Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor da Universidade Positivo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental. Foi premiado em 2017 como melhor prática acadêmica da área de tecnologia no programa Compartilha Docência. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão,atuando em temas como: reconstrução de meios porosos, simulated annealing, corrosão e proteção,análise de imagens e rochas reservatório e CFD. Suas pesquisas estão relacionadas ainda a métodos para descontaminação de solos contendo metais pesados.
Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994),graduação em Química pela Universidade Federal do Paraná (1995), Mestrado em Ciências Biológicas (Área de concentração: Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado Ciências Biológicas (Área de concentração: Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2001). Possui mais de 21 anos de experiência em magistério superior. É professora titular da Universidade Positivo onde atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (PPGAMB), bem como nos Cursos de Graduação em Biomedicina e Ciências Biológicas. É membro do Comitê de Iniciação Científica da Universidade Positivo (UP). Revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais. É editora associada da Revista Brasileira de Ciências Ambientais. Foi membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (2016 a 2018). É membro do Conselho Gestor de Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba e
representante da UP no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e no Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira. Atua como consultora ad hoc da CAPES e da Fundação Araucária, na análise de projetos de pesquisa. Tem desenvolvido projetos de pesquisa na área ambiental em parceria com instituições internacionais, como Technion (Israel Institute of Technology) e Cardiff University (UK). Atualmente, é coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da UP. Atua nas áreas de Análises ambientais, Gestão Ambiental e Educação Ambiental; principalmente nos seguintes temas: análises de risco ambiental, avaliação de qualidade ambiental e estratégias para a gestão, qualidade físico-química e microbiológica de águas, ocorrência e efeitos de contaminantes no ambiente, fármacos e meio ambiente, monitoramento de impactos ambientais via análises ecotoxicológicas, análises e estratégias de remediação de matrizes ambientais contaminadas, interfaces saúde e ambiente, educação socioambiental.
Possui doutorado em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), mestrado em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). Atualmente, é professora da Universidade Positivo, nos Programas de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e em Direito, com regime de 40 horas e integrante do Centro de Pesquisa Jurídica e Social (CPJUS) com o projeto de Pesquisa Inovações tecnológicas, econômicas e jurídicas para a sustentabilidade. Membro do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente: Sociedades Tradicionais e Sociedade Hegemônica, que visa estabelecer e consolidar a linha de pesquisa Meio Ambiente, Sociedades e Estado. Com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Desenvolvimento, Sustentabilidade e Direito Socioambiental.
Possui doutorado em ADM pela Universidade Positivo/PR, Mestrado em Desenvolvimento de Tecnologia pelo LACTEC/UFPR, MBA em Gestão Empresarial pela FGV/PR, especialização em Desenvolvimento Gerencial pela FAE/PR, engenharia elétrica pela PUC/PR, técnico em Eletrotécnica pela UTPFR. PSC pelo IBC e Licensed Master Practitioner PNL pela The Society of PNL.
Mais de 25 anos de experiência em empresas do setor de serviços, varejo, educacional, em posições de gerência e diretoria, nas áreas de engenharia, manutenção e facilities services (destacando empresas como GVT, ISS, Grupo Marista, Walmart).
Professor da Universidade Positivo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e também professor das engenharias Mecânica e Produção.
Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado em Ciências Veterinárias (2006), doutorado em Zoologia (2012) e pós-doutorado em Zoologia e em Zootecnia, pela mesma instituição. É pesquisadora do Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA/UFPR), atuando em diversos projetos de pesquisa e extensão, onde também coordena o Laboratório de Histologia e Microbiologia desde 2003. Também atua como docente desde 2008, sendo atualmente professora substituta da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP). Tem experiência nas áreas de meio ambiente, biologia celular e tecidual, aquicultura, patologia e microbiologia. Tem atuado em pesquisas relacionadas a populações tradicionais litorâneas, produção e doenças de animais aquáticos (moluscos bivalves, crustáceos e peixes), estudos ecotoxicológicos utilizando animais como bioindicadores e monitoramento e controle de espécies aquáticas invasoras. É autora de diversos livros sobre as bases ecológicas e da cadeia produtiva de ostras nativas, assim como do Atlas anatômico e histológico do caranguejo-uçá, que foi vencedor do prêmio ABEU 2017, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, na categoria Ciências da Vida.
Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental na Universidade Positivo, especializado em estatística aplicada, métodos quantitativos e inteligência artificial para modelagem de processos socioambientais. Com experiência em gestão de projetos na área da saúde e descarbonização, lidera projetos de extensão voltados para a criação de soluções inovadoras nessas áreas. Orienta alunos de graduação e pós-graduação com foco em análise de dados e modelagem para serviços de saúde, além de ministrar disciplinas de estatística aplicada, pesquisa operacional e inovação. Possui formação em Engenharia Elétrica (UFPR, 2013), mestrado em Engenharia de Produção (UFPR, 2015) e doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações (UFPR, 2018), além de especialização em Psicologia Positiva e Ciência do Bem-Estar (PUC-RS, 2020), reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida.
Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia – Faculdades Integradas Espírita (2002), com Especialização em Educação e Gestão Ambiental – Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana FECEA (2004), mestrado em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR-2009, na linha de pesquisa educação, meio ambiente e sociedade), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento na Universidade Federal do Paraná (2014) e Pós-doutorado em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo (2017). Atualmente, é professor do curso de graduação em Medicina Veterinária e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental na Universidade Positivo (UP). Também é líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS), Coordenador de Extensão no Programa de desenvolvimento tecnológico, socioeconômico e ambiental em colaboração com organizações do terceiro setor e membro do Comitê de Extensão da Universidade Positivo (UP). Tem experiência na área de meio ambiente e desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas:indicadores de sustentabilidade; gestão participativa e moderação de processos participativos;educação ambiental; elaboração e gestão de projetos; conservação da natureza; governança e planejamento territorial; corredores de biodiversidade e áreas protegidas.
Com realização de estágio doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT – 2018), é doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP – FGV – 2018), na linha de Pesquisa Estratégia Empresarial. Concluiu Pós-Doutorado na Bentley University (USA-2020) e está realizando Licenciatura em Filosofia na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019). É mestre em Administração, na Linha de Pesquisa Sustentabilidade Organizacional pelo Centro Universitário da FEI (FEI-2016). É especialista (Pós-Graduação) em Governança nos Negócios com foco em Direito,Economia e Gestão pela Fundação Instituto de Administração (FIA – 2013). É bacharel (Graduação)em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Customer Relationship Management (ESPM – 2011). Atua como professor permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP). Leciona nos cursos de Pós-graduação e MBA na FGV Management (FGV) e na Fundação Instituto de Administração (FIA). É professor da Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG), nos cursos de Administração, Economia e Engenharia de Produção da Escola. Adicionalmente, colabora com a Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI, México e Porto Rico), por meio da orientação de teses de doutoramento, e com o grupo Yduqs, como conteudista de apostilas, videoaulas e podcasts. Como pesquisador, tem interesse nas linhas de
Estratégia Empresarial, especialmente no tópico de Internacionalização do Ensino Superior, em que orienta projetos de iniciação científica financiados pelo CNPq, e de Sustentabilidade, especialmente no tópico de Negócios Sociais. É líder do tema Ambientes de Ensino-Aprendizagem nos Seminários em Administração promovidos pela FEA/USP (SemeAd). Investiga as fragilidades e fortalezas dos diferentes tipos de estratégias para a competititvidade das organizações ou adequação ao atual contexto socioambiental das nações, não somente no nível da instituição (ou organização), mas também no nível do indivíduo. Na interface com o mercado, atua como consultor na SV Partners,empresa com mais de 20 anos de mercado. É piloto de automobilismo correndo atualmente no Mercedes-Benz Challenge Brasil, e de kart, esporte que pratica desde os oito anos de idade.
Mario Sergio Michaliszyn concluiu o doutorado em Ciências Sociais – Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1999. Concluiu o mestrado em Ciências Sociais – Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1993 e graduou-se em Ciências Sociais – Licenciatura e Bacharelado em Sociologia pela Universidade Católica do Paraná, em 1984.Dentre as atividades profissionais desenvolvidas destaca-se sua participação como Coordenador do Núcleo de Convivência de Guaraqueçaba, da Sociedade de Proteção à Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS (1992-94). Foi membro da Coordenação do Programa Estadual de DST/Aids do Paraná e Coordenador Estadual do Projeto Prevenção ao Uso indevido de Drogas entre Crianças e Adolescentes em Escolas do Paraná, junto a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (1995-98). Atua como docente no ensino superior desde 1986 e é professor titular da Universidade Positivo, desde 2000, tendo atuado em diversos cursos de graduação e no Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da UP. Suas pesquisas têm como foco as áreas de Meio Ambiente e Educação Ambiental, Antropologia. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização de sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: antropologia, desenvolvimento, desenvolvimento sustentável, drogas, educação, educação em saúde, educação ambiental, ensino-aprendizagem, pesquisa, populações tradicionais, promoção à saúde, Saúde Pública.
Completou sua graduação e Direito na Universidade Federal do Paraná (2003), tendo se especializado em Direito Securitário e Empresarial pela mesma instituição em 2005. Seguiu a carreira acadêmica, completando seu mestrado em Teoria dos Princípios (2006) e seu doutorado em Teoria da Justiça (2010), também pela Universidade Federal do Paraná. As bases de estudo realizadas durante o período renderam a publicação de obras pertinentes à aplicação das ferramentas da Ontologia e da Filosofia da Linguagem a aspectos de Direito e Justiça. É também psicanalista formado pelo Instituto Brasileiro de Psicanálise Clínica, com especialização em Psicanálise Lacaniana (2024). Pesquisador de Filosofia Aplicada e Semiótica, promove atualmente estudos nos campos de Teoria Semiótica e Ecossemiótica, avaliando as bases epistemológico-significantes e filosóficas da formação do discurso ecológico. Atua como professor de graduação do curso de Direito e conduz projetos de pesquisa e extensão relacionados ao estudo da reconstituição das estruturas éticas, culturais e sociais diante do paradigma ecocêntrico contemporâneo, com concentração em filosofias animalistas e análise de democracias ecológicas. Sua abordagem parte do emprego de ferramentas de modelagem semiótica e seus resultados para o campo da Ecossemiótica.
Doutor em Arquitetura e Urbanismo, na área de Paisagem e Ambiente (USP-2009). Mestre em Geografia na área de Produção do Espaço Urbano e Regional (UFPR-2001). Graduado em Arquitetura e Urbanismo (PUC/PR 1995). Atualmente é membro do Departamento de Desenvolvimento Acadêmico (DDA) e coordenador do Programa de promoção de desenvolvimento econômico, social e ambiental de populações vulneráveis da UP onde é professor das componentes curriculares de: Ateliê de Urbanismo e Paisagismo I, II, III e IV e Planejamento Urbano e Regional I e II. Além da UP atuou como docente na Universidade Federal do Paraná, na Universidade Tuiuti e no Instituto Superior Tupy/Sociesc. Foi Conselheiro do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) e representante no Plano Municipal de Saneamento (2010-2016). Atua principalmente nos temas de planejamento urbano e regional, plano diretor, parques e bosques urbanos, sistemas de espaços livres de edificação em áreas urbanas, sistemas de informações geográficas e ferramentas de geoprocessamento aplicado ao urbanismo, indicadores de qualidade do espaço urbano, projeto de urbanismo e projeto de arquitetura paisagística.
Graduado em Arquitetura e Urbanismo (ULBRA, 2000) e em Artes Plásticas com ênfase em História Teoria e Crítica de Arte (UFRGS, 2007). Possui especialização em Tecnologia da Construção (ULBRA, 2002), Mestrado em Arquitetura (PROPAR-UFRGS, 2011) e Doutorado em Arquitetura (PROPAR-UFRGS, 2018). Atualmente atua como Coordenador da Escola Politécnica, Coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores e professor da Universidade Positivo (PR) nas áreas de Projeto e Teoria. Na pós-graduação lato sensu atua como Coordenador e professor dos cursos de Arquitetura e Execução de Obras de Pequeno Porte e de Arquitetura Comercial: do projeto à execução. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, arquitetura de interiores, execução de obra e regularização de imóvel. Experiência docente de Projeto Arquitetônico do 1° ao 5° ano e nas disciplinas de Teoria, História e Crítica. Na Área de artes Visuais atuou no ensino, museografia de exposições e crítica de arte.
Para acessar o Teste Vocacional e descobrir a carreira certa para você, preencha os campos abaixo.
É bem rapidinho!
Para que possamos agendar a sua vista, preencha o formulário abaixo.