Instalação e uso correto do ar-condicionado fazem a diferença na conta de luz 

29/05/2023

Mesmo após o fim do verão, o ar condicionado se torna um grande aliado para manter o ambiente, seja fresco ou aquecido. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) anunciou um aumento no consumo de energia elétrica em todo o Brasil, na primeira quinzena de fevereiro, na comparação com o mesmo período de 2022, impulsionado pelo mercado das distribuidoras. As temperaturas mais altas em relação ao ano passado levaram a um maior uso de aparelhos de ar-condicionado, o que ajuda a explicar o resultado, de acordo com a entidade.  

Na mesma proporção, o número de reclamações referentes a aparelhos de ar condicionado em órgãos de proteção ao consumidor também aumentou – o que nem sempre reflete a falta de qualidade do produto, mas pode ser um erro de instalação. Por isso, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) ressalta a importância de contar com profissionais especializados no projeto, na instalação e na manutenção periódica desses sistemas.  

Segundo o professor de Engenharia Mecânica da Universidade Positivo (UP), Diego Moro, ao pensar em adquirir ou instalar um sistema de refrigeração, é importante observar alguns pontos que se aplicam tanto para o aquecimento, quanto para o resfriamento de um ambiente. O primeiro passo é identificar o local exato da instalação, levando em consideração a saída do ar. Em seguida, é necessário analisar qual tipo de aparelho será mais eficiente para o ambiente e verificar se a fiação elétrica é adequada para a capacidade do equipamento. Outro ponto importante é verificar o local para a tubulação da água, que deve ser direcionada para o sistema de água pluvial. Por fim, é essencial planejar a instalação propriamente dita e a manutenção ao longo do tempo.  

“Independentemente da potência do aparelho, a instalação e a manutenção devem ser realizadas por um técnico de ar-condicionado ou por uma empresa habilitada. Eles também podem dar recomendações sobre a compra do equipamento. Ao dimensionar corretamente o sistema de ar, é possível economizar energia elétrica para alcançar as condições desejadas do ambiente, além de adquirir um equipamento adequado para o propósito. Muitas pessoas compram um aparelho de ar-condicionado, instalam-no e descobrem depois que não é suficiente para atingir o objetivo desejado”, afirma o professor. 

O uso correto do equipamento também pode gerar uma boa economia. O especialista lembra que é necessário fazer o ajuste da temperatura adequadamente, pois a cada grau programado a mais ou a menos, o consumo de energia acaba aumentando e a conta, consequentemente, aumentará. O ideal é sempre deixar uma temperatura moderada para não precisar mexer no aparelho com tanta frequência. Outra dica do professor é usar o aparelho em modo de economia de energia (normalmente, os modelos novos já possuem essa configuração). “Além de isolar o ambiente, deixar janelas e portas fechadas para que o ar não saia e também vedar entradas de luz solar, isso ajuda muito no funcionamento correto do equipamento. A manutenção também deve ser levada em consideração completando que segundo essas dicas o usuário além de ter mais economia terá ainda um aparelho funcionando adequadamente, pois um aparelho com o sistema de ventilação sujo acaba consumindo mais energia”, ressalta Moro.  

De acordo com o CREA, a instalação de um ar-condicionado com capacidade acima de 60.000 BTU/h exige a assinatura da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Essa atribuição é exclusiva de engenheiros mecânicos e/ou técnicos em refrigeração e ar condicionado. “Apenas esses profissionais podem assinar este tipo de projeto. Somente assim, é possível garantir o pleno funcionamento e a segurança das condições projetadas. Caso contrário, podem ocorrer falhas no funcionamento, desperdício de energia e até acidentes”, afirma.