O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Positivo (UP), conceito 4 na avaliação da CAPES, iniciou suas atividades em 2005 com o curso de Mestrado e, em 2008, expandiu-se com o curso de Doutorado, ambos acadêmicos. Desde então, consolidou-se como um importante centro de formação de pesquisadores e profissionais da área de Administração no Paraná.
O programa tem como missão principal ampliar e aprofundar a formação obtida na graduação e pós-graduação, promovendo o desenvolvimento do conhecimento científico e tecnológico. Com isso, forma docentes para o ensino superior e qualifica profissionais para atuarem na gestão de organizações a partir da formação stricto sensu.
A área de concentração da produção de conhecimento e impacto do PPGA é “Organizações, Gestão e Sociedade”. Nesse sentido, o programa se destaca pela investigação e compreensão das complexas relações entre as organizações produtivas e a sociedade, sempre com foco nas atividades e processos de gestão.
Ao longo de sua trajetória, o PPGA-UP formou diversos egressos que se tornaram docentes em instituições de ensino superior, públicas e privadas, e gestores em empresas de diferentes setores. O programa mantém o compromisso de oferecer uma formação acadêmica de excelência, preparando seus alunos para os desafios do mercado e para a produção de conhecimento relevante para a sociedade.
Mestrado em Administração
O Mestrado em Administração da Universidade Positivo responde às necessidades das sociedades paranaense e brasileira no que concerne aos desafios nos campos de análise organizacional, da estratégia e inovação em organizações, entendidos como campos que devem ser estreitamente articulados. Por isso, o curso objetiva formar mestres qualificados para o desenvolvimento de atividades de gestão, pesquisa e ensino, a partir de uma sólida formação científica capaz de desenvolver capacidade analítica e reflexiva, tanto no mundo acadêmico como no mundo empresarial.
Doutorado em Administração
O curso de Doutorado em Administração da Universidade Positivo é recomendado para profissionais que já detém certa experiência em atividades de pesquisa e gestão. A sua proposta pedagógica é diferenciada por ser focada no desenvolvimento da autonomia do pesquisador, ampliando sua capacidade na pesquisa e produção de conhecimento científico de alto impacto e valor, bem como permitindo a sua aplicação imediata na prática gerencial e consultoria. Com ampla formação metodológica e teórica, o Doutorado em Administração da UP segue a tendência atual de integração entre diversos campos de saber e especialidades, sendo referência nacional tanto na criação como na disseminação do conhecimento científico.
Luiz Gustavo Alves de Lara
Eduardo André Teixeira Ayrosa
Luiz Gustavo Alves de Lara
Coordenação Adjunta
Eduardo André Teixeira Ayrosa
Inovação, Sustentabilidade e Estratégia
Esta linha de pesquisa se concentra na relação entre inovação, estratégia e sustentabilidade, explorando como a inovação pode ser utilizada para promover o desenvolvimento sustentável em diferentes contextos. Os temas de pesquisa incluem sistemas de inovação, modelos de negócios inovadores, gestão digital, tecnologias da informação, inteligência artificial, inovação para a sustentabilidade, organizações sustentáveis e governança para a sustentabilidade. Além disso, a linha investiga as relações entre inovação e estratégia, buscando compreender como as empresas podem criar valor e vantagem competitiva a partir da inovação.
Estudos Organizacionais
Esta linha de pesquisa se dedica ao estudo aprofundado da realidade organizacional e suas interações com a sociedade. A partir de uma perspectiva interdisciplinar, a linha investiga as diferentes formas de gestão, considerando os processos sociais, culturais e históricos que influenciam o contexto organizacional. Os temas de pesquisa incluem comportamento organizacional, comunicação nas organizações, cultura organizacional, relações de poder, identidade organizacional e aprendizagem organizacional. Assim, a linha busca compreender criticamente as complexidades das organizações, construindo conhecimento para intervenções na relação entre as organizações, os sujeitos e a sociedade.
Disciplinas Obrigatórias do Curso de Mestrado:
Análise Organizacional (45 horas)
Metodologia de Pesquisa em Administração (45 horas)
Métodos Quantitativos de Pesquisa em Administração (45 horas)
Métodos Qualitativos de Pesquisa em Administração (45 horas)
Seminário de Dissertação (15 horas)
Disciplinas Obrigatórias do Curso de Doutorado:
Procedimentos Qualitativos Avançados de Pesquisa (45 horas)
Procedimentos Quantitativos Avançados de Pesquisa (45 horas)
Epistemologia da Administração (45 horas)
Métodos Quantitativos de Pesquisa em Administração (45 horas)
Métodos Qualitativos de Pesquisa em Administração (45 horas)
Análise Organizacional (45 horas)
Cultura, Identidade e Mudança em Organizações (Obrigatória de linha) (45 horas)
Teorias da Inovação (Obrigatória de linha) (45 horas)
Disciplinas Optativas do Programa:
Administração Estratégica (45 horas)
Análise da Prática em Organizações (45 horas)
Análise Institucional e Organizações (45 horas)
Organizações, Ambiente Legal e Instituições (45 horas)
Organizações, Cultura e Consumo (45 horas)
Organizações Estado e Sociedade (45 horas)
Organizações, Discurso e História (45 horas)
Comportamento Organizacional (45 horas)
Estratégia e Competências (45 horas)
Gestão da Inovação (45 horas)
Inovação e Sustentabilidade (45 horas)
Tecnologia, Organizações e Sociedade (45 horas)
Gestão de Startups (45 horas)
Estratégias de Internacionalização (45 horas)
Inovação e Economia Circular (45 horas)
Tópicos Especiais de Estudos Organizacionais (45 horas)
Tópicos Especiais de Inovação, Sustentabilidade e Estratégia (45 horas)
Confira aqui.
Luiz Pereira Pinheiro Junior
A inteligência artificial (IA) tem sido cada vez mais utilizada em diversas áreas, como: (1) educação, (2) saúde, (3) varejo e (4) agronegócio (Dwivedi et al. 2021). Na educação, a IA pode ser utilizada para personalizar o ensino e melhorar o desempenho dos alunos. No varejo, a IA pode ser utilizada para melhorar a experiência do cliente e aumentar as vendas. No agronegócio, a IA pode ser utilizada para melhorar a produtividade e reduzir os custos. Na saúde, a IA pode ser utilizada para melhorar o diagnóstico e tratamento de doenças (Pinheiro Torres, 2022). Neste sentido o Laboratório de Pesquisa AiLaBs é um projeto que visa contribuir de forma aplicada e prática na elaboração de modelos nessas quatro áreas. Possui uma característica multidisciplinas de pesquisadores nas distintas áreas de: negócios, educação, engenharias, tecnologia entre outras. Nosso website é: http://www.ailabs.info
Luiz Gustavo Alves de Lara
Eduardo Andre Teixeira Ayrosa
Campus Ecoville
De segunda a sexta-feira: das 8h às 17h45
Para acessar o Teste Vocacional e descobrir a carreira certa para você, preencha os campos abaixo.
É bem rapidinho!
Para que possamos agendar a sua vista, preencha o formulário abaixo.