Curso de Arquitetura e Urbanismo em Londrina conquista conceito máximo em avaliação do MEC
Graduação se destaca pelo corpo docente, infraestrutura e projetos acadêmicos

Ano após ano, a UP vem alcançado resultados de excelência nos mais diversos avaliadores institucionais!
Nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação – MEC, nossos cursos têm alcançado resultados expressivos, que confirmam a qualidade que você já conhece.
E o curso de Arquitetura e Urbanismo – campus Londrina é um dos destaques das conquistas recentes, tendo alcançado o conceito máximo (5) nos processos avaliativos in loco realizados pelos representantes do INEP, órgão do MEC responsável por autorizar, reconhecer e renovar o reconhecimento de cursos de graduação.
Com grande rigor acadêmico, técnico e metodológico, são levados em consideração aspectos como contexto, processos e produtos. Ao atingir o resultado máximo, o curso passa a ser uma referência não apenas para os demais graduações do país, mas para todo o processo de regulação promovido pelo MEC.
Sobre o curso
A graduação da UP se destaca pelo compromisso com a formação de profissionais capacitados para enfrentar os desafios contemporâneos da arquitetura, urbanismo e paisagismo.
Um dos grandes diferenciais está no corpo docente altamente qualificado, composto exclusivamente por mestres e doutores que, além da experiência acadêmica, atuam em pesquisas voltadas à cidade de Londrina e ao cenário arquitetônico nacional.
“Desde os primeiros períodos, os estudantes são incentivados a integrar diferentes áreas do conhecimento e a exercitar a profissão na prática. Essa abordagem proporciona uma vivência enriquecedora, desenvolvendo a criatividade, a capacidade crítica e a habilidade de resolver problemas reais”, destaca a Profa. Ma. Lucy Ana Staut, coordenadora da Arquitetura e Urbanismo em Londrina.
Confira alguns dos destaques da infraestrutura do curso:
– Ateliês climatizados com pranchetas;
– Cadeiras com rodízios e recursos audiovisuais;
– Ateliê Artigas e Cascaldi com projetor multimídia, dois televisores de 55” e sistema de distribuição de vídeo;
– Sala para metodologias ativas e laboratório de conforto ambiental;
– Luminotécnica com heliodon, termo-anemômetro, luxímetro, decibelímetro e termo-higrômetro, além de amostras de materiais;
– Laboratório de modelos, com grande espaço para o desenvolvimento de modelos tridimensionais e equipamentos novos (máquina de corte à laser, Serra Circular de Bancada Multifunção e Serra Fita de Bancada para Madeira);
– Sala de exposição de maquetes confeccionadas pelos estudantes do curso e materiais construtivos;
– Laboratório de Computação Gráfica.
Projetos acadêmicos
O curso definiu suas linhas de atuação por meio de eixos temáticos interdisciplinares, fortalecendo a integração entre ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, conta com quatro extensões institucionais e duas extensões específicas do curso, voltadas para problemáticas reais e desenvolvidas em parceria com instituições públicas, como o IPPUL e a COHAB.
Ainda conta com o projeto acadêmico Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo – EMAU UP Londrina, em que os discentes têm a oportunidade de desenvolver projetos a nível de estudo, por meio de ações práticas e sem fins lucrativos. As atividades são pautadas pela responsabilidade social e voltadas para comunidades inseridas no contexto da Universidade.
Conceito 5
A conquista da nota máxima pelo MEC é mais do que um reconhecimento, é a celebração de um esforço coletivo que teve início em 2021, em meio aos desafios da pandemia. Desde então foi construído, passo a passo, uma formação sólida, inovadora e comprometida com a excelência.
“O resultado é fruto do empenho de cada docente, discente e colaborador que acreditou nesse projeto e trabalhou incansavelmente para torná-lo realidade. Hoje, comemoramos juntos esse marco, com a certeza de que seguimos no caminho certo para formar profissionais cada vez mais preparados e conscientes do seu papel na sociedade”, celebra a coordenadora.
“É uma conquista que coloca o curso entre os melhores do país, destacando-se pela inovação, criatividade e impacto positivo na formação de futuros profissionais. Continuaremos brilhando e inspirando nossos alunos”, comemora o Prof. Me. Rafael Rodrigues de Moraes, docente, coordenador de estágio e do EMAU.
“Essa conquista reforça ainda mais minha certeza de que estou no caminho certo, cercada por profissionais capacitados e uma estrutura de alto nível”, disse a Profa. Ma. Ana Claudia de Souza Santos, docente do curso.
A UP segue comprometida em oferecer um ensino de excelência para toda a região. Parabéns à comunidade acadêmica pelos resultados!