Programa de Iniciação Científica

>> Acesse as chamadas e resultados
>> Documentos e formulários

O Programa de Iniciação Científica (PIC), que inclui a Iniciação Científica e a Iniciação Tecnológica, incentiva os alunos de Graduação à produção intelectual, à prática da pesquisa e ao desenvolvimento de novas soluções para a sociedade. A iniciativa conta com a orientação de pesquisadores qualificados, que apresentam a pesquisa acadêmica a seus alunos e preparam-nos para os programas de Pós-Graduação. Os trabalhos produzidos aumentam a produção científica da universidade e contribuem para o desenvolvimento da sociedade.

O PIC é regido pela Resolução nº 170 de 30/12/2015, de acordo com as regras do CNPq, a RN-017/2006. Todos os trabalhos desenvolvidos devem ser apresentados no Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo - EPIC.

Inscrição

Para participar do PIC, os professores orientadores dos projetos devem inscrever seus alunos no sistema da Universidade Positivo. A inscrição exige o detalhamento do projeto, com objetivos, materiais, projeção de custos e resultados esperados. Durante o período em que o projeto acontece, acompanhamentos são realizados e todas as solicitações devem ser formalizadas pelo respectivo formulário. O número de bolsas anuais depende da cota designada pelo CNPq e/ou Capes e pelo Consepe UP.

Contato

E-mail: pic@up.edu.br

Modalidades

Conheça as modalidades de Programas de Iniciação Científica:

Iniciação Científica: voltada para a pesquisa científica, tem como finalidade estimular o engajamento de alunos de Graduação com a pesquisa, fornecendo apoio teórico e metodológico à realização do projeto.

Iniciação Tecnológica: voltada para o desenvolvimento tecnológico, tem como finalidade inserir alunos de Graduação na pesquisa científica aplicada, visando ao desenvolvimento de produtos e processos. Além disso, permite a aproximação da pesquisa com o empreendedorismo e o setor produtivo e estabelecer canais de relacionamento entre a universidade e o mercado.

Gestão

A gestão do Programa de Iniciação Científica (PIC) é feita pela Coordenação de Pesquisa da Universidade Positivo. A coordenação do PIC é realizada pela professora Carla Castiglia Gonzaga.

Membros do Comitê de Iniciação Científica

Alysson Nunes Diógenes
Carla Castiglia Gonzaga
Cíntia Mara Ribas de Oliveira
Clara Maria Roman Borges
Edinalva Oliveira
Gisele Pinna Braga
Ilton Santos da Silva
Leila Teresinha Maranho
Marcelo de Paula Loureiro
William Bonino Rauen

Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo - EPIC

No Encontro de Pesquisa e Iniciação Científica da Universidade Positivo - EPIC, que acontece todos os anos na Universidade Positivo, são apresentados os trabalhos desenvolvidos em cada ciclo do PIC. O objetivo é incentivar a produção acadêmica em diversas áreas do conhecimento, além de integrar a comunidade acadêmica de diversas instituições de ensino. Os trabalhos apresentados no encontro devem, de alguma forma, contribuir para o crescimento do conhecimento técnico e científico e para o desenvolvimento de novas tecnologias.