Docentes e pós-graduandos da UNICID participam de encontro internacional

O evento teve como tema a redução das desigualdades na aprendizagem.

06/05/2024

Em abril foi realizado o Seminário RESEIDA – Reduzir as desigualdades na aprendizagem: sob quais condições? O caso do Estado do Ceará – Brasil. O evento, de dimensão internacional, é uma iniciativa da rede francesa de pesquisadores da Recherches sur la Socialisation, l’Enseignement, les Inégalités et les Différenciations dans les Apprentissages (Pesquisas sobre a Socialização, o Ensino, as Desigualdades e as Diferenciações nas Aprendizagens), em parceria com a pesquisa Implementação de políticas educacionais e desigualdades no contexto da pandemia de covid-19, projeto Fapesp Covid.

Participaram aproximadamente 40 pesquisadores, conectando três países: Brasil, França e Chile. Com tradução simultânea em 3 idiomas, o evento apresentou pesquisas da UNICID em parceria com a Universidade de Aysén no Chile e com a CIRCEFT-ESCOL/UPEC e a RECIFES-CIREL/Universidade de Lille na França. A organização foi realizada pela Maíra Mamede (Universidade Paris Est Créteil), com o apoio de Maria do Carmo M. T. Cruz (PPGE e PFGE da UNICID)

Na programação houve, primeiramente, a apresentação do projeto de Fapesp Covid, pela Maria do Carmo. Em seguida, o coordenador do PPGE, Roberto Gimenez, ao lado de Sergio Martinic (Universidade de Aysén), apresentaram questões ligadas à observação de sala de aula, mediante o método Stallings. Maira Mamede e Christophe Joigneaux (Universidade Paris Est Créteil) apresentaram práticas de ensino para promover a aprendizagem dos alunos com base na experiência do Ceará. O coordenador do PFGE, Rodnei Pereira, e professor Sylvain Broccolichi (Universidade de Lille) enfocaram estudos desta pesquisa ligados, principalmente ao trabalho dos coordenadores pedagógicos. O seminário contou com a mediação da Maria da Conceição Passeggi (PPGE).

Os pesquisadores, de uma maneira geral, apresentaram seus achados por meio de suas pesquisas no Ceará, ressaltando a riqueza do trabalho no Ceará, principalmente nas questões da desigualdade da aprendizagem, ilustrados pela fala da pesquisadora Maíra Mamede: “a idéia não é necessário ser excepcional para fazer algo de excepcional”. Pós-graduandos da Unicid também puderam participar deste evento internacional.