• Selecione outro idioma

  • Cíntia Mara Ribas de Oliveira

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994), graduação em Química pela Universidade Federal do Paraná (1995), Mestrado em Ciências Biológicas (Área de concentração: Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado Ciências Biológicas (Área de concentração: Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2001). É professora titular da Universidade Positivo, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (PGAMB) e ao Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, bem como aos Cursos de Graduação em Biomedicina e Ciências Biológicas.

     

    Atua nas áreas de Análises ambientais, Gestão Ambiental e Educação Ambiental; principalmente nos seguintes temas: análises de risco ambiental, avaliação de qualidade ambiental e estratégias para a gestão, qualidade físico-química e microbiológica de águas, ocorrência e efeitos de contaminantes no ambiente, monitoramento de impactos ambientais via análises ecotoxicológicas, análises e estratégias de remediação de matrizes ambientais contaminadas, interfaces saúde e ambiente, educação socioambiental. Integra a Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia, em que atuou durante o período de 2016 a 2018, como membro do conselho consultivo. 

    Currículo Lattes E-mail
  • Eliane Carvalho de Vasconcelos

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Possui graduação em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Ciência, área de concentração Química Analítica pela Universidade de São Paulo (1996) e doutorado em Ciências área de concentração Química Analítica pela Universidade de São Paulo (2001).

     

    Atualmente é professor titular da Universidade Positivo. Tem experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em ecotoxicidade e qualidade de águas e de solo. 

    Currículo Lattes E-mail
  • Marcelo Limont

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia – Faculdades Integradas Espírita (2002), com Especialização em Educação e Gestão Ambiental – Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana FECEA (2004), mestrado em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR-2009, na linha de pesquisa educação, meio ambiente e sociedade), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento na Universidade Federal do Paraná (2014) e Pós-doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (2017).

     

    Atualmente é professor dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Núcleo Comum das Engenharias e do Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental na Universidade Positivo (UP).Também é líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS), Coordenador de Extensão no Programa de desenvolvimento tecnológico, socioeconômico e ambiental em colaboração com organizações do terceiro setor e membro do Comitê de Extensão da Universidade Positivo (UP).

     

    Tem experiência na área de meio ambiente e desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas: indicadores de sustentabilidade; gestão participativa e moderação de processos participativos; educação ambiental; elaboração e gestão de projetos; conservação da natureza; governança e planejamento territorial; corredores de biodiversidade e áreas protegidas.

    Currículo Lattes E-mail
  • Marco Aurélio da Silva Carvalho

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Possui graduação em Bacharelado Em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1996), mestrado em Química Analítica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Pós Doutorado em Tecnologia de alimentos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2014).

     

    Atualmente é professor da Universidade Positivo no Parana, atuando nos Programas de Doutorado e Mestrado em Gestão Ambiental e Mestrado em Biotecnologia, e Professor da Pontifícia Universidade Católica (PUCPr), na área de Gastronomia. Também é Editor da área de Resíduos da Revista Brasileira de Ciências Ambientais e Revisor de vários periódicos.

     

    Tem experiência na área de Química, com ênfase em Análise Térmica, atuando principalmente nos seguintes temas: analise térmica aplicada a processos químicos, biotecnológicos, energéticos e produção de novos materiais. Na área de Gestão Ambiental Ambiental atua com Estudo de Avaliação de Impactos, Utilização de Resíduos Sólidos, Analise de Fluxo de Materiais e Economia Circular .

    Currículo Lattes E-mail
  • Mario Sergio Michaliszyn

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Mario Sergio Michaliszyn concluiu o doutorado em Ciências Sociais – Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1999. Concluiu o mestrado em Ciências Sociais – Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1993 e graduou-se em Ciências Sociais – Licenciatura e Bacharelado em Sociologia pela Universidade Católica do Paraná, em 1984.

     

    Dentre as atividades profissionais desenvolvidas destaca-se sua participação como Coordenador do Núcleo de Convivência de Guaraqueçaba, da Sociedade de Proteção à Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS (1992-94). Foi membro da Coordenação do Programa Estadual de DST/Aids do Paraná e Coordenador Estadual do Projeto Prevenção ao Uso indevido de Drogas entre Crianças e Adolescentes em Escolas do Paraná, junto a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (1995-98).

     

    Atua como docente no ensino superior desde 1986 e atualmente é professor titular da Universidade Positivo, no curso de graduação em Direito e no Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental. Atua nas áreas de Meio Ambiente e Educação Ambiental, Antropologia. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: antropologia, desenvolvimento, desenvolvimento sustentável, drogas, educação, educação em saúde, educação ambiental, ensino-aprendizagem, pesquisa, populações tradicionais, promoção à saúde, Saúde Pública.

    Currículo Lattes E-mail
  • Marie Luise Carolina Bartz

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Filha e irmã de agricultores, possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado em Agronomia, pela Universidade Estadual de Maringá (2007) e doutorado em Agronomia, pela Universidade Estadual de Londrina (2011), ambos com ênfase na área de solos. Realizou estágio de doutorado sanduíche na Université de Rouen (2010), para treinamento em taxonomia de minhocas e descrição de novas espécies. Realizou Pós-Doutorado pela UDESC/CEO e EMBRAPA Florestas atuando no projeto SisBIOTA/SC, avaliando a macrofauna do edáfica, especialmente minhocas, em diferentes usos/manejos do solo nas diferentes regiões do estado de SC.

     

    Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo em Curitiba/PR, diretora secretária da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação e pesquisadora no Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

     

    Possui experiência em biologia do solo e manejo do solo, com ênfase em macrofauna do solo e o Sistema Plantio Direto, atuando principalmente nos temas: ecologia, biologia e taxonomia de minhocas em agroecossistemas e áreas nativas, trabalhando com a interação entre os temas ecologia e taxonomia, assim como o público acadêmico/científico e os agricultores.

    Currículo Lattes E-mail
  • Clarissa Bueno Wandscheer

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Doutora em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), mestrado em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001).

     

    Atualmente é professora doutora da Universidade Positivo com regime de 40 horas e integrante do Centro de Pesquisa Jurídica e Social (CPJUS) com o projeto de Pesquisa Inovações tecnológicas, econômicas e jurídicas para a sustentabilidade. Membro do Grupo de Pesquisa ‘Meio Ambiente: Sociedades Tradicionais e Sociedade Hegemônica’ que visa estabelecer e consolidar a linha de pesquisa Meio Ambiente, Sociedades e Estado. Com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Desenvolvimento, Sustentabilidade e Direito Socioambiental.

    Currículo Lattes E-mail
  • Cleonir Tumelero

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) (2018). Estágio Doutoral no Centre for Industrial Sustainability (CIS) da Universidade de Cambridge (2016). Mestre em Administração pela FEA-USP (2012). MBA em Gestão Empresarial pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV) (2007). Graduado em Administração com habilitação em Comércio Exterior (2005).

     

    Coordenador Adjunto e Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Positivo. Professor na Business School da Universidade Positivo (BS-UP). Pesquisador do Núcleo de Gestão e Política Tecnológica da USP (PGT/USP). Revisor de periódicos científicos nacionais e internacionais. Consultor organizacional em gestão da inovação. Atua em temas da inovação e da sustentabilidade, como ecoinovação, gestão de startups, cooperação em P&D verde, empreendedorismo sustentável e design inspirado na natureza-biomimética.

    Currículo Lattes E-mail
  • Danielle Denes dos Santos

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Doutora em Administração pela Universidade Positivo com doutorado sanduíche pela TU DELFT (Faculty of Technology, Policy and Management) na Holanda. Estágio pós doutoral em Políticas para Tecnologia no Technion (Israel Institute of Technology) em Israel. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduada em Administração de Empresas pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e graduada em Comunicação Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

     

    Atualmente é coordenadora do PPGA (Programa de pós graduação em administração) e na professora da Escola de Negócios na Universidade Positivo. Possui mais de 18 anos de experiência em magistério superior, tendo atuado em diversas instituições de ensino, entre elas a Universidade Positivo, a PUC- PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), a Uninter e a UTP (Universidade Tuiuti do Paraná). Avaliadora de artigos em eventos científicos internacionais. Elaboradora de itens para ENADE (processos gerenciais) INEP. Atuou por mais de 20 anos como consultora nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa de mercado e marketing empresarial, tendo desenvolvido diversos projetos de pesquisa qualitativos e quantitativos, com experiência em análise de dados e elaboração de relatórios de pesquisa de mercado. Áreas de interesse: Transição tecnológica, Teoria da inovação, Gestão da inovação, Políticas para tecnologia, Economia circular, Economia Colaborativa e Eco-sistema Empreendedor.

    Currículo Lattes E-mail