Bonde: docente explica a diferença entre alimentos diet, light e zero

28/03/2023

Ao iniciar uma dieta de emagrecimento, as pessoas dão preferência a alimentos e bebidas diet, light
e zero, sem distinção. Porém, o que muitos ignoram é o fato de existirem diferenças importantes entre essas classificações de alimentos.

Por isso, a nutricionista, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e professora do curso de Nutrição da Universidade Positivo (UP), Mariana Etchepare, foi destaque no Bonde, portal de Londrina, explicando a diferença entre essas nomeclaturas.

Confira:

Saiba a diferença entre alimentos diet, light e zero

Um levantamento realizado pela World Obesity Federation apontou que, até 2030, quase 30% da população adulta do Brasil deverá estar obesa. Dados revelados pelo relatório de 2021 da Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), indicam que, atualmente, esse número já está em 22%.

Ao iniciar uma dieta de emagrecimento, as pessoas dão preferência a alimentos e bebidas diet, light
 e zero, sem distinção. Porém, o que muitos ignoram é o fato de existirem diferenças importantes entre essas classificações de alimentos, inclusive um deles não sendo saudável, principalmente para quem busca perder peso. Por conta disso, é necessário ficar atento ao o que cada um deles leva em suas composições antes de consumi-los.

Diet

Os alimentos diet são recomendados para dietas com restrição de nutrientes, como açúcar, carboidrato, gordura, proteína, sódio etc. É quando um determinado nutriente é totalmente retirado da composição do alimento, explica a nutricionista, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos e professora do curso de Nutrição da Universidade Positivo (UP), Mariana Etchepare. “O alimento diet deve garantir ao consumidor que aquela substância que ele não pode ingerir foi retirada do produto. Por exemplo, uma pessoa diabética tem restrição de açúcar. Se o açúcar foi retirado desse alimento, é um produto diet”, revela Mariana […]

Continue lendo aqui.