Estadão: alunos da UP são destaque na imprensa com ‘receita’ de bacon vegano

31/05/2023

Com uma “receita” de bacon à base de fungos, alunos da Universidade Positivo (UP) estão mudando o cenário de tecnologia de alimentos no Brasil e prestes a mudar o mercado de proteínas alternativas no país. A Hyph – Proteínas Alternativas, empresa recém-criada por quatro egressos do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia da UP, tem feito testes para produzir bacon a partir de micélio e cogumelos, ambos partes de fungos –  enquanto a primeira é a estrutura do corpo de um fungo, a segunda é a sua frutificação.

O estudo foi destaque no Estadão e, também, no portal Terra.

Confira:

Bacon feito de cogumelo: Universitários do Paraná criam versão à base de fungo

Produto está previsto para chegar aos mercados no início de 2025

O termo plant-based se tornou bastante disseminado nos últimos tempos, mas você já ouviu falar de funghi-based? São os alimentos produzidos à base de fungos, mas não se preocupe, esses fungos são os comestíveis, como o cogumelo paris, portobello e porcini.

Assim como a opção à base de plantas, também é possível transformar produtos de origem animal em vegetarianos e veganos, como o que está sendo feito na Universidade Positivo, do Paraná. A Hyph – Proteínas Alternativas – composta por quatro alunos de engenharia de bioprocessos e biotecnologia – está seguindo este procedimento para criar um bacon à base de fungos […] continue lendo aqui.