Avaliação Institucional


Instrumento de melhoria da educação superior 

 

A vida do estudante é difícil. Precisa demonstrar bom desempenho nas provas, trabalhos e estágios e registrar a frequência às aulas, caso contrário, é reprovado nas disciplinas e o sonho do diploma vai se afastando da realização. A vida de uma Instituição de Ensino Superior não é diferente, também está sujeita a inúmeras obrigações e prestação de contas a instâncias superiores, leia-se Ministério da Educação. Conforme as ‘notas’ ou conceitos obtidos, a IES é credenciada ou recredenciada, tem autorização para novos cursos, reconhecimento dos já ofertados, renovação de reconhecimentos etc. Mas, se seu desempenho como instituição educacional atingir níveis insatisfatórios, pode sofrer duras sanções, que vão da suspensão de novas turmas até sua extinção ou descredenciamento. 

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior  – Sinaes foi criado com o propósito de acompanhar de perto as atividades das Instituições de Ensino Superior, como forma de estimular o bom trabalho realizado por algumas e de corrigir os problemas encontrados em outras. 

Só para ilustrar, veja as dez dimensões consideradas em um dos processos de avaliação da instituição: Missão e PDI; Política para ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão; Responsabilidade social da IES; Comunicação com a sociedade; As políticas de pessoal, carreiras do corpo docente e de técnico-administrativo; Organização de gestão da IES; Infraestrutura física; Planejamento de avaliação; Políticas de atendimento aos estudantes e Sustentabilidade financeira. 

Os cursos também são avaliados, mas em três dimensões: Organização didático-pedagógica; Perfil do corpo docente; Instalações físicas. 

Quanto ao aluno, cabe ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE registrar como está se saindo no início do curso e ao final dele. 

Essas três avaliações – das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes – são os componentes principais do Sinaes, mas há outras ferramentas complementares: Autoavaliação – conduzida pela Comissão Própria de Avaliação – CPA, Avaliação Externa, Censo da Educação Superior, Cadastro de Cursos e Instituições. Somados, esses instrumentos detectam inúmeras irregularidades, mas visam principalmente melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta de cursos e novas IES. 

O que é Sinaes? 

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes é um sistema de avaliação global e integrado das atividades institucionais. Criado com a Lei nº 10.861, de 14/04/04, compõe-se dos seguintes instrumentos: 

Avaliação das Instituições de Educação Superior – AVALIES; 

Avaliação dos Cursos de Graduação – ACG; 

Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE. 

 

O que é CPA? 

A Comissão Própria de Avaliação – CPA é composta por representantes de alunos, professores, profissionais técnico-administrativos da Instituição e membros da sociedade civil. Suas atribuições, conforme Art. 11 da Lei 10.861, são as de “condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP (…) 

 

Quais são os processos da Avaliação Institucional/CPA? 

 

Avaliações com alunos de Graduação 

APA – Avaliação do Perfil do Aluno Ingressante: É uma pesquisa sobre os aspectos culturais, econômicos e sociais dos alunos, cujos dados permitem que os gestores conheçam melhor o universo dos estudantes matriculados em cada curso, suas preferências e seus hábitos.  

Adoc – Avaliação da Docência: Os alunos respondem a quatro perguntas que dizem respeito ao desempenho do professor em sala de aula.  

AEO – Avaliação da Educação On-line: Os alunos respondem a diversas questões sobre os aspectos das disciplinas mediadas por tecnologia, como tempo das atividades, qualidade dos conteúdos apresentados e relacionamento com o professor-tutor.  

Ainfra – Avaliação da Infraestrutura e Atendimento ao Público: Os alunos respondem a diversas questões relativas a quatro âmbitos: atendimento prestado pelos diversos setores; qualidade da infraestrutura disponibilizada; qualidade dos produtos e serviços ofertados; e limpeza e manutenção das instalações.  

ACG – Avaliação de Curso de Graduação: Todos os alunos do curso respondem a diversas questões que abrangem toda a trajetória seguida em seu curso, com o intuito de avaliar a qualidade do curso de forma global. 

 

Avaliações com alunos de Pós-Graduação 

APA – Avaliação do Perfil do Aluno Ingressante: É uma pesquisa sobre os aspectos culturais, econômicos e sociais dos alunos, cujos dados permitem que os gestores conheçam melhor o universo dos estudantes matriculados em cada curso, suas preferências e seus hábitos.  

Adoc – Avaliação da Docência: Os alunos respondem a cinco perguntas que dizem respeito ao desempenho do professor em sala de aula.  

AEO – Avaliação da Educação On-line: Os alunos matriculados nos cursos de Pós-Graduação a distância (EAD) respondem a diversas questões sobre os aspectos das disciplinas mediadas por tecnologia, como tempo das atividades, qualidade dos conteúdos apresentados e relacionamento com o professor-tutor.  

Ainfra – Avaliação da Infraestrutura e Atendimento ao Público: Os alunos respondem a diversas questões relativas a quatro âmbitos: atendimento prestado pelos diversos setores; qualidade da infraestrutura disponibilizada; qualidade dos produtos e serviços ofertados; e limpeza e manutenção das instalações.  

ACE – Avaliação de Curso de Especialização: Os alunos concluintes dos cursos de Especialização respondem a diversas questões que abrangem toda a trajetória seguida em seu curso, com o intuito de avaliar a qualidade do curso de forma global. 

ACDM – Avaliação de Curso de Doutorado e Mestrado: Os alunos concluintes dos cursos de Doutorado e Mestrado respondem a diversas questões que abrangem toda a trajetória seguida em seu curso, com o intuito de avaliar a qualidade do curso de forma global. 

 

Avaliações com coordenadores e professores 

ADP – Avaliação de Desempenho do Professor: Respondida pelos coordenadores de curso, avalia o desempenho geral dos professores. 

APP – Avaliação da Produção do Professor: Uma equipe técnica da UP avalia a produção científica e técnica dos professores e coordenadores. 

AAD – Autoavaliação Docente: Professores refletem sobre seu desempenho em sala de aula. 

APD – Aperfeiçoamento Docente: Uma equipe técnica do Centro de Formação Docente avalia a iniciativa do professor em melhorar seu desempenho em sala de aula por meio de cursos e oficinas. 

 

Como se realizam? 

A aplicação dos instrumentos avaliativos com base em parâmetros quantitativos (notas) e qualitativos (opiniões, informações, sugestões, diálogos ou colocações livres) ocorre por meio do sistema on-line. 

 

Contato da CPA 

E-mail: cpa@up.edu.br 

 

Como e onde consultar os resultados produzidos pela Avaliação Institucional?
Os resultados gerais dos processos / projetos avaliativos podem ser consultados nos links específicos a seguir: 

 

Organização acadêmica da UP 

Portaria de nomeação dos membros da CPA UP 

Relatório final de autoavaliação institucional UP – triênio 2018 a 2020