Núcleo de Prática Jurídica


O Núcleo de Prática Jurídica é o órgão que faz a gestão das atividades práticas do curso de Direito. Essas atividades são desenvolvidas nos escritórios modelo e postos avançados em que os alunos realizam seu Estágio Supervisionado.

 

O escritório modelo, vinculado ao curso de Direito, oferece aulas práticas em ambientes que simulam o mundo real, possibilitando ao acadêmico desenvolver uma série de habilidades e competências que incluem: contato com o cliente, capacidade de filtragem do que é juridicamente relevante, definição da melhor estratégia para o problema exposto pelo atendido, realização de pesquisas jurídicas que auxiliem na definição da melhor solução para o caso apresentado, capacidade de sintetizar os fatos expostos fazendo a devida subsunção e elaboração das peças processuais.

 

Além disso, o NPJ viabiliza o acesso à ordem jurídica justa, tendente a garantir aos cidadãos a eficácia e a concretização dos seus direitos, nutrindo a reflexão do aluno sobre o alcance do Direito como mecanismo de proteção do mais vulnerável e de garantia dos direitos fundamentais, e cumprindo, assim, uma relevante função social.

 

Dessa forma, se fortalece como instrumento pedagógico ao proporcionar práticas objetivas de ensino e aprendizagem, e se impõe como importante recurso para a comunidade em termos de oferta de serviços jurídicos.

 

 

Atendimentos:
Os atendimentos abrangem várias áreas do Direito, sendo Direito de Família, Direito do Consumidor, Direito Previdenciário, Direito Criminal e Cível em geral. Os casos mais comuns são os de solicitação de pensão alimentícia, pedidos de divórcio, guarda de filhos, previdência social e os relativos a conciliação e arbitragem junto ao Juizado Especial Cível.

 

Escritório Modelo Evandro Lins e Silva – Ecoville
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Tel.: (41) 3317-3030 / Whatsapp: 98751-5528

E-mail: administrativonpj@up.edu.br
Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300

 

Escritório Modelo Evandro Lins e Silva – Santos Andrade
Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Tel.: (41) 3068-7881 – ramal 5008/ Whatsapp: 98723-6510
E-mail: npj.santosandrade@up.edu.br
Rua XV de novembro, 950

 

Posto Avançado dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública
Segunda a sexta-feira, 12h às 19h
Atendimento apenas presencial
Av. Anita Garibaldi, 750

 

Posto Avançado dos Juizados Especiais Federais
Segunda a sexta-feira, 8h às 17
Atendimento apenas presencial
Rua Voluntários da Pátria, 532