Comitê de Ética

Sobre o Comitê de Ética

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Positivo é uma instância colegiada multidisciplinar e autônoma de natureza consultiva, deliberativa e educativa, vinculada administrativamente à Pró-Reitoria. É composto por docentes de várias áreas do conhecimento e por representantes da comunidade externa.

Comitê de Ética em Pesquisa (CEP-UP)

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Positivo (CEP-UP) foi instituído em 2002 com a aprovação da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde (Conep/MS) e tem por objetivo fazer a avaliação ética de projetos de pesquisas que envolvem seres humanos.

O CEP-UP é formado por 14 membros, que avaliam e unificam os processos de avaliação ética das pesquisas envolvendo seres humanos na instituição. O CEP-UP está vinculado ao sistema CEP/Conep (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa), diretamente ligado ao Conselho Nacional de Saúde (CNS).

A missão do comitê é promover, proteger e valorizar os participantes de pesquisas, zelando para que os pesquisadores possam sempre “tratá-los em sua dignidade, respeitá-los em sua autonomia, e defendê-los em sua vulnerabilidade” (Res. 466/12). O comitê também visa apoiar e orientar os pesquisadores, zelando para que seus projetos atendam “as exigências éticas e científicas fundamentais” (Res 466/12). 

  • Documentos necessários
  • Orientações gerais
  • Emenda
  • Informações importantes
  • Legislação
  • Membros
  • Calendário de reuniões
  • Documentos CEP-UP

Serviço

Local: Universidade Positivo – câmpus Sede – Ecoville
Rua Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Sala 8 do Bloco Amarelo
Horário de funcionamento: das 13h às 19h 
cep@up.edu.br | comite.etica@up.edu.br
(41) 3317-3260


Pesquisa com animais (CEUA)

A Ceua-UP (Comissão de Ética no Uso de Animais da Universidade Positivo) é um órgão colegiado, autônomo, interdisciplinar, de caráter educativo, consultivo e deliberativo de natureza técnico-científica, e tem por finalidade analisar à luz dos princípios éticos toda e qualquer proposta disposta na legislação aplicável à criação e/ou utilização de animais para o ensino e pesquisa da Universidade Positivo. 
        
A comissão é ligada à Pró-Reitora de Pesquisa, com regimento próprio. Todos os projetos de pesquisa e planos de aulas práticas envolvendo a utilização de animais devem ser submetidos a análise pela Ceua, e só podem ser executados mediante sua prévia aprovação.
       
A comissão tem como finalidade promover o uso racional desse recurso, buscando sempre o refinamento de técnicas e a substituição de modelos, permitindo a redução no uso de animais. O objetivo dessa conduta é promover a constante melhoria na eficiência do uso de animais na pesquisa e no ensino, o que se dará também por meio eventos, como palestras e fóruns de discussão. Suas atribuições e competências são definidas conforme o disposto na Lei Arouca 11.794/08 em resoluções do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea).

A Ceua-UP é integrada por 14 membros titulares e suplentes representantes das áreas de ensino e pesquisa da Graduação e Pós-Graduação.

 

Serviço

Local: Universidade Positivo - câmpus Sede - Ecoville, Bloco Amarelo, sala 8
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h
ceua@up.edu.br
(41) 3317-3260