Pesquisa inédita da UP sobre sensor que mede pressão intracraniana por wi-fi ganha destaque na imprensa nacional

07/03/2023

Uma pesquisa inédita desenvolvida na UP pretende revolucionar o tratamento de pacientes neurológicos graves. Trata-se de um sensor intracraniano em fibra óptica, sem cabos, com conectividade wi-fi que mede a pressão cerebral em tempo real e manda os resultados para um aplicativo de celular. Fruto do doutorado do médico e neurocirugião Erasmo Barros da Silva Junior, discente da UP na linha de Biotecnologia Industrial, a pesquisa foi publicada na Neurosurgery, uma das revistas médicas mais importantes do mundo na especialidade e, também, ganhou destaque na imprensa por meio da matéria publicada na Revista Galileu.

Confira:

Brasileiro desenvolve sensor que mede pressão intracraniana por wi-fi

Nova tecnologia promete facilitar rotina hospitalar e melhorar avaliação de pacientes neurológicos críticos, diminuindo riscos de hemorragias e infecções

Em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), medir a pressão intracraniana (PIC) de pacientes em estado grave de problemas neurológicos é um procedimento rotineiro e necessário. A monitoração invasiva, feita através de um cateter colocado no cérebro, foi iniciada na década de 1960 e é utilizada até hoje em diversos países. No entanto, não houve atualizações que tenham acompanhado a evolução tecnológica dos dias de hoje.

Mas, em breve, pode ser possível ver avanços. Isso por conta de um dispositivo desenvolvido pelo médico Erasmo Barros da Silva Júnior, neurocirurgião em um consórcio interdisciplinar entre a Universidade Positivo (UP), a BMR medical, a Orakolo Tecnologia e o Instituto de Neurologia de Curitiba. O projeto é um sensor intracraniano em fibra óptica, sem cabos e com conectividade wi-fi que mede a pressão cerebral em tempo real e manda os resultados para um aplicativo de celular. A iniciativa foi publicada na edição de março deste ano da revista Neurosurgery.

Continue lendo aqui.