O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) é uma instância colegiada de amplitude institucional, de caráter consultivo, educativo e deliberativo, que tem como finalidade acompanhar os protocolos de pesquisas e garantir a integridade, a dignidade da pessoa humana e contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.

Visa defender os interesses dos participantes da pesquisa, observando as diretrizes da Constituição Federal (CF), das Normas e Resoluções da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa CONEP e do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em destaque as Resoluções CNS 510/2016, CNS 466/2012 e a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD).

O Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Positivo (CEP/UP) foi instituído em 2002 e aprovado no mesmo ano pela CONEP, órgão diretamente ligado ao CNS. Com isso, CEP/UP busca disponibilizar fundamentos éticos e científicos, termos e definições, destacando a importância do processo de consentimento livre e esclarecido para o participante da pesquisa, visando dar suporte à submissão de projetos de pesquisa no âmbito desta Universidade. O CEP/UP está ligado diretamente à Reitoria da Universidade Positivo.

Comitê de Ética em Pesquisa

De segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h30 às 17h