Corpo Docente – Direito


  • Selecione outro idioma

  • Alexandre dos Santos Cunha

    Professor do Mestrado em Direito

    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pelotas, mestrado em Direito Civil e doutorado em Fundamentos da Experiência Jurídica (Direito Privado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com pós-doutorado em Estudos Interdisciplinares Latino-Americanos pela Universidade da República Oriental do Uruguai. Atualmente, é professor titular dos programas de pós-graduação em Administração e Direito da Universidade Positivo e técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, em exercício no International Policy Centre for Inclusive Growth do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento em Brasília, DF. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Políticas Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: direito privado, acesso à justiça e estudos fronteiriços.

     

    Currículo Lattes E-mail
  • Anderson Marcos dos Santos

    Coordenador Adjunto e Professor do Mestrado em Direito

    Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1998), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Professor e Coordenador adjunto do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Positivo. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, e sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: direito e tecnologia, sociologia da tecnologia e futuro do humano.

    ORCID

    Currículo Lattes E-mail
  • André Gambier Campos

    Professor do Mestrado em Direito

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1999), doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2004) e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo (Prolam/USP – 2013). Ademais, possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e especialização em Direito do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro (2006). Desde 2004, é Técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com experiência nas áreas de política e proteção social (sub-áreas de trabalho e previdência), bem como nas áreas de justiça e segurança pública. Desde 2017, é docente da Escola de Direito e Ciências Sociais da Universidade Positivo (EDCS/UP), bem como pesquisador do Centro de Pesquisa Jurídica e Social (CPJus/UP), com foco na área de direito do trabalho.

    Currículo Lattes E-mail
  • Carlos Luiz Strapazzon

    Professor do Mestrado em Direito

    Professor de Direito Constitucional. Doutor em Direito, UFSC. Estágio Pós-Doutoral na PUC-RS (2012-2014) sob a supervisão do Prof. Dr. Ingo Wolfgang Sarlet. É professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) e da Universidade Positivo (UP), Curitiba, PR. Na UNOESC (Doutorado e Mestrado em Direitos Fundamentais) desenvolve a linha de pesquisa em Teoria Constitucional e Segurança Social. Na UP (Mestrado em Direito, Desenvolvimento e Tecnologia) desenvolve a linha de pesquisa em direito e políticas sociais, com ênfase em políticas de seguridade social. Professor convidado do Programa de Doutorado em Direito da Universidad de Talca, Chile (edição 2018). Professor convidado da Pós-Graduação da ESMAFE-RS e ESMAFE-PR, Escola da Magistratura Federal (desde 2013) e da FEMPAR- Fundação Escola do Ministério Público do Paraná (desde 2019). Conselheiro Editorial e avaliador de várias revistas especializadas em direito constitucional no Brasil e no exterior. Avaliador da Revista Springer-Nature, da Revista de Direito da PUC-Lima, Peru, e de várias revistas brasileiras especializadas em Direitos Fundamentais. Editor adjunto da Espaço Jurídico Journal of Law EJJL (Qualis-CAPES A1), do PPG em Direito da UNOESC. Áreas de atuação e de pesquisa: Direito Constitucional, Políticas de Segurança Social, Desenvolvimento; Economia do bem-estar social; Finanças públicas; Direito da Educação (Educação básica e superior); Editoração Científica.

    RESEARCH ID

    ORCID

    Currículo Lattes E-mail
  • Clarissa Bueno Wandscheer

    Coordenadora Adjunta e Professora do Mestrado em Direito

    Doutora em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), mestrado em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). Atualmente é professora dos Programas de Pós-graduação em Direito (PPGD) e em Gestão Ambiental (PPGAmb) da Universidade Positivo, integrante do Centro de Pesquisa Jurídica e Social (CPJUS). Pesquisas no PPGD vinculadas ao projeto de Pesquisa Inovações tecnológicas, econômicas e jurídicas para a sustentabilidade. E no PPGAmb pesquisas voltadas para as implicações jurídicas para o desenvolvimento sustentável, os impactos positivos ou negativos da legislação ambiental para o DS e para a promoção de estratégias de conservação da biodiversidade e da sociodiversidade. Com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Desenvolvimento, Sustentabilidade e Direito Socioambiental.

    ORCID

    Curriculo Lattes E-mail
  • Edson Ronaldo Guarido Filho

    Professor do Mestrado em Direito

    Economista pela Universidade de São Paulo (1997), Mestre (2000) e Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2008). É professor do Departamento de Ciência e Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (DECIGI/UFPR). Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação da Universidade Federal do Paraná (PPGGI/UFPR) e dos Programas de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UP) e em Direito (PPGD/UP) da Universidade Positivo. Pesquisador Colaborador da Universidade de Brasília, atuando no Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/UnB). Fundador do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais (IBEPES) e desenvolvedor do SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library). Na Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD), atuou no Comitê Científico da Divisão de Estratégia em Organizações (2015-2017) e na liderança do tema Estratégia e Instituições (2009-2010) e Perspectivas Sociológicas e Organizacionais da Estratégia (2011-2014). Atuou como líder do tema Processo Estratégico no SemeAd (2016-2017). É líder do grupo de pesquisa em Organizações, Estratégia e Instituições da Universidade Positivo, onde coordena a linha de Organizações, Ambiente Legal e Instituições. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Administração da Justiça (AJUS), da Universidade de Brasília. É revisor de projetos para agências de fomento nacionais. É avaliador de artigos científicos em eventos e periódicos da área de Administração. Desenvolve pesquisa sobre a relação entre organizações e o ambiente legal; administração da Justiça, organizações e estratégia a partir da relação entre agência, estrutura e interpretação, métricas da informação e estruturação do campo científico. Possui diversas publicações científicas em periódicos acadêmicos, livros e anais de eventos, com foco nas seguintes áreas de interesse: análise institucional, administração da justiça, sociologia da ciência, análises cientométricas e teoria das organizações. É bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq. Coordenador da Área de Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo na CAPES para o período 2018-2022.

    RESEARCH ID

    Curriculo Lattes E-mail
  • Eduardo Faria Silva

    Professor do Mestrado em Direito

    Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Professor Doutor Titular de Direito Constitucional da Universidade Positivo. Professor no Mestrado do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Positivo. Coordenador do Curso de Direito da Universidade Positivo. Pesquisa, principalmente, os seguintes temas: instituições políticas, regulação jurídica, democracia, tecnologia, controle, processos decisórios, desenvolvimento humano e pensamento pós-colonial na América Latina.

    ORCID

    Currículo Lattes E-mail
  • Fernando Borges Mânica

    Professor do Mestrado em Direito

    Professor do Programa de Mestrado Profissional em Direito da Universidade Positivo, com seis livros e quase uma centena de artigos publicados sobre Administração Pública, Gestão da Saúde e Parcerias. Doutor pela USP, mestre pela UFPR, pós-graduado pela FGV-SP. Certificado Profissional em Compliance. Coordenador Científico do Portal das OS e da empresa ADVCOM Consultoria e Treinamento. Estudos e trabalhos voltados à organização administrativa, com ênfase na gestão de parcerias entre o Estado e a iniciativa privada, especialmente na área da saúde – setor em que é referência. Professor das disciplinas de “Governança, Risco e Compliance”, “Direito Eleitoral”, “Terceiro Setor” e “Sistemas Nacionais de Saúde”. Procurador do Estado com experiência de mais de 15 anos defendendo o Poder Público estadual em processos judiciais relativos a licitações, contratos e aplicação de penalidades pela Administração Pública.

    Currículo Lattes E-mail
  • Glenda Gonçalves Gondim

    Professora do Mestrado em Direito

    Doutora em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2015). Mestre em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2010). Pesquisadora do Grupo de Estudos de Direito Civil do Programa de Pós-Graduação em Direito Civil da Universidade Federal do Paraná – Virada de Copérnico (desde 2008). Professora do Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Positivo. Professora de Graduação da Universidade Positivo. Integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Direito da Universidade Positivo. Professora convidada de cursos de especialização. Autora do livro “Reparação civil na teoria da perda de uma chance” e autora de artigos jurídicos. Advogada desde 2001.

    ORCID

    Currículo Lattes E-mail
  • Ligia Ziggiotti de Oliveira

    Professora do Mestrado em Direito

    Doutora em Direitos Humanos e Democracia pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (2019). Mestra em Direito das Relações Sociais pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná (2015). Professora de Direito Civil da graduação em Direito da Universidade Positivo. Atua no Núcleo de Estudos em Direito Civil Constitucional e no Núcleo de Pesquisa Direitos Humanos e Vulnerabilidades, junto à Universidade Federal do Paraná; bem como na Comissão da Diversidade Sexual e de Gênero e na Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero, junto à OAB-Paraná. Advogada.

    ORCID

    Currículo Lattes E-mail
  • Maria Tereza Uille Gomes

    Professora do Mestrado em Direito

    Conselheira do Conselho Nacional de Justiça – Coordenadora da Comissão Permanente de Acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 e Professora Titular do Mestrado em Direito da Universidade Positivo. É Doutora em Sociologia pela UFPR, Mestre em Educação pela PUCPR, Especialista em Direito Processual Penal pela PUCPR, Especialista em Direito Administrativo pelo Instituto Romeu Felipe Bacellar e Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina-PR. Foi servidora do Poder Judiciário (1984-1987), membro do Ministério Público do Estado do Paraná (1987-2016), Procuradora-Geral de Justiça do Estado do Paraná (2002-2004), Secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Estado do Paraná (2011-2015) e Presidente da Associação Paranaense do Ministério Público. Foi Diretora Presidente da JUSPREV – Previdência Associativa do Ministério Público e da Justiça Brasileira, membro titular dos Conselhos Nacionais de Previdência Complementar, Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e Conselho Nacional de Segurança Pública. Foi Presidente do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Justiça e Administração Prisional (CONSEJ). Tem experiência na área do Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo Ambiental e Execução Penal, e atua principalmente nos seguintes temas: direitos humanos, inovações no poder judiciário com Agenda 2030 da ONU, políticas e gestão pública.

    ORCID

    Currículo Lattes E-mail
  • Roberto Di Benedetto

    Coordenador e Professor do Mestrado em Direito

    Possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (1999), mestrado em Direito pela Universidade Federal do Paraná – UFPR (2002) e doutorado em Sociologia pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – IESP/UERJ (2015). Atualmente é Pró-Reitor Acadêmico da Universidade Positivo, coordenador e professor titular do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Positivo – PPGD/UP e Presidente do Conselho Científico do Centro de Pesquisa Jurídica e Social da Universidade Positivo – CPJUS/UP. Atua como Avaliador de Curso de Graduação em Direito do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação – INEP/MEC. Foi Diretor da Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade Positivo (2016-2019), Coordenador da Escola de Direito da Universidade Positivo (2012-2017), Coordenador da Faculdade de Direito de Curitiba (2007-2011). Foi pesquisador visitante do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Sociologia do Direito, atuando principalmente nos seguintes temas: Teoria Geral do Direito, Sociologia do Direito, Ensino Jurídico e desenvolve pesquisas sobre o Poder Judiciário e Direito do Trabalho.

    ORCID

    Curriculo Lattes E-mail
  • Rodrigo Régnier Chemim Guimarães

    Professor do Mestrado em Direito

    Possui especialização em Ciências Penais (1992), mestrado em Direito das Relações Sociais pela Universidade Federal do Paraná (2001) e doutorado em Direito de Estado pela mesma Universidade (2015). Atualmente é Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná, professor titular de direito processual penal da UP – Universidade Positivo; professor do Mestrado Profissional em Direito da UP – Universidade Positivo, professor do Curso de Pós-graduação em Direito Penal e Processual Penal da UP – Universidade Positivo; professor titular de processo penal – Unicuritiba – Centro Universitário Curitiba, professor do Curso de Pós-Graduação em Direito Criminal do Unicuritiba; professor convidado do Mestrado em Direito Empresarial e Cidadania do Unicuritiba; professor de processo penal da FAE – Centro Universitário Franciscano, em Curitiba, professor de processo penal da Escola da Magistratura Federal no Paraná, professor de processo penal da Escola da Magistratura do Paraná e professor de direito processual penal da Fundação Escola do Ministério Público do Estado do Paraná – FEMPAR. Atuando principalmente nos seguintes temas: direito penal e tecnologia; processo penal e tecnologia; sistemas processuais penais; ministério público e investigação criminal; processo penal; controle externo da atividade policial; leis penais especiais; crimes do colarinho branco; reforma do processo penal.

    ORCID

    Currículo Lattes E-mail
  • Thaís Amoroso Paschoal

    Professora do Mestrado em Direito

    Doutora e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná. Pós-graduada em Direito Civil e Processo Civil pela Universidade Estadual de Londrina. Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Londrina. Professora de Direito Processual Civil e Processo Constitucional na Universidade Positivo, em Curitiba/PR, integrante do Núcleo Docente Estruturante e Supervisora do Núcleo de Prática Jurídica e Extensão dessa Instituição. Professora do PPG em Direito da Universidade Positivo. Professora em cursos de pós-graduação. É membro integrante do Instituto Brasileiro de Direito Processual e da Processualistas. Pesquisadora do CCons – Centro de Estudos da Constituição, e dos Núcleos de Pesquisa Direito Processual Civil Comparado e Meios adequados de solução heterônoma de conflitos, dentro e fora do Estado, do PPGD-UFPR, ambos integrantes da ProcNet – Rede Internacional de Pesquisa Justiça Civil e Processo Contemporâneo. Pesquisadora do grupo de pesquisa Direito, tecnologia e desenvolvimento: organizações econômicas e sociais, do PPGD da Universidade Positivo. Membro da Comissão de Acesso à Justiça da OAB/PR. Advogada.

    ORCID

    Currículo Lattes E-mail