Avaliação da influência antrópica na qualidade ambiental e vice-versa. Caracterização quantitativa e qualitativa dos sistemas e processos socioambientais. Análise e representação dos processos socioambientais por meio de modelos cognitivos e matemáticos.
Projetos associados:
- Modelagem de sistemas e processos ambientais;
- Desenvolvimento e aplicação de processos de avaliação, monitoramento e gerenciamento ambiental.
Planejamento e desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental visando ao desenvolvimento sustentável. Planejamento e implementação de estratégias de conservação dos recursos naturais e da diversidade socioambiental.
Projetos associados:
- Planejamento e implantação de métodos de diagnóstico, intervenção e controle ambiental;
- Planejamento e implantação de propostas de educação ambiental;
- Planejamento e implantação de programas de saúde e meio ambiente;
- Planejamento e implantação de propostas de gerenciamento ambiental.
Avaliação da influência antrópica na qualidade ambiental e vice-versa. Caracterização quantitativa e qualitativa dos sistemas e processos socioambientais. Análise e representação dos processos socioambientais por meio de modelos cognitivos e matemáticos.
- Projetos associados:
- Modelagem de sistemas e processos ambientais;
- Desenvolvimento e aplicação de processos de avaliação, monitoramento e gerenciamento ambiental.
Planejamento e desenvolvimento de sistemas de gestão ambiental visando ao desenvolvimento sustentável. Planejamento e implementação de estratégias de conservação dos recursos naturais e da diversidade socioambiental.
Projetos associados:
- Planejamento e implantação de métodos de diagnóstico, intervenção e controle ambiental;
- Planejamento e implantação de propostas de educação ambiental;
- Planejamento e implantação de programas de saúde e meio ambiente;
- Planejamento e implantação de propostas de gerenciamento ambiental.
Introdução à pesquisa qualitativa. Definição e tipos de conhecimento, métodos de coleta e análise de dados qualitativos. Tipos e estratégias de análise qualitativa. Dados verbais e multifocais. Análise de documentos, conteúdo e discurso.
Bibliografia básica
ANGROSINO, M. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BANKS, M., Dados visuais na pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARBOUR, R., Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: LDA, 2004.
FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3a. Ed., Porto Alegre: Artmed, 2009.
FLICK, U.Qualidade na pesquisa qualitativa, Porto Alegre: Artmed, 2009.
GIBBS, G., Análise de Dados Qualitativos. Porto Alegre: Artmed, 2009.
SARTI, C. e DUARTE, L.F.D. (org) , Antropologia e ética: desafios para a regulamentação. Brasília: UNB/ABA, 2013.
Bibliografia complementar
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 10719:2002. Apresentação de relatórios técnico-científicos. Rio de Janeiro: ABNT; 2002.
BASTOS, C. L.; KELLER, V. Aprendendo a aprender. Curitiba: Livros HDV, 1989.
DEMO, P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.
MEDEIROS, J. B. Redação Científica – A prática de fichamentos, Resumos, Resenhas. São Paulo: Atlas, 1997.
Estudo de conceitos para a compreensão e aplicação prática de técnicas univariadas e multivariadas, para a exploração gráfica e análise de dados. Os alunos deverão utilizar programas computacionais para exploração dos dados e construção de gráficos relevantes aos temas tratados. [Treinamento para o uso do programa computacional; normalidade, correlações e regressões lineares, estatística não-paramétrica e paramétrica; Análise de ensaios fatorais; Introdução à análise multivariada: Análise de agrupamentos; Análise de Componentes Principais (ACP); Análise de Carrespondência (AC); Análise de Redundância (RDA); Técnicas de regressão: Regressão Linear Múltipla (MR) e Modelos Lineares Generalizados (GLM)].
Bibliografia Básica
HAIR, Joseph; BLACK, William C.; BABIN, Barry B.; ANDERSON, Rolph E.; TATHAM, Ronaldo L.; Análise Multivariada de Dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
TRIOLA, M.F. Introdução à Estatística. 7ª Ed. Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., 1999, 40 pp.
PEREIRA, J.C.R., Análise de Dados Qualitativos. São Paulo: Editora da USP, 1999.
WONNACOTT, J.R.; WONNACOTT, T.H. Fundamentos de Estatística. Livros Técnicos e Científicos, 1985, 355 pp.
LY, B.J.F. Métodos Estatísticos Multivariados: Uma Introdução. 3ª Ed. Bookman, 2008, 229 pp.
Bibliografia Complementar
ZAR, Jerrold H. Biostatistical Analysis. 5th Ed. Prentice-Hall/Pearson, 2010, 944 pp.
GOTELLI, N.J., ELLISON, A.M., Princípios de Estatística em Ecologia. Porto Alegre: Artmed, 2011.
CARVALHO, H. Análise Multivariada de Dados Qualitativos. 1ª Ed. Edições Sílabo, 2008, 261 pp.
SIEGEL, S. Estatística não paramétrica para ciência do comportamento. 2006
VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística.2008. 360p.
CALLEGARI-JACQUES, S.M. Bioestatística: princípios e aplicações. 2003. 255p.
LEVINE, David L.; BERENSON, Mark L.; STEPHAN, David. Estatística: Teoria e Prática usando Microsoft Excel em Português. Rio de Janeiro: LT C, 2000.
SCHROEDER, Larry D.; SJOQUIST, David L.; STEPHAN, Paula E. Understending Regression Analysis: an introductory guide. Newbury Park, Sage, 1986.
SIEGEL, Sydney; CASTELLAN JR, N. John. Estatística Não-paramétrica para Ciências do Comportamento. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
NETEMEYER, Richard G.; BEARDEN, William O.; SHARMA, Subhash. Scalling Procedures: Issues and Applications. Thousand Oaks: Sage, 2003.
OTT, W.R., Environmental Statistics and Data Analysis. Boca Raton: CRC Press
A Política Nacional do Meio Ambiente. O SISNAMA – Sistema Nacional do Meio Ambiente. Aspectos políticos, institucionais e técnico-científicos da avaliação de impacto ambiental. Avaliação de impactos ambientais, conceito e roteiro para elaboração de Estudos de Impactos Ambientais (EIA) e Relatório de Impactos Ambientais (RIMA). Metodologias de estudos de impacto ambiental – Avaliação Ambiental Estratégica, PRAD, PCAQ, RCA e outros. Programas de Monitoramento. Comunicações de riscos.
Bibliografia básica:
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JULIEN, B. et al. An Environmental Impact Identification System. Journal de Environmental Management, v.36, p.167-184. 1992.
LAWRENCE, D. Environmental Impact Assessment: Practical solutions to recurrent problems. New York: John Willey. 2003.
MARTINS, Patrick Thomaz de Aquino e WANDERLEY, Lilian de Lins. Dinâmica de ocupação espacial de áreas contíguas (período 1987-2008) e sua relação com tensores de origem antrópica no manguezal do Rio Cachoeira, Ilhéus, Bahia. Soc. nat. (Online) [online]. 2009, vol.21, n.2 [citado 2010-06-22], pp. 77-89 .
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Bibliografia básica
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FERGUSSON J.E. Inorganic Chemistry and the Earth. Pergamon Press, Oxford, 1985. 400 p
FERGUSSON J.E. The Heavy Elements: Chemistry, Environmental Impact and Health Effects. Pergamon Press, Oxford, 1991. 614 p.
HEMOND, Harold F., FECHNER, Elizabeth J. Chemical Fate and Transport in the Environment, Academic Press, 2000.
LEHR, J. Standard Handbook of Environmental Science, Health and Technology, McGraw Hill, 1600 p, 2000.
MANAHAN, S.E. Environmental Chemistry. CRC, 2009. 744 p.
MANAHAN, S.E. Fundamentals of environmental chemistry. (3a. Ed.) CRC Press Inc., 2008. 1048 p
-MOORE, J.W. e MOORE, E.A. Environmental chemistry. Nova Iorque: Academic Press, 500 p., 1976.
-O-NEILL, P. Environmental Chemistry (2nd ed.). Chapman & Hall, London, 1993. 268 p.
RAMASWAMI, A.; MILFORD, J.B.; SMALL, M.J. Integrated Environmental Modeling: Pollutant Transport, Fate, and Risk in the Environment Wiley, 2005. 688 p.
Bibliografia complementar
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SCHULZE, T.; WEISS, S.; SCHYMANSKI, E.; CARSTEN VON DER OHE, P., SCHMITT-JANSEN, M.; ALTENBURGER, R.; STRECK, G.; BRACK, W. Identification of a phytotoxic photo-transformation product of diclofenac using effect-directed analysis. Environmental Pollution, 158 (5), 1461-1466, 2010.
IBANEZ, J.G., HERNANDEZ-ESPARZA, M., DORIA-SERRANO, C., FREGOSO-INFANTE, A., SINGH, M.M. Environmental Chemistry,. New York, Springer, 334 p. 2007.
PULFORD, I., FLOWERS, H. Environmental Chemistry at a Glance. Oxford, Blackwell Publishing 144 p. 2006.
ATKINS, P. e JONES, L. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. Porto Alegre, Bookman, 914p. 2001.
Bibliografia complementar
Random Data: Analysis and Measurement Procedures – J. S. Bendat e A. G. Piersol;
Environmental Statistics and Data Analysis – W. R. Ott;
Using Statistics to Understand the Environment – C. P Wheater, P. A. Cook e J.
Wright.
Harvard Business Review on Decision Making, 2001.
Smart Choices – a practical guide to making better life decisions. Hammond, J. S.,
Keeney, R. L.; Raiffa, H., Broadway Books, 2002.
Fundamentals of Decision Making and Priority Theory with the Analytic Hierarchu
Process – Saaty, T. L., RWS Publications, 2006.
Getting it Right the First Time – Russo, J. E.; Schoemaker, P. J. H., Currency
Doubleday, 2002
Origens do problema: a questão energética e o padrão de consumo. Efeito estufa, aquecimento global e destruição da camada de ozônio e sinergias para o processo de mudanças climáticas. Histórico dos impactos relacionados à atmosfera e criação de infra-estrutura técnica e política para a mitigação das mudanças climáticas. Os relatórios do IPCC e o Protocolo de Quioto. Gases de Efeito Estufa (GEEs): contribuições para as mudanças climáticas e suas dinâmicas ambientais. Mecanismos de flexibilização do Protocolo de Quioto: Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL), Implementação Conjunta e Mercado de Emissões. Mercado de carbono e seus diferentes escopos. Projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL): requisitos de elegibilidade e principais metodologias. Tipos potenciais de projetos de MDL. Concepção e tramitação de um projeto de MDL. Inventários de emissões atmosféricas e seus mais diversos níveis: municipal, estadual e nacional. Situação atual, cenários e tendências para o mercado de carbono.
Bibliografia Básica:
BAYON, R, HAWN, A.; HAMILTON, K. Voluntary carbon markets: an international business guide to what they are and how they work. London: Earthscan, 2007.
BURROUGS, W. J. Climate Change: A multidisciplinary approach. 2nd. Cambridge: Cambridge University Press, 2007
SEIFFERT, M. E. B. Mercado de Carbono e Protocolo de Quioto: oportunidades de Negócio na Busca da Sustentabilidade. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009. v. 1. 202 p.
TIETENBERG, T. H. Emissions Trading: Principles and Practice. 2 ed. Washington: Resources for the Future, 2006.
YAMIN, F. Climate change and carbon markets: a handbook of emission reduction mechanisms. London: Earthscan, 2006.
Bibliografia Complementar:
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Gases do Efeito Estufa. Parte 1: Especificação e orientação a organizações para quantificação e elaboração de relatórios de emissões e remoções de gases do efeito estufa, 2007.
ABNT – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. Gases do Efeito Estufa. Parte 2: Especificação e orientação a organizações para quantificação e elaboração de relatórios de emissões e remoções de gases do efeito estufa, 2007.
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL) . Energia Solar, 2008.
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL). Energia Eólica, 2008.
ANDERSON, J. E BRADLEY, R. Joint Implementation and emissions trading in Central and Eastern Europe. In: YAMIN, F. Climate change and carbon markets: a handbook of emission reduction mechanisms. London: Earthscan, 2006.
ASSUNÇÃO, J. V. Controle ambiental do ar. In: PHILLIP, J. R.; ROMÉRIO, M. A.; BRUNA, G. C. Curso de Gestão Ambiental. Barueri: Manole, 2004.
BAIRD, C. Química Ambiental. Porto Alegre: Bookman, 2002.
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Introdução à disciplina, explicação sobre o plano de negócios e prova. Introdução ao Empreendedorismo. Plano de Negócios, Parte I (Conceito do Negócio, Mercado e Competidores, e Produtos e Serviços). Plano de Negócios, Parte II (Estrutura e Operações, Marketing e Vendas, Análise Estratégica, e Finanças). Parte I: Apresentação sobre mais alguns tópicos de Empreendedorismo; Parte II: Acompanhamento da elaboração dos Planos de Negócios.
Bibliografia Básica
DORNELAS, J. C. A. Plano de negócios: seu guia definitivo. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2011.
DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. 1ª Edição, 288 p., 2001.
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MOREIRA, H. L. Elaborando um Plano de Negócios, ISBN:978-85-82454-42-8, 138 p., 2017.
Conhecimentos e Técnicas necessários par a Atividade docente não ensino superior. Principais Aspectos Que da contribuem para à Formação de professor de hum bom: Atração de Alunos; Avaliação; Conteúdo; Desenvolvimento Docente; Metodologia de ensino; Motivação; Organização do Curso; Relacionamento com OS Alunos; PREPARACAO de Aulas; Técnicas de ensino;Teoria da Aprendizagem; Valores. Prática docente supervisionada, incluíndo Acompanhamento, Observação, elaboração e Prática los sala de aula de Graduação. Desenvolvimento de hum PLANO DE ENSINO (Conforme o Modelo da Instituição) de UMA disciplina Opaco CONSTA nn Currículos da Graduação da Universidade Positivo e com a quali tenha alguma Afinidade.
Bibliografia Básica: CHINOWSKY, pp S., BROWN, H., SZAJNAMAN, A., REALPH, A. Desenvolvimento de paisagens conhecimento através de Project-Based Learning. Jornal de Assuntos profissionais em Educação e Prática de Engenharia, pp 118-124. ASCE.Abril 2006. FOX, MA, Hackerman, N. avaliação e melhoria de Graduação de Ensino. In: Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Washington, DC, The National Academies Press, 2003. BARLAZ, MA, Honestidade na publicação. Jornal de Engenharia Ambiental, pp 665. ASCE, maio. 2005. BAUMEISTER, M., Starke, J., Melhorar a confiança do aluno através de Aprendizagem metacognative. Jornal de Assuntos profissionais em Educação e Prática de Engenharia, pp 145-148. ASCE, outubro de 2002. Budny, D., Addding Assessoria e Mentoring para um currículo integrado Freshmen. Conferência Internacional sobre Enginnering Educação. pp 15-20. Oslo, Noruega, agosto 2001 CEAP -. Centro Pedagógico de Apoio ao Professor. Estudando e Aprendendo no Ensino Superior. UnicenP, 2004. 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Origem e evolução dos conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Questões ambientais locais, regionais e globais que afligem a humanidade. Desenvolvimento, crescimento econômico, desigualdade social e cultura; qualidade de vida, condições de sobrevivência, progresso; tecnologia, desenvolvimento e meio ambiente. Relação economia e natureza em diferentes contextos sociais. Conservação, manejo e uso sustentável dos recursos ambientais. Sujeitos da conservação ambiental e do desenvolvimento sustentável e seus processos sociais: indivíduo, sociedade e natureza; estratégias de interação e organização social. Meio ambiente e complexidade: natureza multidimensional e multidisciplinar. Agenda 21.
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Organismos e meio ambiente: restrições impostas por sua história evolutiva; condições ambientais: variação no espaço e tempo e limites à distribuição das espécies; recursos ambientais: consumo por diferentes tipos de organismos; natureza das interações com os recursos; e presença e abundância de uma espécie e seu valor ecológico na comunidade. Dinâmica de populações: interações intra-específicas por recursos (compartilhados) com suprimento restrito; migração: imigração e emigração; dispersão animal e vegetal; capacidade dos organismos de sobreviver em ambientes desfavoráveis e colonizar ou explorar locais propícios. Interações populacionais: competição interespecífica; natureza da predação e dinâmica de populações de presa e predador; decomposição e detritivoria; parasitismo e doença; e interações mutualísticas. Organização e dinâmica de comunidades: influência de interações populacionais na estrutura de comunidades; padrões na riqueza em espécies. Natureza dos ecossistemas: padrões no espaço e no tempo. Fluxos de energia e matéria através dos ecossistemas: produtividade primária e fatores que a limitam; seu destino em contextos terrestres e aquáticos; relações entre fluxo de energia e ciclagem de nutrientes. Conservação e manejo de populações naturais. Biodiversidade, Biomas e Biogeografia.
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I. Microeconomia: Falhas de mercado e bem-estar
a. Teoria do bem-estar e alocação eficiente de recursos,
b. Externalidades,
c. Bens públicos,
d. Direitos de propriedade,
e. Taxas,
f. Direitos negociáveis,
g. Comportamento do consumidor,
h. Análise de investimentos:
i. Custos,
ii. Receita,
iii. Risco,
II. Valor nos Recursos Naturais:
a. Avaliação do capital natural,
i. Sustentabilidade fraca;
ii. Sustentabilidade forte;
b. Custos econômicos e sociais,
c. Benefícios, bem estar e qualidade de vida;
i. Valor econômico;
ii. Valor econômico total;
iii. Qualidade de vida;
d. Desenvolvimento sustentável,
III. Macroeconomia:
a. Comércio internacional,
b. Crescimento e meio ambiente,
c. Empregos verdes,
d. Finanças,
e. Cidades: construção e espaço urbano,
f. Investimento direto estrangeiro,
IV. Tecnologia:
a. Oportunidades tecnológicas,
b. Inovação,
c. O paradigma da sociedade verde,
V. Políticas ambientais:
a. Regulação,
b. Políticas de incentivos,
c. Política ambiental no Brasil e no mundo:
i. Recursos hídricos,
ii. Biodiversidade,
iii. Uso da terra,
iv. Resíduos: sólidos, líquidos e gasosos,
v. Mudança climática,
vi. Energia,
vii. Recursos altamente contaminantes,
VI. Aspectos sócio-econômicos:
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O Solo (definição, fases, características, propriedades físicas, químicas e biológicas); Os poluentes do solo (Classificação dos poluentes, tipos de poluentes, química, fontes); Interação poluente-solo (tipos de interação, processos de transformação); mecanismos de poluição (mecanismos de transporte, tipos de processos); Monitoramento de solos contamiandos (Introdução, área contaminada, monitoramento, legislação); Análise de riscos (Introdução, diagnose, prognose, seleção de métodos de remediação, legislação); Remediação da poluição do solo (Escolha de métodos; Processos físicos e químicos; In situ – imobilização, volatilização, lavagem, técnicas eletroquímicas; Ex situ – escavação, tratamento térmico; Biorremediação microbiana – bioaumentação, landfarming, compostagem); O uso das plantas nas técnicas remediativas de contaminação ambiental. Interações solo/água-planta-microrganismos na fitorremediação. O efeito de plantas na degradação e toxicidade de contaminantes no solo. Reabilitação de solos em regiões contaminadas com petróleo e metais pesados.
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Conhecimentos e Técnicas necessários par a Atividade docente não ensino superior. Principais Aspectos Que da contribuem para à Formação de professor de hum bom: Atração de Alunos; Avaliação; Conteúdo; Desenvolvimento Docente; Metodologia de ensino; Motivação; Organização do Curso; Relacionamento com OS Alunos; PREPARACAO de Aulas; Técnicas de ensino;Teoria da Aprendizagem; Valores. Prática docente supervisionada, incluíndo Acompanhamento, Observação, elaboração e Prática los sala de aula de Graduação. Desenvolvimento de hum PLANO DE ENSINO (Conforme o Modelo da Instituição) de UMA disciplina Opaco CONSTA nn Currículos da Graduação da Universidade Positivo e com a quali tenha alguma Afinidade.
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Linguagem técnico-científica.
Práticas de redação científica.
Regras gramaticais: ortografia; pontuação; sintaxe de regência e colocação.
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Introduzir os conceitos e definições relacionados à qualidade ambiental urbana. Visão histórica da urbanização e seus impactos ambientais. Definição de cidade e os principais aspectos que caracterizam as áreas urbanas. O Planejamento urbano, a mobilidade, a exclusão socioespacial e os problemas socioambientais. A qualidade ambiental urbana: o ar, a poluição atomosférica, as águas, e as áreas verdes. A importância desses elementos para a saúde e bem-estar dos habitantes das cidades e para a sustentabilidade do planeta. Índices e indicadores de qualidade de vida urbana.
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Apresentação de seminários pelos discentes, retratando a evolução do projeto de dissertação.
Referências dependem do tema de dissertação.
Normas ABNT para apresentação de trabalhos.
A relação indivíduo, sociedade, cultura e ambiente natural; sociedades tradicionais, sociedades complexas e problemas ambientais; o rural e o urbano e sua relação com o meio ambiente; os conceitos de diversidade, alteridade e sua aplicação na identificação de público-alvo das intervenções no campo da gestão ambiental; considerações sobre o imaginário social, a cultura e as diferentes percepções relacionadas à natureza; meio ambiente e sociedade de classes: o modelo capitalista e sua relação com os problemas ambientais; consumo e meio ambiente; grupos sociais e a construção de redes sociais que constituem o tecido social; organização social e participação popular.
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