Ensino UP: conhecimentos, habilidades e atitudes


O ensino da Universidade Positivo prepara o estudante e futuro egresso para que sua atuação profissional e pessoal produza impactos positivos na sociedade. Portanto, os objetivos educacionais, elaborados a partir de pesquisas de mercado, diretrizes governamentais e diretrizes de órgãos de classe, são compostos por uma articulação entre conhecimentos (saber), habilidades (saber-fazer) e atitudes (saber agir). Sendo assim, as atividades de aprendizagem são selecionadas de forma a proporcionar vivências que desenvolvam não apenas o domínio de conteúdo, mas também a capacidade de ação perante situações reais. Essas experiências de aprendizagem são escolhidas em função de cada objetivo educacional e são realizadas com o desenvolvimento de projetos ou protótipos, solução de problemas, estudos de caso, participação em debates ou júris simulados, experiências de laboratório, projetos de pesquisa, atividades de extensão, aulas expositivas, leituras, análises, sínteses, estágio, produção escrita, produção audiovisual, jogos, competições, exposições, vivências práticas reais ou simuladas, entre outras.

 

Os projetos de pesquisa e extensão realizados pelos estudantes da Universidade Positivo oferecem a oportunidade de aprendizado, por meio da interação dialógica universidade/comunidade e da produção de conhecimento com potencial inovador e transformador do contexto social.

 

A Positivo se prepara para potencializar essas ações de extensão, articuladas com a pesquisa, a partir da implementação do novo Plano de Desenvolvimento Institucional, com a diretriz de realizar uma educação para o desenvolvimento sustentável, e uma das principais estratégias para isso é a implantação da extensão curricular com atividades, interdisciplinares e interprofissionais, comuns a estudantes de todos os cursos. Com essas atividades os estudantes, serão estimulados a atuar de forma cooperativa e responsável, desenvolvendo autonomia, criatividade, curiosidade epistemológica, empatia, ética, resiliência, responsividade, pensamento crítico e visão sistêmica. Todas essas habilidades e atitudes são fundamentais para que o indivíduo assuma seu papel em prol do desenvolvimento social, econômico e ambiental.