Centro de Psicologia


O Centro de Psicologia da Universidade Positivo, localizado no térreo do Bloco Amarelo da Universidade Positivo – campus Sede – Ecoville, tem como objetivo oportunizar um espaço de prática profissional para os acadêmicos do curso à medida que desenvolve projetos para atender tanto a comunidade interna (acadêmicos, professores e funcionários) quanto a comunidade externa (população em geral).

Os acadêmicos do curso conduzem as atividades sempre orientados e supervisionados pelos professores do curso de Psicologia.


Programas e Serviços prestados:

 

Triagem:
Entrevista clínica inicial com o objetivo de avaliar a necessidade de atendimento, bem como o melhor encaminhamento para cada situação, tais como:

 

Atendimento psicológico para crianças, adolescentes e adultos:
Psicoterapia individual e/ou em grupo, para queixas relativas à Psicologia (ansiedade, depressão, estresse, dificuldade em relacionamentos interpessoais, entre outros).

 

Programa de Orientação e Reorientação Profissional: Tem como objetivo auxiliar na escolha profissional compatível com o mercado de trabalho, associado aos desejos, valores, interesses e crenças pessoais.

 

  • Programa de Intervenção Psicológica Centrada na Aprendizagem (PIPA): Atende crianças de 8 a 11 anos que apresentam dificuldades de aprendizagem de leitura e escrita, bem como dificuldades acadêmicas gerais (hábitos de estudo, motivação, organização, autoestima.).

 

Serviço de acolhimento e proteção à criança e ao adolescente (SAPECA):  Criação, desenvolvimento e implementação de projetos voltados à defesa, proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

 

VIDORA: Práticas em psicologia voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e relacionamentos abusivos. Realiza atendimento individual e/ou grupo, roda de conversa e acolhimento psicológico de pessoas que estiveram e/ou estão envolvidas em situação de violência doméstica e relacionamento abusivo, independente de gênero ou faixa etária.

 

UP por Elas: Acolhimento e Orientação Multiprofissional para Mulheres Vítimas de Violência

 

Serviço de Avaliação Diagnóstica: Processo de investigação de demandas psicológicas com coleta de dados por meio de entrevista, aplicação de testes e observação para análise de resultados.

 

Grupo de intervenção precoce com bebês: Realiza intervenção em grupo para atividades que propiciam pleno desenvolvimento do bebê e vínculo com os cuidadores diretos.

 

Grupo de prática parentais (GPP): Grupo de intervenção com pais e cuidadores diretos de crianças e adolescentes, com o objetivo de desenvolver práticas educativas parentais que auxiliem no desenvolvimento de estratégias para promover educação dos filhos, apoio emocional e estímulo à autonomia.

 

(*) A oferta desses programas pode variar de acordo com a procura e o período do ano.

 

Atendimentos:
Segunda a sexta-feira, 8:00 às 12:00, 14:00 às 17:00 e 18:00 às 21:00;
Sábado, das 8h às 12h;
Local: Ecoville Bloco Amarelo

 

Agendamentos:
Telefone: (41) 3317-3059
Whatsapp: (41) 99981-0177
E-mail: centrodepsicologia@up.edu.br