Gazeta do Povo: professora de Saúde Mental da UP dá dicas sobre como perceber sintomas de transtorno de ansiedade em jovens e crianças

05/10/2020

Com a pandemia, todos nós tivemos nossas rotinas de trabalho, estudos e afazeres do cotidiano afetadas. Assim, tanto os adultos e idosos quanto crianças e adolescentes estão sofrendo com sintomas de ansiedade, porém, eles são distintos conforme a faixa etária.

Por isso, Raquel Heep, médica psiquiatra e professora de Saúde Mental do curso de Medicina da Universidade Positivo destacou, em entrevista à coluna Sempre Família da Gazeta do Povo, 3 fatores que merecem atenção:

Sono: tanto a insônia quanto o excesso de sono podem ser fortes indicadores sobre a saúde mental das crianças e dos jovens.

Regressão cognitiva: a criança que tinha habilidade para fazer alguma atividade e de repente não consegue mais, ou que conseguia entender um filme, um jogo e agora tem dificuldade.

Humor: filhos que se isolam, brigam mais, se irritam mais facilmente ou se retraem também merecem maior atenção.

Além disso, a profissional contou sobre algumas alternativas de tratamentos, confira a entrevista completa clicando aqui.