• Integra um dos mais respeitados grupos educacionais

  • Reconhecimento do MEC

  • Corpo docente composto por mestres e doutores com muita experiência de mercado

  • Mais de 70 polos de Educação a Distância espalhados pelo país

  • Cursos atualizados e alinhados às tendências de mercado

Missão

Produzir e disseminar conhecimento, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, para formar cidadãos e profissionais comprometidos com o saber, com a ética, com o trabalho e com o progresso, e contribuir com o desenvolvimento econômico e social, com vistas à construção de um homem e um mundo melhor.

Valores

Saber

Saber é a consciência que o homem tem do universo e das teorias criadas para explicar a natureza, a vida e os seus mistérios. O homem cria o saber, e este o transforma, propondo-lhe novos desafios. O saber é a luz que permite, ao homem, escolher seu caminho.

 

Ética

Ética é a arte de bem proceder, caminho único para se alcançar o bem supremo: a felicidade. Para tanto, não deve o homem apenas deixar de fazer o mal, mas fazer o bem sempre que possível, como forma de evitar algum mal que resulte de não haver praticado o bem.

 

Trabalho

Trabalho é a aplicação das forças e faculdades humanas (razão, sentimento e vontade), para alcançar determinado fim. O verdadeiro trabalho não se faz só com as mãos, mas também com a razão e o coração. Enquanto trabalha, o homem transforma a natureza, a sociedade e, principalmente, a si mesmo.

 

Progresso

Progresso é movimento, marcha para frente, avanço, evolução, melhoria, civilização e desenvolvimento, do qual resulta a acumulação de bens materiais e crescimento intelectual e moral capazes de transformar a vida e de conferir-lhe maior significado.

Nossa História


A história da Universidade Positivo é longa e repleta de muito sucesso.

Conheça um pouco mais sobre essa jornada!

  • 1988

    Nascimento da Universidade Positivo como Faculdades Positivo e com a oferta de cinco cursos de Graduação, dois cursos de Especialização – Pós-Graduação Lato Sensu – e um Mestrado Interinstitucional na área de Administração, em convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

    Em 1988...

  • 1998

    As Faculdades Positivo foram transformadas no Centro Universitário Positivo, passando a oferecer 18 cursos de Graduação.

    1998

  • 2000

    Transferência do campus para uma área especialmente projetada e edificada no bairro Campo Comprido, em Curitiba, proporcionando ao acadêmico conforto e comodidade, assim como estímulos à atuação profissional e/ou beneficente voltada para as comunidades da região.

    2000

  • 2008

    Transformação do Centro Universitário Positivo (UnicenP) em universidade, após autorização do Ministério da Educação.

    2008

  • Hoje

    A Universidade Positivo passa a ser a 12ª instituição de Educação Superior a integrar o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, que, com o ensino Presencial, já atua nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraíba e Distrito Federal, além de estar presente em todo o país e no Japão por meio da Educação a Distância.

    Hoje

Indicadores de Qualidade

A Universidade Positivo está entre uma das melhores instituições privadas de ensino do país. Entenda o porquê!


Atendimento gratuito à comunidade nas 7 clínicas disponíveis no campus.

Atendimento gratuito à comunidade nas 7 clínicas disponíveis no campus.

Parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas

Parcerias internacionais para intercâmbios, cursos e visitas

Programas de Mestrado e Doutorado

Programas de Mestrado e Doutorado

Programas de Especialização e MBA

Programas de Especialização e MBA

Corpo Diretivo

Conheça nossos profissionais, todos comprometidos com a educação e com experiência em administração universitária.


  • José Pio Martins
    Reitor

    José Pio Martins

    Reitor

    Economista, desenvolveu sua carreira basicamente no setor privado, com passagem por cargos públicos.

    Atualmente, é reitor da Universidade Positivo e comentarista econômico da Rádio CBN Curitiba. Além disso, publica artigos assinados para a Gazeta do Povo, faz parte da equipe de editorialistas desse mesmo jornal, autor dos livros "Educação Financeira ao Alcance de Todos" (2004) e "Seu Futuro" (2011), ambos da Editora Fundamento, e coautor do livro "Pinceladas de Inovação" (2018), da Editora Vitória Gráfica.

    Acessar Currículo Lattes
  • Roberto Di Benedetto
    Pró-reitor Acadêmico

    Roberto Di Benedetto

    Pró-reitor Acadêmico

    Graduado e mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

    Atualmente, é pró-reitor Acadêmico da Universidade Positivo, coordenador e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Positivo e presidente do Conselho Científico do Centro de Pesquisa Jurídica e Social da Universidade Positivo. Atua como avaliador de curso de Graduação em Direito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação.

    Acessar Currículo Lattes
  • David Forli Inocente
    Diretor de Relações Institucionais

    David Forli Inocente

    Diretor de Relações Institucionais

    Mestre em Administração pela USP de Ribeirão Preto. Construiu sua carreira na docência e na atuação executiva de universidades como USP, UnB, UFBA, UFMT, Ufla, UFRN, Uece, UFC, Unisinos e FIA.

    Gerenciou projetos de educação corporativa para mais de 20 mil pessoas em instituições como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Ministério da Justiça, Banco Santander, Siemes e Câmara de Comércio Brasil – Alemanha.

    Colunista da CBN Ribeirão Preto, no quadro Liderança e Carreiras. Professor convidado dos MBAs da FEA USP Ribeirão Preto.

    Atualmente é Diretor de Pós-Graduação e Relações Institucionais na Universidade Positivo.

    Acessar Currículo Lattes
  • Carlos Fernando de Araujo Jr.
    Pró-reitor de Educação a Distância

    Carlos Fernando de Araujo Jr.

    Pró-reitor de Educação a Distância

    Professor pesquisador do Programa de Mestrado e Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática.

    Graduado e mestre em Física e doutor em Física Teórica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp.

    Nos últimos anos, atuou em atividades de pesquisa, no programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, como coordenador de curso, assessor de reitoria e diretor nas áreas de Tecnologia e Computação.

    Atualmente, é professor titular da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase em Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias aplicadas à educação, ambientes virtuais de aprendizagem, educação a distância, ensino de ciências e matemática e ensino de computação.

    Acessar Currículo Lattes

Ensino

Quando ainda éramos a pequena Faculdade Positivo, em 1988, nem imaginávamos até onde o empreendedorismo de nossos criadores, nos levaria.

O que podemos dizer é que cada ano letivo tem sido um registro do trabalho sintonizado e bem-sucedido entre docentes, discentes, corpo diretivo e pessoal técnico-administrativo. Estão aí para comprovar os cursos de Graduação, as Especializações, as Extensões, os cursos de MBA, os técnicos e os livres, todos em plena atividade.

Todas as áreas do conhecimento humano são tratadas com muita competência e profissionalismo, por isso, tenha a certeza de que existe um curso feito especialmente para você, seja em Ciências Humanas e Educação, Exatas, Gestão e Negócios ou Saúde.

Saiba mais
texto-imagem-principal

Pesquisa

A pesquisa, ao lado de ensino e extensão, forma o tripé que sustenta a Educação Superior. É o setor que materializa novos conhecimentos, oxigena as práticas científicas, responde às demandas da sociedade por tecnologia e inovação. Somos fortes nesse quesito. Investimos permanentemente em programas de incentivo.

A Iniciação Científica, por exemplo, é voltada para estudantes da Graduação, programa em que eles dão os primeiros passos no pensamento teórico-metodológico e crítico-analítico que caracteriza todo pesquisador. A Iniciação à Docência trabalha com o pessoal das Licenciaturas, com o intuito de desenvolver e aperfeiçoar práticas em Educação Básica.

Há também os grupos de estudo, que atuam no aprofundamento de diversas linhas de pesquisa. Afinal, o objetivo é fomentar a melhoria da qualidade da pesquisa.

Saiba mais
texto-imagem-principal

Extensão

A extensão, tomada em seu sentido amplo, é o terceiro pilar que, junto com ensino e pesquisa, forma as bases da Educação Superior. Vista em seu sentido estrito, podemos entendê-la como o braço da instituição na comunidade, aquele setor acadêmico que promove cursos de curta duração, jornadas de profissões, palestras e semanas de cursos.

Assim também ocorre quando a Instituição de Ensino Superior se propõe a oferecer serviços de extrema importância à população, realizando a integração entre teoria e prática. É o caso das diversas clínicas, laboratórios, centros terapêuticos e núcleos que em ações afirmativas levam serviços de excelente qualidade à população local.

Enfim, quanto mais a sociedade se desenvolve, mais evolui a universidade, pois são atores em um processo dinâmico de estímulos e respostas às demandas em serviços e conhecimentos.

Conheça os serviços!
texto-imagem-principal

Programa de Atendimento ao Estudante (PAE)

Quando uma pessoa com deficiência, seja de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, chega até nós como pleiteante ao processo seletivo e depois como aluno, sua história já é sensacional.

Para potencializar ainda mais sua capacidade de superação, seu empenho, assumimos o compromisso com a acessibilidade em suas múltiplas dimensões, o que nos coloca na linha de frente pela promoção da dignidade humana e melhoria da qualidade de vida.

O Programa de Atendimento ao Estudante (PAE) tem esse papel transversal e integrador, responsável por orientar, assessorar e acompanhar projetos, serviços e atividades relacionados à assistência ao estudante, em especial ações que articulem políticas de inclusão.

 

Saiba mais
texto-imagem-principal

Teatros e Eventos

O Expo Unimed Curitiba e o Teatro Positivo são estruturas modernas concebidas e construídas dentro dos mais funcionais padrões de flexibilidade e funcionalidade para a realização dos mais variados tipos e categorias de eventos. Localizados dentro da Universidade Positivo, uma das maiores e mais bem equipadas do estado do Paraná.

Saiba mais
texto-imagem-principal

Internacionalização

A Universidade Positivo sem fronteiras!


Viajar a um país como turista tem sua importância no rol de experiências de vida de uma pessoa. No entanto, poder desfrutar dessa oportunidade enquanto se é estudante é muito mais relevante para uma formação acadêmica.

Aperfeiçoar os conhecimentos em uma língua estrangeira no país de origem está além da prática da conversação e da compreensão escrita do idioma, pois é um aprendizado in loco da história, da cultura e dos costumes locais e nacionais do povo anfitrião. Acrescentando que a experiência internacional é um diferencial e tanto no currículo do estudante de Graduação.

Saiba mais!
texto-imagem-principal

Comitês de Ética

Contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa científica na Universidade Positivo


O Comitê de Ética em Pesquisa regulamenta, analisa e aprova a realização de pesquisas que envolvam seres humanos.

A Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA – UP) visa garantir a utilização humanitária de animais com finalidade de ensino e pesquisa científica.

Avaliação Institucional

Para afirmar as iniciativas que vêm dando certo e detectar os fatores que possam estar interferindo negativamente no desempenho da Instituição. De posse desses dados, temos a real dimensão de nossas atividades e conseguimos projetar ações futuras.

A Avaliação Institucional é um conjunto de processos executados por toda Instituição de Ensino Superior para monitorar as gestões acadêmica e administrativa. É uma exigência do Governo Federal desde 2004, por força da Lei nº 10.861, de 14/04/04 (que implantou o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes).

Saiba mais
texto-imagem-principal

A Cruzeiro do Sul Educacional

Quando a Universidade Positivo passa a integrar o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, em 2020, passa também a fazer parte de sua história empreendedora.

Em seus mais de 50 anos de atividades, a organização, cuja sede encontra-se em São Paulo, capital, vem investindo pesado na expansão e fortalecimento de sua marca, agregando instituições com presença regional forte e estratégica em várias localidades do país. Assim, atua em todos os níveis de ensino, da Educação Infantil à Pós-Graduação, com cursos Presenciais, EAD – Semipresenciais e a Distância. Só nessa modalidade, são mais de 900 plos EAD em todo o território nacional.

A cada nova aquisição, uma premissa básica é rigorosamente cumprida: preservar a identidade das instituições sem abrir mão dos princípios éticos e ideais de educação que norteiam as ações da Cruzeiro do Sul Educacional. É um profundo conhecimento de mercado que torna o grupo um dos mais representativos e eficientes no setor e gerador dos melhores indicadores acadêmicos.

Acesse o site
texto-imagem-principal