Mestrado e Doutorado em Odontologia


  • Selecione outro idioma

  • Áreas de Concentração:

    Clínica Odontológica

  • Público alvo:

    O programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da Universidade Positivo é voltado para cirurgiões-dentistas, sendo ou não especialistas em qualquer área.



    No Doutorado, Cirurgiões-dentistas portadores do título de mestre*.

    * Candidatos com título de mestre que não pertençam à área da Odontologia terão o segmento de atuação analisado pelo colegiado do curso durante o processo seletivo, estando sujeitos à desclassificação em casos de inconformidade com a Odontologia..

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso


A Universidade Positivo oferece dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia:

O Programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica iniciou suas atividades em 2008. No triênio 2013-2016 recebeu nota 5 na avaliação da Capes, já no quadriênio de 2017-2020, foi avaliado com a nota 4.

O Programa de Doutorado em Odontologia, ofertado na modalidade acadêmica, foi aprovado pela Capes em 2013 e demonstra a maturidade científica dos docentes envolvidos na Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Positivo. No triênio 2013-2016 e no quadriênio de 2017-2020 recebeu nota 4 da avaliação da Capes.

*Instagram PPGO

*Regulamento de Mestrado

*Regulamento do Doutorado

Ler Mais
Mais informações

Setor de Apoio Acadêmico

  • Áreas de Concentração:

    Clínica Odontológica

  • Público alvo:

    O programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da Universidade Positivo é voltado para cirurgiões-dentistas, sendo ou não especialistas em qualquer área.



    No Doutorado, Cirurgiões-dentistas portadores do título de mestre*.

    * Candidatos com título de mestre que não pertençam à área da Odontologia terão o segmento de atuação analisado pelo colegiado do curso durante o processo seletivo, estando sujeitos à desclassificação em casos de inconformidade com a Odontologia.

  • Coordenação

    Profª. Drª. Carla Castiglia Gonzaga

  • Coordenação Adjunta

    Profª. Drª Marilisa Carneiro Leão Gabardo

Coordenação do Curso

História dos Cursos - Mestrado e Doutorado


O Programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica, iniciou suas atividades em 2008 e na avaliação trienal divulgada pela CAPES, recebeu nota 5 (2013-2016). Já na avaliação do quadriênio de 2017-2020, o programa recebeu a nota 4 da Capes.

Nessa perspectiva, o programa prioriza a integração entre as áreas de conhecimento e contempla a formação de profissionais com sensibilidade social consolidada em uma prática clínica integrada e na pesquisa de impacto para transformações sociais no país. De acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Graduação em Odontologia (DCN), o perfil a ser alcançado na formação do cirurgião-dentista é o de um profissional com competência técnica, profundo conhecimento das demandas sociais no que se refere à saúde e competência humanística e ética a ponto de ser agente integrante e transformador da realidade. 

Portanto, o principal objetivo do curso é capacitar profissionais com qualificação para a prática clínica e para a pesquisa, estruturando-se nas novas tendências da profissão. Além disso, o egresso do Mestrado é um profissional generalista com alta competência técnica, científica e crítica, voltado para o processo multidisciplinar. E, aos que desejam a complementação dessa formação para a prática da docência, o curso oferta disciplinas optativas de Metodologia do Ensino Superior e Estágio Docente. 

 

O Programa de Doutorado em Odontologia, na modalidade acadêmica, foi aprovado pela Capes em 2013, demonstrando a maturidade científica dos docentes envolvidos na Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Positivo. Já em sua primeira participação na avaliação trienal da CAPES (2013-2016), recebeu nota 4 com a designação de Programa Recomendado pela CAPES. A nota 4 foi mantida na avaliação quadrienal 2017-2020. 

O programa vem aplicando com sucesso o objetivo de formar pesquisadores docentes com visão científica crítica, inovadora e empreendedora, capazes de atender às demandas da sociedade. O perfil do profissional a ser formado é uma combinação de pesquisador de excelência e docente multidisciplinar na área da Saúde, altamente qualificado. Ao término do curso, o doutor estará habilitado a executar e orientar projetos de pesquisa, desenvolver patentes, nuclear e liderar linhas de pesquisa, estabelecer parcerias com empresas e instituições públicas e privadas, atuar em qualquer nível de formação superior em instituições de ensino nacionais e/ou internacionais, elaborar programas de ensino, cursos e projetos de Extensão e desenvolver estratégias para promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade. 

 

História dos Cursos - Mestrado e Doutorado

Avaliação Clínica e Laboratorial de Materiais Odontológicos e Biomateriais Diagnóstico e Terapêutica Clínica Práticas Epidemiológicas e Preventivas em Saúde Bucal
Estrutura curricular Disciplinas Projetos em andamento
Calendário Institucional
Veja o calendário completo
Regulamento

Regimento Geral do Sistema de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Positivo


Acesse aqui
  • Coordenação

    Profª. Drª. Carla Castiglia Gonzaga

    E-mail: carlacg@up.edu.br

    Coordenação Adjunta

    Profª. Drª. Marilisa Carneiro Leão Gabardo

    E-mail: marilisagabardo@up.edu.br

     

     

  • Contato

    Local: Câmpus Ecoville

    Bloco da Pós-Graduação

    Estacionamento E8

    Horário:

    De segunda a sexta-feira: das 08h às 17h45
    Atendimento presencial e telefônico

    Setor de Apoio Acadêmico

    (41) 3317-3411

    E-mail: ppgo@up.edu.br