Mestrado e Doutorado em Odontologia


  • Selecione outro idioma

  • Áreas de Concentração:

    Odontologia

  • Público alvo:

    O programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da Universidade Positivo é voltado para cirurgiões-dentistas, sendo ou não especialistas em qualquer área.



    No Doutorado, Cirurgiões-dentistas portadores do título de mestre*.

    * Candidatos com título de mestre que não pertençam à área da Odontologia terão o segmento de atuação analisado pelo colegiado do curso durante o processo seletivo, estando sujeitos à desclassificação em casos de inconformidade com a Odontologia..

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso


A Universidade Positivo oferece dois Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Odontologia:

O Programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica, que iniciou suas atividades em 2008 e recebeu nota 5 da Capes no triênio 2013-2016, em uma avaliação cuja escala vai de 1 a 5;

E o Programa de Doutorado em Odontologia, acadêmico, aprovado pela Capes em 2013 e que demonstra a maturidade científica dos docentes envolvidos na Pós-Graduação em Odontologia da Universidade Positivo.

Ler Mais
Mais informações

Secretaria de Pós-Graduação

  • Áreas de Concentração:

    Odontologia

  • Público alvo:

    O programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da Universidade Positivo é voltado para cirurgiões-dentistas, sendo ou não especialistas em qualquer área.



    No Doutorado, Cirurgiões-dentistas portadores do título de mestre*.

    * Candidatos com título de mestre que não pertençam à área da Odontologia terão o segmento de atuação analisado pelo colegiado do curso durante o processo seletivo, estando sujeitos à desclassificação em casos de inconformidade com a Odontologia.

    Coordenação do Curso

    História dos Cursos - Mestrado e Doutorado


    Mestrado Profissional em Odontologia Clínica

     

    O Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da Universidade Positivo, afinado com as influências externas e com a qualidade, é pautado pela associação entre habilidades e competências profissionais e pelo conceito de saúde no contexto social. Dessa forma, o curso visa desenvolver projetos que propõem a implementação de mudanças estruturais profundas nas ações da área, por meio da compatibilização da pesquisa e da transmissão do saber com as demandas sociais. Essa concepção de ensino, que aponta para a priorização do desenvolvimento da sociedade, apoiado na tecnologia e nas relações entre os homens para o processo educativo, consiste no conceito de qualidade do curso.

     

    Nessa perspectiva, o programa de Mestrado Profissional em Odontologia Clínica da UP prioriza a integração entre as áreas de conhecimento e contempla a formação de profissionais com sensibilidade social consolidada em uma prática clínica integrada e na pesquisa de impacto para transformações sociais no país. De acordo com as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para cursos de Graduação em Odontologia (DCN), o perfil a ser alcançado na formação do cirurgião-dentista é o de um profissional com competência técnica, profundo conhecimento das demandas sociais no que se refere à saúde e competência humanística e ética a ponto de ser agente integrante e transformador da realidade.

     

    Portanto, o principal objetivo do curso é capacitar profissionais com qualificação para a prática clínica e para a pesquisa, estruturando-se nas novas tendências da profissão. Além disso, o egresso do Mestrado é um profissional generalista com alta competência técnica, científica e crítica, voltado para o processo multidisciplinar. E, aos que desejam a complementação dessa formação para a prática da docência, o curso oferta disciplinas optativas de Metodologia do Ensino Superior e Estágio Docente.

     

     

    Doutorado em Odontologia

     

    O Doutorado em Odontologia da Universidade Positivo, focado na área de Clínica Odontológica, diferencia-se dos demais cursos ofertados em Curitiba e região por ser pautado pela associação entre competências e habilidades profissionais. Além disso, o curso cumpre com uma tarefa de caráter acadêmico fundamental: propõe-se a compatibilizar a pesquisa e a transmissão do saber com as demandas sociais. Dessa forma, o homem e as relações sociais como pontos centrais do processo educativo traduzem o conceito de qualidade desse curso na formação multidisciplinar do profissional.

     

    O objetivo do Doutorado em Odontologia da UP é formar pesquisadores docentes com visão científica crítica, inovadora e empreendedora, capazes de atender às demandas da sociedade. O perfil do profissional a ser formado é uma combinação de pesquisador de excelência e docente multidisciplinar na área da Saúde, altamente qualificado. Ao término do curso, o doutor estará habilitado a executar e orientar projetos de pesquisa, desenvolver patentes, nuclear e liderar linhas de pesquisa, estabelecer parcerias com empresas e instituições públicas e privadas, atuar em qualquer nível de formação superior em instituições de ensino nacionais e/ou internacionais, elaborar programas de ensino, cursos e projetos de Extensão e desenvolver estratégias para promover a melhoria da qualidade de vida da comunidade.

     
     

    História dos Cursos - Mestrado e Doutorado
    Avaliação Clínica e Laboratorial de Materiais Odontológicos e Biomateriais Diagnóstico e Terapêutica Clínica Práticas Epidemiológicas e Preventivas em Saúde Bucal
    Estrutura curricular Disciplinas Projetos em andamento
    Calendário Institucional
    Veja o calendário completo
    Regulamento


    • Coordenação

      Mais informações:

      Central de Atendimento da Pós-Graduação – Ecoville

      Telefone: (41) 3317-3000

      Secretaria:

      ppgo@up.edu.br

    • Contato

      Local: Ecoville

      Horário:

      De segunda a sexta-feira: das 8h às 22h
      Aos Sábados: das 8h às 14h
      Atendimento presencial e telefônico

      Recepção:

      (41) 3317-3000

      E-mail: pos@up.edu.br