal (2013-2016), o curso de Mestrado foi avaliado com a nota máxima, conceito 5, pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) da Capes. O curso de Doutorado, iniciado em 2019, foi aprovado pela CAPES e recomendado com a nota máxima, conceito 5.  

A Biotecnologia envolve o uso de processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar a qualidade de vida e a proteger o planeta. Apesar de contemplar atividades produtivas praticadas há mais de seis mil anos para o desenvolvimento de produtos alimentícios, como pão e queijo, e para a conservação de produtos lácteos, ganhou notoriedade somente nas últimas décadas, sendo considerada uma das áreas do conhecimento com maior potencial de trazer benefícios significativos à humanidade neste século. 

Na atualidade, a Biotecnologia oferece tecnologias inovadoras para a produção de alimentos, prevenção e tratamento de doenças, redução dos impactos ambientais, produção de fontes de energia renováveis e para o desenvolvimento de processos mais eficientes, seguros e limpos que envolvem a produção industrial.  

Recentes avanços constatados na área têm contribuído para o enfrentamento dos desafios mais imediatos da sociedade, entre eles: 

– Indústria farmacêutica: produção de antibióticos, enzimas, hormônios, vacinas, anticorpos monoclonais, kits para diagnósticos, formulação de produtos farmacêuticos etc. 

– Agricultura: produção debiofertilizantes, bioinseticidas, nematicidas e hormônios vegetais e desenvolvimento de plantas resistentes a pragas, estresse hídrico e temperaturas extremas e de cereais e tubérculos ricos em proteínas e vitaminas.

Área ambiental: tratamento biológico de efluentes sólidos, líquidos e gasosos.

Indústria de bebidas: fabricação de cerveja, vinho, cachaça, uísque, vinagre etc.

Produção de bioenergia: focando principalmente no aproveitamento de subprodutos da atividade agroindustrial para o desenvolvimento de biocombustíveis.

Indústria agroalimentar: produção de queijos, iogurtes, vinagres, fermentos, leites, alimentos fermentados, corantes naturais, polissacarídeos, espessantes etc.

–  Medicina veterinária: medicamentos, vacinas, rações, bioaditivos nutricionais, promotores de crescimentos, antibióticos, antiparasitários, produção de embriões etc.

Área florestal: multiplicação de plantas para a produção de papel, móveis etc.

Indústria cosmética: produção de insumos biológicos, produtos naturais etc.

 O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial contempla as seguintes linhas de pesquisas, nas respectivas Áreas de Concentração:  

Área Agroalimentar e Ambiental:  

 1. Desenvolvimento de processos e produtos para valorização de matérias-primas e subprodutos da agroindústria brasileira, visando a produção de biocombustíveis, biopolímeros, alimentos, bebidas e biomoléculas, utilizando processos fermentativos, enzimáticos e ferramentas de biologia molecular. 

2. Desenvolvimento de processos tecnológicos para obiomonitoramentoambiental, biorremediação de áreas degradadas bem como tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos industriais.  

Área Saúde: 

1. Desenvolvimento e avaliação de novas tecnologias, sistemas, dispositivos, fármacos ebiofármacosna área biomédica, odontológica e veterinária para diagnóstico, monitoramento e tratamento, bem como para o aprimoramento e educação na área cirúrgica.  

2. Bioprospecção da flora brasileira e de microrganismos visando o desenvolvimento de produtos e processos para a prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, metabólicas e dermatológicas, utilizando ferramentas de Biologia Celular e Biologia Molecular para experimentação in vivo e in vitro.

3. Desenvolvimento de novos produtos em cosmética e dermatocosmética.

 

Ler Mais
Mais informações

Setor de Apoio Acadêmico

  • Áreas de Concentração:

    Agroalimentar e Ambiental
    Saúde

  • Público alvo:

    Agrônomos, Biomédicos. Biólogos, Bioquímicos. Biotecnólogos. Engenheiros, Farmacêuticos. Médicos, Médicos Veterinários. Nutricionistas. Químicos, e profissionais que atuam em áreas afins no setor produtivo.

  • Coordenação

    Maura Harumi Sugai Guerios
    E-mail: maura.guerios@up.edu.br

  • Coordenação Adjunta

    Ligia Alves da Costa
    E-mail: ligiacardoso@up.edu.br

Coordenação do Curso
Agroalimentar e Ambiental Saúde
Estrutura curricular Disciplinas Projetos em andamento
Calendário Institucional
Veja o calendário completo
Regulamento