Impacto Acadêmico e Social

• Selecione outro idioma

A Universidade Positivo tem se dedicado de forma consistente em construir pontes entre a produção acadêmica de seus programas de pós-graduação e o mundo de práticas e contextos políticos nos quais eles se inserem.  Desta forma, o PPGA é também regido por estes princípios. Em seu PDI (2021-2024, Anexo 13), ao estabelecer sua política de pesquisa e pós-graduação, lê-se que “A política de pesquisa e pós-graduação tem como objetivo geral fazer com que a Universidade Positivo seja reconhecida pela excelência na formação para o desenvolvimento sustentável, com alto índice de satisfação dos alunos, inovação na produção científica e diferenciada pelo impacto no meio profissional, na comunidade interna e externa.”  A Câmara de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Positivo foi constituída em 2019 e tem trabalhado desde então na constituição de um conjunto de dispositivos que impulsionem a produção acadêmica orientada pela Educação para a Sustentabilidade.

O PPGA tem se engajado em ações de impacto em nível local (e.g. parceria entre a UP e o Projeto Vale do Pinhão; Gestão de hortas comunitárias; Projetos relacionados à superação de problemas causados pela pandemia), regional (e.g. pesquisa sobre o sistema de inovação tecnológica do Paraná; impacto de egressos em universidades do interior) e nacional (impacto da ação de egressos em empresas de âmbito nacional).