Centro Integrado de Saúde (CIS)


Programa Ambulatório de Terapia Manual

 

Ficar com dor, nem pensar. No ambulatório de Terapia Manual, disfunções de movimento nas articulações, coluna vertebral, membros superiores e inferiores, bem como alterações no sistema nervoso e circulatório são investigadas para que possam ser corrigidas.Nos casos em que é aplicável, a terapia manual representa bem as maravilhas da Fisioterapia ao conseguir resultados muito positivos na redução das queixas de dores e na melhora dos movimentos.

O paciente passa por uma avaliação minuciosa e recebe técnicas específicas ao seu caso, que podem ser de mobilização dos tecidos moles, alongamento, eletroterapia, exercícios de força, coordenação e flexibilidade, entre outros.

 


 

Programa de Acompanhamento Psicológico
 

A Clínica de Psicologia é o melhor local a se procurar quando a necessidade é o bem-estar mental e psicológico. Equipes formadas por profissionais, professores e alunos dos semestres finais do curso de Psicologia prestam atendimentos específicos a cada paciente.

Os casos podem abarcar de avaliação psicológica para cirurgias, como vasectomia, laqueadura e bariátrica, a orientação vocacional ou dificuldades de aprendizagem, por exemplo.
Primeiro é feito o acolhimento inicial, em que o paciente é encaminhado para as entrevistas de identificação da demanda, para depois ser indicada a modalidade terapêutica adequada.

Veja os tipos de atendimento prestados pelo Programa:
• Avaliação psicológica: realiza psicodiagnósticos para identificar características do funcionamento psíquico e/ou mensurar habilidades cognitivas. Também são realizados a Orientação Profissional e o Aconselhamento de Carreira.
• Psicoterapia e acompanhamento: atendimento psicológico individual, grupal e/ou familiar para crianças, adolescentes, adultos e idosos nas modalidades teóricas: Psicanálise, Terapia Cognitivo Comportamental, Terapia Sistêmica e/ou de Família.
• Programa de Atendimento Psicológico e Ludopedagógico (PAP): direcionado às pessoas que apresentam dificuldades nos processos de aprendizagem.
• Grupo Melhor Idade: formado por mulheres com idade superior aos 60 anos. As atividades realizadas promovem saúde e o bem-estar psicossocial, espiritual, cognitivo e físico do idoso.
• Contação de Histórias: pequenos grupos terapêuticos que ajudam crianças de 5 a 10 anos de idade no desenvolvimento da expressão, pensamento, reflexão e interesse pelas histórias e livros, auxiliando na aprendizagem escolar.

 


 

Programa de Atividade Física
 

Conheça o nosso Programa de Atividade Física, com atividades dirigidas nas modalidades:

– Academia, em que são feitas Avaliações físicas para verificação da composição corporal, Prescrição de treinamento físico, Treinamento e condicionamento neuromuscular e cardiorrespiratório, Treinamento de flexibilidade;
– Ginástica, que oferece aulas de jump e um combinado de jump e ginástica localizada;
– Atividades aquáticas, com aulas de hidroginástica e natação infantil e adulto.
Há vagas para a comunidade e planos especiais para alunos, funcionários e dependentes, de todas as idades, e em diversos horários.

 


 

Programa de Terapia Ocupacional Aquática
 

A Terapia Ocupacional Aquática é um serviço pioneiro oferecido pelo curso de Terapia Ocupacional. Criado em 2014, visa atender crianças de até 12 anos com lesões neurológicas e/ou autismo, estimulando seu desenvolvimento neuropsicomotor.
As atividades são realizadas na piscina terapêutica, que é um ambiente diferenciado propício ao desenvolvimento de habilidades motoras, pois o contato com a água desperta na criança a percepção de seu corpo.

O tratamento global desenvolvido por estudantes e professores proporciona:
• relaxamento e controle da ansiedade, bem como agitações psicomotoras;
• estimulação sensorial, proprioceptiva, cognitiva, visual, motora e da coordenação motora global, ampla e fina;
• reabilitação dos membros superiores;
• controle postural, equilíbrio e planejamento motor;
• interação social.

As sessões incluem exercícios com materiais diversos e brinquedos, como bonecas, bolas, flutuadores, entre outros. Dessa forma, a criança adquire mais independência e autonomia em atividades da vida diária, como se alimentar, vestir-se e tomar banho sozinha, por exemplo.

 


 

Programa de Terapia Ocupacional Solo
 

A Terapia Ocupacional Solo é um programa especialmente desenvolvido para oferecer tratamento a pessoas com alterações físicas, cognitivas, afetivas, perceptivas e psicomotoras, ajudando-as a preservar, manter, desenvolver ou restaurar sua capacidade funcional.

Com um plano de atendimento personalizado, essas pessoas recebem treinamento para conseguir o melhor desempenho possível em atividades do cotidiano, tais como alimentar-se, vestir-se, cuidar da higiene, ir à escola, aprender a lidar com dinheiro, melhorar a mobilidade.
Assim, de modo geral, os atendimentos de terapia ocupacional podem auxiliar o paciente quanto a:
• estimulação precoce e intervenções para o desenvolvimento neuropsicomotor;
• estimulação sensorial, proprioceptiva, cognitiva, visomotora e da coordenação motora ampla e fina;
• reabilitação dos membros superiores;
organização de rotina;
• comunicação alternativa;
• auxílio no processo de inclusão escolar e social.
O processo de atendimento é realizado por estudantes e professores do curso de Terapia Ocupacional.

 


 

Programa Fisioterapia Aquática na Fibromialgia

 

Uma pessoa com fibromialgia praticamente não tem qualidade de vida: sente dor crônica em diversas partes do corpo, por mais que durma não consegue ter um sono reparador e acorda sempre cansada, tem dificuldade em realizar diversos movimentos, sente uma fadiga que não passa e sofre com frequentes alterações emocionais.

Esses sintomas desagradáveis podem ser amenizados com a Fisioterapia Aquática na Fibromialgia, programa que visa oferecer tratamento à base de exercícios e técnicas na piscina terapêutica.
São vários os benefícios da água quente como parte do tratamento: induz ao relaxamento corporal, leva à diminuição das dores musculares e nas articulações, facilita os movimentos e promove o bem-estar do paciente.

 


 

Programa Fisioterapia Aquática Postural

 

A Fisioterapia Aquática Postural pode melhorar sua qualidade de vida ou a de indivíduos em qualquer faixa etária através da melhor utilização do seu corpo em situações do cotidiano, no trabalho, lazer ou estudo.
O programa combina as vantagens dos exercícios praticados em imersão com os benefícios da água quente: relaxamento, melhora do condicionamento cardiorrespiratório, fortalecimento muscular e alívio da dor, mas sem sobrecarregar as articulações.

Com os exercícios, você passa a ter maior flexibilidade e desenvolve consciência corporal: sabe reconhecer o funcionamento de músculos e articulações e se sente com mais disposição.

 


 

Programa Intervenções Fisioterapêuticas

 

O Centro Integrado de Saúde tem toda a estrutura e profissionais para levar mais qualidade de vida às pessoas. Por meio do programa Intervenções Fisioterapêuticas, a comunidade pode ser atendida em diversas áreas da fisioterapia e os estudantes têm oportunidade de vivenciar a realidade da profissão, obtendo uma formação de atenção integral à saúde.

Os atendimentos são realizados em pessoas de todas as faixas etárias em regime ambulatorial que necessitem de cuidados nos casos de:
• AVC, esclerose múltipla, Síndrome de Duchenne (neurologia);
• lesões desportivas, pós-cirúrgicas, amputações e saúde postural (musculoesquelética);
• mastectomia (oncologia);
• fibromialgia, artroses e alterações funcionais decorrentes de processos articulares degenerativos (reumatologia);
• crianças com alterações cardiorrespiratórias e musculoesqueléticas (pediatria);
indivíduos com alterações funcionais decorrentes do processo de envelhecimento, como osteoporose (geriatria).

 


 

Programa Nutrir com saúde

 

É bastante comum que alguém já tenha procurado por atendimento nutricional para prevenir-se contra obesidade, desnutrição, diabetes, colesterol e triglicerídeos alterados, hipertensão, anemia, intolerâncias e alergias alimentares, ou tratar-se de alguns desses casos.

O projeto Nutrir com Saúde oferece atendimentos para esses e outros casos, com uma grande vantagem: aliar os conhecimentos dos cursos de Nutrição e Psicologia para proporcionar à comunidade serviços de orientação alimentar com acompanhamento psicológico.

Outros serviços prestados são:
• orientação nutricional para emagrecimento e ganho de peso;
• acompanhamento durante a gestação;
• reeducação alimentar infantil.
Primeiro é feita uma avaliação de diagnóstico; depois, o paciente é encaminhado ao tipo de atendimento mais adequado ao seu caso, que pode acontecer em sessões individuais ou em grupos.

 


 

Programa Saúde da Mulher

 

Após passarem por tratamento cirúrgico para o câncer de mama, algumas mulheres podem ficar com sequelas, como limitação de movimentos dos membros superiores, edema linfático, problemas posturais e dores.
Com o objetivo de reabilitar as pacientes e melhorar sua autoestima, o programa Saúde da Mulher propõe exercícios terapêuticos e exercícios específicos, o que lhes dá mais qualidade de vida.

Mulheres que apresentam incontinência urinária e gestantes também são atendidas pelo programa, que não é gratuito, mas tem custos reduzidos.

 


 

Programa Técnicas de Avaliações em Cinesiologia e Biomecânica

 

O movimento humano é estudado pela cinesiologia e biomecânica. E nosso Centro Integrado de Saúde possui um programa com diversas técnicas que permitem fazer avaliações do desempenho humano no esporte, trabalho ou atividades da vida diária, como andar e correr, entre outras, além de verificar as alterações de algumas patologias.

Essa análise biomecânica do movimento humano pode ser realizada com diversas técnicas. Veja: avaliação da ativação muscular (Eletromiografia), avaliação da posição articular (Eletrogoniometria), avaliação do torque (Células de carga), avaliação postural (Biofotogrametria), avaliação da flexibilidade (Banco de Wells), avaliação do equilíbrio estático e dinâmico, avaliação da força muscular (Dinamômetro palmar), avaliação do índice de massa corporal (IMC), avaliação da qualidade de vida (Whoqol-bref), avaliação de funcionalidade (MIF), avaliação da capacidade funcional (VO2), avaliação de marcha (Rivermead).

 

A partir dos dados coletados, a cinesioterapia proporciona resultados bem mais eficientes aos pacientes em tratamento fisioterapêutico.