Corpo Docente Biotecnologia Industrial


  • Selecione outro idioma

  • Fabiana Antunes de Andrade

    Professora do Mestrado e do Doutorado em Biotecnologia Industrial

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Tuiuti do Paraná, mestrado e doutorado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Medicina Interna e Ciências da Saúde da UFPR. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial e do curso de Medicina da Universidade Positivo. Tem experiência nas áreas de Genética Humana, Imunogenética e Saúde Baseada em Evidências.

    Currículo Lattes E-mail
  • João Cesar Zielak

    Professor do Mestrado e do Doutorado em Biotecnologia Industrial

    Possui Doutorado em Processos Biotecnológicos (2005 ), Mestrado em Biologia Celular (2001) e Graduação em Odontologia (1999), além das Especializações em Saúde Coletiva (2009) e Implantodontia (2012).

     

    Professor Titular da Universidade Positivo, Sócio, Diretor Técnico e Pesquisador Senior da Curityba Biotech (desde 2006) e cirurgião dentista (Zielak Odontologia). Possui experiência na área de Biotecnologia e Odontologia, com ênfase em Odontologia Clínica, Implantodontia, Harmonização Orofacial, Biomateriais, Histologia e Inovação em Saúde.

    Currículo Lattes E-mail
  • Ligia Alves da Costa Cardoso

    Professora do Mestrado e do Doutorado em Biotecnologia Industrial

    Possui Doutorado em Procédés Biotechnologiques et Alimentaires – Institut National Polytechnique de Lorraine (2008), Mestrado em Procédés Biotechnologiques et Alimentaires – Institut National Polytechnique de Lorraine (2004) e Graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

     

    Atualmente é professor 40 horas da Universidade Positivo e pesquisador do Centro de Pesquisa da Universidade Positivo. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Engenharia de Alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: sporobolomyces ruberrimus, torularhodina, bioprocessos, espinosade e saccharopolyspora spinosa.

    Currículo Lattes E-mail
  • Marcelo de Paula Loureiro

    Professor do Mestrado e do Doutorado em Biotecnologia Industrial

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1995). Cumpriu o programa de Residência Médica em Cirurgia Geral no hospital Nossa Senhora das Graças de Curitiba entre 1994 e 1997. É especializado em Cirurgia Laparoscópica pela Universidade de Bordeaux II (1998) e neste mesmo período foi fellow do Instituto Europeu de Cirurgia Laparoscópica ( Hospital Talence – Bordeaux). É Mestre em Princípios da Cirurgia pela FEMPAR (2003). Realizou então período de pos Doutoramento no Serviço de Cirurgia Bariátrica Hôpital Saint Eloi ( Montpellier – França) no ano de 2014.

     

    É membro de sociedades de especialidade na área cirurgica. É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Laparoscópica(SOBRACIL) da qual foi presidente da regional SUL por duas gestões consecutivas tendo sido também presidente do capitulo do Paraná. É membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões(CBC). É membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica(SBCBM) e da Sociedade Brasileira de Hernia. É membro da European Association of Endoscopic Surgery(EAES) da American Hernia Society(AHS), da International Federation of Surgery of Obesity(IFSO). É membro da Societé Française de Chirurgie Endoscopique (la SFCE) da qual ja fez parte do conselho consultivo. Fundador do Instituto Jacques Perissat, Centro de Formação em Cirurgia Minimamente Invasiva do qual é diretor geral desde sua fundação em 2004, e onde vem atuando também, desde então como professor.

     

    Atua como professor e pesquisador no Mestrado e Doutorado Profissional em Biotecnologia da Universidade Positivo, onde além de orientar mestrandos e doutorandos, também coordena as disciplinas de Biomateriais e Empreendedorismo. Responsável pelas linhas de pesquisa em Inovação Médica, Educação Cirúrgica e Experimentação em Obesidade e Trasntornos Metabóiicos Responsável pelo Serviço de Cirurgia Digestiva do Hospital INC de Curitiba. Atua há 21 anos como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em Cirurgia Gastroenterológica, Cirurgia Bariátrica e Metabólica(obesidade), Cirurgia das hernias da parede abdominal e cirurgia da hiper-hidrose. Autor de livro e de artigos científicos nas áreas de cirurgia digestiva, educação cirurgica e inovação médica.

    Currículo Lattes E-mail
  • Márcia Regina Pincerati

    Professora do Mestrado e do Doutorado em Biotecnologia Industrial

    Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado em Genética pela Universidade Federal do Paraná (2006) e doutorado em Genética pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Professor Titular I na Universidade Positivo (Curitiba, PR). Tem experiência na área de Genética e Biologia Molecular, com ênfase em Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: pênfigo, autoimunidade, imunogenética, polimorfismo genético, seleção natural, populações ameríndias, neurociência molecular.

    Currículo Lattes E-mail
  • Mariana De Araujo Etchepare

    Professora do Mestrado e do Doutorado em Biotecnologia Industrial

    Doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2017). Licenciada pelo Programa Especial de Graduação de formação de professores para a educação profissional e tecnológica na área de Produção Alimentícia pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Nutricionista pelo Centro Universitário Franciscano (2009). Atualmente é docente da Universidade Positivo e pesquisadora do Centro de Pesquisa da Universidade Positivo. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Microbiologia de alimentos, atuando principalmente nos seguintes temas: Microencapsulação de compostos bioativos e desenvolvimento de novos produtos

    Currículo Lattes E-mail
  • Maura Harumi Sugai Guérios

    Professora do Mestrado e do Doutorado em Biotecnologia Industrial

    Possui graduação em Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, com estágio sanduíche no instituto VTT na Finlândia. Fez pós-doutorado em Ciências-Bioquímica e em Engenharia Química na Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professora do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial e dos cursos de graduação Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e Engenharia de Energia na Universidade Positivo. Tem experiência nas áreas de microbiologia, processos fermentativos e modelagem matemática

    Currículo Lattes E-mail
  • Renato Mitsunori Nisihara

    Professor do Mestrado e do Doutorado em Biotecnologia Industrial

    Professor e Pesquisador em Imunologia e Microbiologia Médica, graduado Universidade Federal do Paraná (1990), Mestre (2004) e Doutor (2009) em Medicina Interna (Capes 5) pela Universidade Federal do Paraná. Professor Titular da Disciplina de Imunologia e Microbiologia Médica dos Cursos de Medicina da Universidade Positivo e da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná. Tem experiência na área de diagnóstico de doenças autoimunes. As principais linhas de pesquisa sâo: biomarcadores de doenças auto-imunes e fisiopatologia das doenças auto-imunes.

    Currículo Lattes E-mail
  • Thais Andrade Costa Casagrande

    Professora do Mestrado e do Doutorado em Biotecnologia Industrial

    Possui Doutorado em Ciências pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – Universidade de São Paulo (2010), com ênfase em cirurgia veterinária, Especialização em forma de residência pela PUCPR em clínica médica e cirúrgica de animais de companhia (2006), e  graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2004),

     

    Atualmente é professor do núcleo permanente do curso de mestrado profissional e doutorado em Biotecnologia Industrial na Universidade Positivo e Professora de Bioterismo, Técnica Operatória e Metodologia do Trabalho Acadêmico do curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo. É coordenadora do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Positivo. Responsável técnica pelo biotério e centro cirúrgico experimental da UP desde 2011. Coordenadora do comitê de ética para uso de animais em pesquisa desde 2011. Atualmente é membro da comissão de ensino do CRMV-PR. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Cirúrgica Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: oncologia veterinária, clínica e cirurgia de pequenos animais, cirurgia experimental e síndrome metabólica experimental.

    Currículo Lattes E-mail