História

Em fevereiro de 2015, a Universidade Positivo implantou a Universidade da Maturidade. A proposta era a de ofertar um programa que dispusesse de cursos livres para exercício do corpo e da mente na terceira idade. A iniciativa tinha como objetivo aprimorar conhecimentos, potencializar saberes e promover a saúde física e mental de pessoas com 50 anos ou mais, a partir de cursos especificamente desenvolvidos para esse público.

No 2º semestre de 2017, foi lançado o novo projeto Maturidade Positivo. A Maturidade Positivo vem ao encontro da finalidade de uma universidade, na função de articular os pilares da produção de conhecimento e o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão. A universidade é um espaço para a convivência e intercâmbio de saberes teóricos e empíricos entre comunidade acadêmica e sociedade.

A Universidade Positivo e a Maturidade Positivo têm uma relação que propõe democratização da produção de conhecimento, promoção da interdisciplinaridade, contato com diferentes culturas e atenção às necessidades sociais, dentre outros aspectos, por meio de uma visão bio-psico-social-espiritual, holística e sistêmica.

Assim, tanto se organizam ações de qualidade de vida destinadas ao desenvolvimento do idoso como também se formam profissionais melhor preparados para atenção a tal público. O projeto atende à dimensão da responsabilidade social da empresa, justificando sua inserção regional e preocupação com a transformação do entorno social.

A Maturidade Positivo tem o objetivo de promover a construção de conhecimento para o desenvolvimento da qualidade de vida e da saúde, em seu sentido pleno, a partir da criação de relações intergeracionais, sociais, afetivas e espirituais, especialmente planejadas para pessoas com mais de 50 anos.

Organização operacional

O programa se apresenta organizado em três núcleos, com a oferta de cursos, oficinas e encontros no decorrer do calendário acadêmico da universidade.

Os cursos são organizados de forma a contemplar o desenvolvimento de uma temática ao longo do período, com continuidade e mudanças de níveis de complexidade.

As oficinas são atividades de média e curta duração, com o propósito de desenvolver uma temática no decorrer de semanas.

Os encontros são ofertados esporadicamente, com curta duração, alguns abertos ao público gratuitamente.

1- Núcleo do Conhecimento
São ofertados cursos de uma hora e meia por semana nas áreas de Idiomas (aprendizado para comunicação básica e uso em viagens), Informática (utilização básica dos sistemas de informação, redes sociais e sistemas de segurança na rede, abordando desde inclusão digital até recentes avanços e o uso de celulares), Espiritualidade (reflexão sobre as relações do ser humano com a fé, contextualizando a produção de conhecimento a respeito) e Atividade Física (dança, alongamento, pilates solo, entre outras).

2- Núcleo de Informação e Vivência
Oficinas de curta e média duração (encontros semanais de uma hora e meia, estendendo-se por até dois meses) com temas relacionados à saúde física, psicológica, relações sociais, finanças, direito, arte, jornalismo, design etc.

3- Núcleo de Cultura e Ações Sociais
Encontros únicos ou continuados sobre temas variados, com atividades como debates de filmes, visitas guiadas, projetos comunitários e palestras, entre outras.

Longevidade e qualidade de vida

A Maturidade Positivo estimula a busca pelo novo, pelo desafio e pela criatividade. Alimentando a alma e o corpo com novas ideias e informações, trocando ideias e experiências e aprendendo, os participantes melhoram sua qualidade de vida, além de integrarem-se e atuarem socialmente.

A qualidade de vida envolve os aspectos afetivo e familiar, de prazer e conforto, de religiosidade, e de colocar em prática ideias próprias. Assim, as pessoas conquistam longevidade e qualidade vida atrelando otimismo vital ao vigor científico.

Nesse sentido, os movimentos de universidades da terceira idade, com ênfase multidisciplinar em saúde física e mental e em questões de integração e interação sociais, mostram acréscimo na expectativa de vida, com qualidade.