Avaliação Institucional

Instrumento de melhoria da educação superior


A vida do estudante é difícil. Precisa demonstrar bom desempenho nas provas, trabalhos e estágios e registrar a frequência às aulas, caso contrário, é reprovado nas disciplinas e o sonho do diploma vai se afastando da realização.

A vida de uma Instituição de Ensino Superior não é diferente, também está sujeita a inúmeras obrigações e prestação de contas a instâncias superiores, leia-se Ministério da Educação. Conforme as ‘notas’ ou conceitos obtidos, a IES é credenciada ou recredenciada, tem autorização para novos cursos, reconhecimento dos já ofertados, renovação de reconhecimentos etc

Mas, se seu desempenho como instituição educacional atingir níveis insatisfatórios, pode sofrer duras sanções, que vão da suspensão de novas turmas até sua extinção ou descredenciamento.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes foi criado com o propósito de acompanhar de perto as atividades das Instituições de Ensino Superior, como forma de estimular o bom trabalho realizado por algumas e de corrigir os problemas encontrados em outras.

Só para ilustrar, veja os cinco eixos consideradas em um dos processos de avaliação da instituição: Planejamento e Avaliação Institucional; Desenvolvimento Institucional; Políticas Acadêmicas; Políticas de Gestão e Infraestrutura.

Os cursos também são avaliados, mas em três dimensões: Organização didático-pedagógica; Perfil do corpo docente; Instalações físicas.

Quanto ao aluno, cabe ao Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE registrar o desempenho dos alunos ao final do curso.

Essas três avaliações – das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes – são os componentes principais do Sinaes, mas há outras ferramentas complementares:

– Autoavaliação: conduzida pela Comissão Própria de Avaliação – CPA;
– Avaliação Externa, Censo da Educação Superior, Cadastro de Cursos e Instituições.

Somados, esses instrumentos detectam inúmeras irregularidades, mas visam principalmente melhorar a qualidade da educação superior e orientar a expansão da oferta de cursos e novas IES.

O que é Sinaes?
O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – Sinaes é um sistema de avaliação global e integrado das atividades institucionais. Criado com a Lei nº 10.861, de 14/04/04, compõe-se dos seguintes instrumentos:

– Avaliação das Instituições de Educação Superior – AVALIES;
– Avaliação dos Cursos de Graduação – ACG;
– Avaliação do Desempenho dos Estudantes – ENADE.

O que é CPA?
A Comissão Própria de Avaliação – CPA é composta por representantes de alunos, professores, profissionais técnico-administrativos da Instituição e membros da sociedade civil. Suas atribuições, conforme Art. 11 da Lei 10.861, são as de “condução dos processos de avaliação internos da instituição, de sistematização e de prestação das informações solicitadas pelo INEP (…)”

Quais são os processos da Avaliação Institucional / CPA?
A autoavaliação compõe-se dos seguintes processos:

– Avaliação do Clima Organizacional (UP e FPL);
– Avaliação do Ensino de Graduação Presencial (UP e FPL);
– Avaliação do Ensino de Graduação a Distância (UP);
– Avaliação do Ensino de Pós-graduação Lato Sensu Presencial (UP);
– Avaliação do Ensino de Pós-graduação Stricto Sensu (UP);

Como se realizam?
A aplicação dos instrumentos avaliativos com base em parâmetros quantitativos (notas) e qualitativos (opiniões, informações, sugestões, diálogos ou colocações livres) ocorre seja por meio de comunicações diretas, gráficas ou on-line ou por reuniões de conselhos, colegiados de cursos, encontros e reuniões, entre outros recursos.

Como e onde consultar os resultados produzidos pela Avaliação Institucional / CPA? Os resultados gerais dos processos / projetos avaliativos podem ser consultados nos links específicos a seguir:

Resultados das Avaliações Externas do MEC:
– Conceitos obtidos pela IES| Universidade Positivo. Clique aqui
– Conceitos obtidos pela IES | Faculdade Positivo Londrina. Clique aqui

Resultados das Avaliações Internas da CPA:
2023
– Relato Institucional da Faculdade Positivo Londrina. Clique aqui
– Membros da CPA | Universidade Positivo. Clique aqui
– Membros da CPA | Faculdade Positivo Londrina. Clique aqui
– Segundo Relatório Parcial (2023). Ano base: 2022 – UP. Clique aqui
– Segundo Relatório Parcial (2023). Ano base: 2022 – FPL. Clique aqui

2022
– Avaliação do Ensino de Graduação Presencial (FPL). Clique aqui
– Avaliação do Ensino de Graduação Presencial (UP). Clique aqui
– Avaliação do Ensino de Graduação a Distância (UP). Clique aqui
– Avaliação do Ensino de Pós-graduação Lato Sensu Presencial (UP). Clique aqui
– Membros da CPA (FPL). Clique aqui
– Primeiro Relatório Parcial (2022). Ano base: 2021 – FPL. Clique aqui
– Primeiro Relatório Parcial (2022). Ano base: 2021 – UP. Clique aqui

2021
– Avaliação do Ensino de Graduação Presencial (FPL). Clique aqui
– Avaliação do Ensino de Graduação Presencial (UP). Clique aqui
– Avaliação do Ensino de Graduação a Distância (UP). Clique aqui
– Relatório Integral (2021). Ano base: 2020 – FPL. Clique aqui
– Relatório Integral (2021). Ano base: 2020 – UP. Clique aqui
– Resultados da Avaliação do Clima Organizacional (FPL). Clique aqui
– Resultados da Avaliação do Clima Organizacional (UP). Clique aqui

Contato da CPA
E-mail: cpa@up.edu.br