Corpo Docente


  • Selecione outro idioma

  • Luiz Gustavo Alves de Lara

    Coordenador do PPGA - Linha de Estudos Organizacionais

    Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2006), mestrado (2015) e doutorado (2019) em Administração pela Universidade Positivo. Graduando em Psicologia pela UTP PR. Tem experiência como docente no ensino superior e também atuou no setor bancário. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração UP, membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração da Positivo Business School, da Câmara de Pesquisa e pós-Graduação e do Comitê de Extensão da Universidade Positivo. Está vinculado à linha de pesquisa Organizações, Mudança e Sociedade do PPGA-UP, é vice-líder do grupo de pesquisa Organizações, linguagem e Mudança social e desenvolve pesquisas na área de Estudos Críticos Organizacionais

    Google Scholar

    Orcid

    Research Gate

    Spell

    Currículo Lattes E-mail
  • Eduardo Andre Teixeira Ayrosa

    Coordenador Adjunto do PPGA - Linha de Estudos Organizacionais

    Sou doutor em Administração pela London Business School (University of London, 2001), mestre em Administração pela COPPEAD – UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1990), e Engenheiro Civil graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986). Atuo na área de Administração, com ênfase em Estudos de Consumo, Marketing, e Epistemologia e Metodologia de Pesquisa. Tenho concentrado meus esforços de pesquisa em temas relacionados a impactos do consumo sobre subjetividades e sociedades. Temas específicos de pesquisa incluem, por exemplo, formação de identidades e trabalho identitário em culturas de consumo; relações entre consumo e corpo / corporeidades; formas de resistência do consumidor; consumo, ação política, e voto; consumo de produtos da criação artística, esportes e entretenimento baseado em media. Desde 2015 tenho tido interesse especial em compreender as relações entre consumo e violência em suas diversas formas. Em Epistemologia e Metodologia de Pesquisa, tenho interesse em estudos relacionados à filosofia das ciências sociais e em métodos interpretativos de pesquisa.

    Google Scholar

    Orcid

    Spell

    Currículo Lattes E-mail
  • Alexandre dos Santos Cunha

    Linha de Inovação, Sustentabilidade e Estratégia

    Bacharelado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado em Direito Civil e doutorado em Fundamentos da Experiência Jurídica (Direito Privado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado em Estudos Interdisciplinares Latino-Americanos pela Universidade da República em Montevidéu, Uruguai. Atualmente, é professor titular dos programas de pós-graduação em Administração e Direito da Universidade Positivo e técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em exercício como Chefe de Gabinete da Presidência do Ipea em Brasília, DF. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: direito privado, acesso à justiça e estudos fronteiriços.

    Google Scholar

    Currículo Lattes E-mail
  • Carline Rakowski Savariz

    Linha de Inovação, Sustentabilidade e Estratégia

    Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2015) e mestrado em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2017). Possui doutorado em Ciências Contábeis e Administração na Universidade Regional de Blumenau – FURB. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Presidente do Núcleo Docente Estruturante – NDE Ciências Contábeis e CST em Marketing, Business School da Universidade Positivo. Supervisora de Estágio Obrigatório do Curso de Ciências Contábeis. Atua como professora universitária na Universidade Positivo

    Currículo Lattes E-mail
  • Caroline Coradassi Almeida Santos

    Linha de Estudos Organizacionais

    Doutora em Administração pela Universidade Positivo (UP). Mestre em administração pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Possui MBA em Gestão Empresarial pelo Centro de Ensino Superior de Maringá. Especialização em Pós-graduação em Tecnologias Aplicadas a Educação. Especialização em Docência e Performance na Educação a Distância. Graduação em Administração pela Universidade Estadual do Centro Oeste (UNICENTRO). Pesquisadora efetiva do grupo Informação, Direito e Sociedade (INFOJUS). E do grupo Organizações, Ambiente Legal e Instituições (ALEI). Professora conteudista nos cursos técnicos, de graduação e especialização, atua na produção de rotas de aprendizagem, elaboração de questões – padrão ENADE, gravação de aulas em estúdio, aulas interativas, produção e correção de projetos experimentais (INTERSABERES) e (UNINTER). Docente nos cursos da Escola de Negócios (UNIVERSIDADE POSITIVO). Docente em cursos de especialização (Centro Universitário Campo Real) e (BAGOZZI). Experiência profissional na área financeira e contábil (Centro Universitário Campo Real).

    Currículo Lattes E-mail
  • Danielle Denes dos Santos

    Linha de Inovação, Sustentabilidade e Estratégia

    Doutora em Administração pela Universidade Positivo com doutorado sanduíche pela TU DELFT (Faculty of Technology, Policy and Management) na Holanda. Estágio pós doutoral em Políticas para Tecnologia no Technion (Israel Institute of Technology) em Israel. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduada em Administração de Empresas pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e graduada em Comunicação Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é professora do PPGA (Programa de pós graduação em administração), do PPGAMB (Programa de pós graduação em gestão ambiental ) e da da Escola de Negócios na Universidade Positivo na área de inovação e sustentabilidade. Possui mais de 20 anos de experiência em magistério superior, tendo atuado em diversas instituições de ensino, entre elas a Universidade Positivo, a PUC- PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), a Uninter e a UTP (Universidade Tuiuti do Paraná). Avaliadora de artigos em eventos científicos internacionais. Elaboradora de itens para ENADE (processos gerenciais) ? INEP. Atuou por mais de 20 anos como consultora nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa de mercado e marketing empresarial, tendo desenvolvido diversos projetos de pesquisa qualitativos e quantitativos, com experiência em análise de dados e elaboração de relatórios de pesquisa de mercado. Áreas de interesse: Transição tecnológica, Teoria da inovação, Gestão da inovação, Políticas para tecnologia, Economia circular, Economia Colaborativa e Eco-sistema Empreendedor.

    Google Scholar

    Orcid

    Research Gate

    Spell

    Currículo Lattes E-mail
  • Edson Ronaldo Guarido Filho

    Linha de Estudos Organizacionais

    Economista pela Universidade de São Paulo (1997), Mestre (2000) e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2008). É professor do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (DECIGI/UFPR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (PPGGI/UFPR) e dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UP) e em Direito (PPGD/UP) da Universidade Positivo. Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília, atuando no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UnB). Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES) e desenvolvedor do SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library). Na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), atuou no Comitê Científico da Divisão de Estratégia em Organizações (2015-2017) e na liderança do tema Estratégia e Instituições (2009-2010) e Perspectivas Sociológicas e Organizacionais da Estratégia (2011-2014). Atuou como líder do tema Processo Estratégico no SemeAd (2016-2017). É líder do grupo de pesquisa em Informação, Direito e Sociedade (InfoJus), da Universidade Federal do Paraná, e do grupo Organizações, Estratégia e Instituições da Universidade Positivo, onde coordena a linha de Organizações, Ambiente Legal e Instituições. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Administração da Justiça (AJUS), da Universidade de Brasília. É revisor de projetos para agências de fomento nacionais. É avaliador de artigos científicos em eventos e periódicos da área de Administração. Desenvolve pesquisa sobre a relação entre organizações e o ambiente legal; administração da Justiça, organizações e estratégia a partir da relação entre agência, estrutura e interpretação, métricas da informação e estruturação do campo científico. Possui diversas publicações científicas em periódicos acadêmicos, livros e anais de eventos, com foco nas seguintes áreas de interesse: análise institucional, administração da justiça, sociologia da ciência, análises cientométricas e teoria das organizações. É bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. Foi Coordenador da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na CAPES para o período 2018-2022.

    Google Scholar

    Orcid

    Research Gate

    Spell

    Currículo Lattes E-mail
  • Fabio Vizeu Ferreira

    Linha de Estudos Organizacionais

    Com formação integral na área de Administração, o professor Fabio Vizeu tem doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. Atualmente é professor da Universidade Positivo, onde atua no Programa de Pós Graduação em Administração. Também atuou como Diretor Administrativo-Financeiro (gestão 2018-2020) da ANPAD, a maior associação científica da área de Administração na América Latina. Seus interesses de pesquisa são ligados às áreas de Estudos Organizacionais e Estratégia, com ênfase nos seguintes temas: Liderança, comunicação e discurso, desenvolvimento do pensamento estratégico, história da Administração, hermenêutica crítica. Atua como consultor na área de Estratégia, Análise Organizacional e comportamento nas organizações, tem diversas publicações em periódicos qualificados pelo sistema QUALIS/CAPES, além de livros e capítulos de livro. Participa de programas de rádio como comentarista na área de gestão e carreira, ministra palestras sobre seus interesses de pesquisa em empresas, Instituições de Ensino Superior e em órgãos públicos.

    Orcid

    Scopus

    Spell

    Currículo Lattes E-mail
  • Graziela Perretto Rodrigues

    Professora Colaboradora - Linha de Inovação, Sustentabilidade e Estratégia

    Doutora e Mestre em Administração pela UFPR. MBA em Gestão da Comunicação Empresarial, graduada em Tecnologia em Artes Gráficas (UTFPR) e em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UFPR). Docente dos cursos de graduação presenciais da Positivo Business School (Universidade Positivo). Atua como docente em cursos de graduação, pós-graduação, modalidade presencial e EAD desde 2016. Interesse em pesquisas nas áreas de Estratégia, ESG, Inovação e Sustentabilidade. Ampla experiência profissional nas áreas de Administração e Comunicação. Professora Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Positivo.

    Currículo Lattes E-mail
  • Luiz Pereira Pinheiro Junior

    Linha de Inovação, Sustentabilidade e Estratégia

    Doutor em Administração (2020-EAESP/FGV) e Visiting Scholar na Delft University of Technology (TUDelft) (2019/20). MSc. em ADM (2015-UFPR) e BSc. em ADM (2012). Possui interesse em: Inteligência Artificial, Análise de Dados e Métodos Quantitativos. [IA, Analytics & Digital]. Avaliador/Apresentador nas Conferências Nacionais (EnAnpad, SemeAd, EnADI e CONTECSI) nas Internacionais: AMCIS, Dg.o, IFIP-EGOV e nos Periódicos: RAM, REGE, RG&T, RAMA e IJIM. Atua como docente desde 2015. Trabalha na Universidade Positivo (UP) desde 2017. Atuou com gestão de KPI?s (Analytics) e qualidade acadêmica (IGC/CPC/ENADE/Capes) p/ Pró-Reitoria Acadêmica. Professor Assistente (parcial) no Programa de Pós-Graduação (PPGA-BSUP) na disciplina de Métodos Quantitativos e Gestão Digital (mestrado e doutorado). Pesquisador/Orientador na Linha de Inovação e Head no Laboratório de Pesquisa AI-LaBs ( www.ailabs.info ).

    Google Scholar

    Orcid

    Research Gate

    Spell

    Currículo Lates E-mail
  • Marcello Romani Dias

    Linha de Inovação, Sustentabilidade e Estratégia

    Com realização de Estágio Doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT), é Doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP/FGV) na Linha de Pesquisa Estratégia Empresarial, concluiu Pós-Doutorado na Bentley University (USA), e Licenciatura (Graduação) em Filosofia na Universidade Presbiteriana Mackenzie. É Mestre em Administração, na Linha de Pesquisa Sustentabilidade Organizacional pelo Centro Universitário da FEI (FEI). É especialista (Pós-Graduação) em Governança nos Negócios com foco em Direito, Economia e Gestão pela Fundação Instituto de Administração (FIA). É Bacharel (Graduação) em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Customer Relationship Management (ESPM). Atualmente cursa Licenciatura (Graduação) em História na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Como educador, é Professor Titular do Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental (PPGAMB) da Universidade Positivo (UP). Atua também como professor convidado na Fundação Getulio Vargas (FGV) e na Fundação Instituto de Administração (FIA), em cursos de Pós-Graduação, MBA, e no formato In Company. Tem interesse de pesquisa nas linhas de Estratégia Empresarial, especialmente no tópico de Internacionalização do Ensino Superior, em que orienta projetos de Iniciação Científica financiados pelo Cnpq, e de Sustentabilidade, especialmente no tópico de Negócios Sociais. Participa ativamente dos principais congressos de Administração em âmbito nacional, como os da ANPAD, e internacional, como o Academy of Management Annual Meeting (AOM), além de ter sólida publicação em periódicos científicos da área. Como gestor, é coordenador em programas executivos no âmbito do FGV Management, e sócio na Barbosa e Romani Educação e Assessoria LTDA. Seu trabalho inclui o desenho de cursos presenciais e virtuais, consultoria empresarial centrada na área de planejamento estratégico e liderança, elaboração de conteúdos em apostilas, videoaulas e podcasts, e desenvolvimento de publicações sobre os cursos realizados, por vezes no formato de cases empresariais. É sócio fundador da Schola Akadémia, escola virtual que oferta cursos acadêmicos livres. Como esportista, é piloto de automobilismo com passagem pelo campeonato da Mercedes-Benz Challenge Brasil (2021) e Fórmula 1600 (2019), e de kart, esporte que pratica desde os oito anos de idade.

    Google Scholar

    Orcid

    Research Gate

    ResearchId

    Spell

    Currículo Lattes E-mail
  • Nei Ricardo de Souza

    Professor Colaborador - Linha de Estudos Organizacionais

    Professor Tempo Integral da Universidade Positivo, nos cursos de graduação em Psicologia e Medicina. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa. Doutor em Filosofia, pela PUCPR (2021), área de concentração: Filosofia da Psicanálise. Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2005). Especialista em Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde da Família (2003), e graduado em Psicologia (1996) pela mesma Universidade. Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Positivo.

    Currículo Lattes E-mail
  • Rodrigo Assunção Rosa

    Linha de Estudos Organizacionais

    É Professor e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Positivo (PPGA/UP). Doutor em Administração de Empresas (2020) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP), tendo a Tese aprovada com distinção na linha de Estratégia Empresarial. Foi Visiting Researcher na Universidade de Zurich (UZH) entre 2018 e 2019. É Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Paraná (2015), na linha de Inovação e Tecnologia e também Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande (2013). Suas áreas centrais de pesquisa concentram-se nas abordagens organizacionais de processos e práticas, com foco nas temáticas de neurodiversidade, estratégia e mudança organizacional. Tem interesses de pesquisa no setor de Educação em seus diferentes níveis. Na área Ensino e Pesquisa, interesses em temas sobre periódicos científicos, publicação científica, bases e indexadores científicos. É líder do Grupo de Pesquisa Neurodiversidade e Trabalho (NeuroWork). Ajudou a idealizar e atualmente é pesquisador do Grupo de Pesquisa Interinstitucional Strategizing: Social Practices and Processes (CNPq). É membro integrante e colaborador do projeto Routines.Research.Community, comunidade científica internacional sobre Rotinas Dinâmicas (Routine Dynamics). É membro do Grupo de Trabalho de Publicações da ANPAD. É também Conselheiro editorial e revisor de periódicos nacionais e internacionais de Administração e parecerista dos congressos internacionais Annual Meeting of the Academy of Management (AOM) e Strategic Management Society (SMS) nas divisões de estratégia como prática, do Americas Conference on Information Systems (AMCIS), e dos congressos nacionais ANPAD e SEMEAD. Em 2020, foi premiado como Best Reviewer na divisão de Strategizing Activities & Practices (SAP) do Academy of Management (AOM) pelas contribuições como parecerista do evento e Outstanding Collaborator dos periódicos RAUSP (Emerald/USP) e Innovation & Management Review (Emerald/USP).

    Google Scholar

    Orcid

    Research Gate

    Spell

    Currículo Lattes E-mail