Desenvolvimento Organizacional e Planejamento Estratégico

Esta linha tem como premissa identificar práticas e problemas recorrentes nas empresas dos diferentes setores econômicos da região da Serra Gaúcha mapeando as tecnologias de gestão adequadas ou desenvolver novas tecnologias para soluções de problemas organizacionais. Também busca mapear a influência das culturas nas práticas organizacionais, diferenciando-as por porte, setor econômico e atividade, com o intuito de investigar diferentes modelos e compreendendo-a como uma estratégia de gestão. Avalia a aplicação de diferentes técnicas de planejamento na gestão das atividades organizacionais, buscando identificar o grau de utilização dessas técnicas nas realidades empresariais.

 

Contabilidade Gerencial e Financeira Aplicadas à Gestão

Esta linha de pesquisa tem por objetivo estudar as dimensões relacionadas com a gestão empresarial através do desenvolvimento de estudos sobre aspectos de Contabilidade e de suas ferramentas de apoio para planejamento, controle, avaliação de desempenho e tomada de decisão. Nesta linha de pesquisa estão agrupados os estudos e investigações sobre a elaboração e comunicação de informações pertinentes ao processo de gestão organizacional. Investigam-se temas de enfoques teóricos e práticos relativos à Contabilidade Financeira das organizações, compreendendo estudos e pesquisas relacionados, principalmente, ao reconhecimento, mensuração e evidenciação da informação contábil, bem como sua utilização por usuários externos para tomadas de decisão.

 

Sustentabilidade e Meio Ambiente

Estuda o emprego de materiais e tecnologias sustentáveis em projetos arquitetônicos, urbanísticos e paisagísticos, sua interação com os indivíduos, seus reflexos e seus impactos na sociedade; investiga e aborda propostas, ações e projetos empregados em planejamento e em projetos urbanísticos em consonância com o ambiente, valorizando a interação com as comunidades locais. O estudo de recursos naturais provenientes da região, bem como o melhor aproveitamento do clima característico da serra gaúcha para o desenvolvimento de propostas que reflitam os princípios de cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade, bem como sua interação com a sociedade local.

 

Interfaces Tecnológicas

Estuda a representação bi e tridimensional e o emprego de materiais e tecnologias nos sistemas e processos produtivos. Investiga tecnologias, dispositivos, suportes físicos e virtuais e equipamentos empregados no projeto de produtos e a sua interação com o usuário e aborda aspectos referentes a materiais, usabilidade, ergonomia, sistemas mecânicos e de produção.

 

Saúde, População e Sociedade

A linha de pesquisa busca desenvolver estudos e pesquisas sobre os determinantes sociais do processo saúde e doença, enfatizando a compreensão das relações entre as condições de vida e os impactos sobre a saúde da população, bem como da organização das respostas sociais por meio dos sistemas, serviços e práticas de saúde implementadas nos diversos contextos sociais. Incluí, também, os estudos avaliativos de programas, intervenções, serviços de saúde ou outros aspectos da organização e gestão em saúde, cujas consequências afetam os coletivos humanos a eles relacionados.

 

Metodologias de Intervenção em Saúde no Ciclo Vital

A linha de pesquisa delimita o campo de estudos e investigações sobre as aplicações de tecnologias de intervenção em saúde sobre os indivíduos e seus impactos no desenvolvimento humano, buscando as relações entre condições de vida, modelos de intervenção e estado de saúde de indivíduos e grupos populacionais; também são abordados os estudos clínicos sobre patologias e diversos agravos à saúde, relacionando-os sempre aos contextos temporais e evolutivos do processo saúde e adoecimento no ciclo vital.

 

Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho

A linha de pesquisa contempla os estudos sobre as relações entre a saúde e os contextos de trabalho, visando a contribuir com o conhecimento sobre determinantes laborais do estado de saúde, principais agravos à saúde ocupacional, desenvolvimento de modelos teórico-práticos e técnicas de avaliação em saúde do trabalhador, bem como o estudo sobre a eficácia de intervenções nos ambientes e nos processos de organização do trabalho, visando à promoção da saúde e a qualidade de vida.

 

Direito, Globalização e Inclusão Social

Envolve estudos interdisciplinares entre direito civil contemporâneo, direito empresarial, direito tributário, direito concorrencial, direito administrativo e da regulação, da propriedade intelectual, direito constitucional econômico, direito econômico internacional e direito internacional dos direitos humanos, entre outros, para promover análises necessárias à avaliação crítica das formas jurídicas no Brasil e das formas jurídicas internacionais buscando uma compreensão de determinadas questões de in/exclusões sociais, políticas e econômicas locais e suas relações e implicações com fatos de ordem global.

 

Mais informações