NPJ e Cejusc promovem mais uma edição do Polo Avançado de Conciliação

No último dia 3, o Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ da Universidade Positivo e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc do Fórum Descentralizado da […]

14/12/2020

No último dia 3, o Núcleo de Práticas Jurídicas – NPJ da Universidade Positivo e o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania – Cejusc do Fórum Descentralizado da Cidade Industrial realizaram mais uma edição do “Polo Avançado de Conciliação”, um evento que visa promover a conciliação pré-processual em conflitos no âmbito da família, oferecendo um tratamento mais adequado às disputas e evitando a judicialização dos casos.

Especialmente este ano, coordenadores do NPJ e do Cejusc, além de quatro advogados, sete alunos dos cursos de Direito e Psicologia e dois funcionários da UP, participaram desse encontro de forma 100% virtual.

Vale ressaltar, ainda, que a ação foi realizada em paralelo à publicação da Res. 358/2020 pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ. Com essa decisão, fica regulamentada a criação de soluções tecnológicas para a resolução de conflitos pelo Poder Judiciário por meio da conciliação e da mediação.

Assim como em outras edições, o trabalho realizado pelos membros do projeto resultou em um desfecho de muito sucesso, com cerca de 75% de acordos realizados, e no alinhamento entre as metas do evento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS 16.

Mas, o que diz a ODS 16?

Fala sobre acesso à Justiça, à segurança pública e à promoção de uma sociedade mais pacífica. Entre as ODSs, estão: metas associadas à redução de mortes por violência, tráfico e tortura contra crianças e a promoção de um Estado no qual todos tenham direito a se defender.

Gostaria de conhecer mais sobre o curso de Direito e sobre as ações que ele promove? Clique aqui.