Mestrado em Direito

UP
  • Duração

    2 anos

    Inscrições de 2 de setembro a 20 de novembro de 2019
    Entrevista: 28 e 29 de novembro de 2019
    Início do ano letivo: 2020

  • Periodicidade

    As atividades do Mestrado são concentradas em uma semana por mês, conforme o Calendário Acadêmico e Disciplinas de 2019

  • Polos | Unidades

    Clique no ícone ao lado para visualizar os polos disponíveis.

    +
    <
    Paraná
    2 polos nesse Estado
    <
    Paraná / Curitiba
    2 polos nessa Cidade
    <
    Polo Ecoville
    Detalhes do Polo
    • Endereço:

      Av. Tiradentes, 1575
      Jardim Shangri-la A

      Abrir no mapa
    • CEP:

      86039-000

    • Telefone:

      (43) 3027 6361

    <
    Resultado da Busca
    0 polos encontrados
  • Investimento 2020

    Mestrado: 36 parcelas

    Mensalidade 2019: R$ 2.288,00 (reajustada anualmente)

PROCESSO SELETIVO 2020 (Resultado Final) - novo
PROCESSO SELETIVO 2020 (Resultado da 1ª FASE)
PROCESSO SELETIVO 2020 - EDITAL

O Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Positivo (PPGD/UP)

 
A Universidade Positivo e a Escola de Ciências Jurídicas e Sociais orgulham-se de iniciar o ano de 2019 com a implantação do inédito e inovador curso de Mestrado Profissional em Direito, o primeiro mestrado profissional em Direito do Paraná com plena dedicação à pesquisa e ao estudo de problemas reais da atividade profissional dos mestrandos, aprovado pela CAPES em novembro de 2018.
A Universidade Positivo preparou cuidadosamente a implantação do Mestrado em Direito, sua concepção converge para temas que o Grupo Positivo e sua Universidade revelam acúmulo de larga experiência: os mestrados profissionais, a inovação tecnológica e a agenda do desenvolvimento sustentável. Criar um Mestrado em Direito com essa área de concentração exige um ecossistema de condições de infraestrutura, de experiência acumulada, de visão de futuro e de compromisso com a educação de excelência.
Essas preocupações se refletem com mais clareza no perfil de docentes do novo curso de Mestrado em Direito. Não só a experiência na docência e na orientação, mas a trajetória profissional conjugada com a experiência com métodos de pesquisa aplicáveis à solução de problemas reais de alta relevância profissional, faz dessa equipe de professores, seguramente, o mais importante elemento do novo Mestrado.
A Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Universidade Positivo tem um planejamento estruturado de crescimento qualificado e perene. Desde o ano de 2012, iniciou a implementação de cursos de Pós-Graduação lato sensu para capacitar profissionais a solucionarem problemas concretos nas suas áreas de atuação. Em 2015, criou o Centro de Pesquisa Jurídica e Social (www.direito.up.edu.br) que concebeu e implantou o programa de pós-graduação.
 
O que é uma pós-graduação stricto sensu profissional?
 
A modalidade profissional de pós-graduação teve início no Brasil em 2009 para: realizar a formação profissional avançada; atender demandas sociais, organizacionais, profissionais e do mercado de trabalho;  transferir conhecimento para a sociedade, com vistas ao desenvolvimento nacional, regional ou local; melhorar a eficácia e a eficiência das organizações públicas e privadas por meio da solução de problemas, geração e aplicação de processos de inovação; agregar competitividade e aumentar a produtividade em empresas e organizações públicas e privadas.
O mestrado profissional tem o mesmo rigor acadêmico e científico da pós-graduação convencional. Mas, ao invés de fazer pesquisa básica, o mestrado profissional realiza pesquisa estratégica de elevada relevância social, científica e tecnológica vinculada à profissão do mestrando.
O profissional que realiza um mestrado profissional, não apenas avança em sua formação, mas também transforma a instituição na qual trabalha porque o seu objeto de pesquisa é a sua atividade profissional. Essa sofisticação da pós-graduação exige instituições universitárias melhor estruturadas para a sua realização, como a Universidade Positivo. Só existem 11 mestrados profissionais em Direito no Brasil e o da Universidade Positivo é o primeiro do Paraná. Os diplomas de Mestre em Direito conferidos pelos mestrados profissionais atribuem aos seus titulares os mesmos direitos dos mestrados convencionais.
Os Mestres em Direito da UP serão advogados, defensores, membros do Ministério Público, juízes, servidores, trabalhadores da iniciativa privada, professores vistos pela comunidade jurídica como profissionais capazes a oferecer respostas jurídicas inovadoras que podem aprimorar a regulação e proteger a eficiência, a competitividade, a inovação e a sustentabilidade de instituições do sistema de justiça, de entidades formuladoras de políticas públicas, de empresas e de organizações da sociedade civil.
Em suma, o egresso do Mestrado em Direito da UP será um profissional com um arsenal teórico que lhe permitirá refletir sobre o funcionamento das instituições que influenciam sua atuação e, também, competente para transformá-las a partir de novas práticas. Estará apto a pensar os problemas enfrentados no desenvolvimento das mais diversas atividades jurídicas e a criar estratégias e soluções para superá-los.