Corpo Docente – Gestão Ambiental


  • Selecione outro idioma

  • Alexandre Nicoletti Hedlund

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento, linha de pesquisa Epistemologia Ambiental, UFPR
    (2018). Mestre em Desenvolvimento, área de concentração: Direito, Cidadania e Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ (2007). Graduado em Direito, UNIJUÍ (2003). É professor de Direito Penal e Criminologia. Atualmente é Coordenador Adjunto do Curso de Direito – Unidade Santos Andrade, da Universidade Positivo, UP onde também é Professor de Direito Penal. Professor de cursos de Pós-Graduação em Direito Penal e Processo Penal.
    Foi Coordenador do curso de Direito das Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu – UNIGUAÇU
    (2010-2014). Foi Professor de Direito Penal e Criminologia do Centro Universitário Autônomo do Brasil – UNIBRASIL (2014-2017); Professor de Direito Penal e de Direito Ambiental do Centro Universitário do Vale do Iguaçu, UNIGUAÇU (2009-2014); Professor de Direito Penal e Direito Ambiental na UNIOSOCIESC Blumenau (2008). Realizou projetos interdisciplinares na área de Cidadania, Democracia e Desenvolvimento. Atua principalmente nos temas de Direito penal e Criminologia e desenvolve pesquisas sobre Espaços marginalizados, cultura do controle e criminalização urbana. Suas pesquisas que dialogam com os desafios da aplicação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente em relação ao ODS 11,na interface entre cidades inteligentes e margens urbanas.

    Currículo Lattes E-mail
  • Alysson Nunes Diógenes

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Ceará (2000), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Atualmente é professor da Universidade Positivo, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental. Foi premiado em 2017 como melhor prática acadêmica da área de tecnologia no programa Compartilha Docência. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Corrosão,atuando em temas como: reconstrução de meios porosos, simulated annealing, corrosão e proteção,análise de imagens e rochas reservatório e CFD. Suas pesquisas estão relacionadas ainda a métodos para descontaminação de solos contendo metais pesados.

    Currículo Lattes E-mail
  • Cíntia Mara Ribas de Oliveira

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Possui graduação em Letras Português-Inglês pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1994),graduação em Química pela Universidade Federal do Paraná (1995), Mestrado em Ciências Biológicas (Área de concentração: Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1997) e Doutorado Ciências Biológicas (Área de concentração: Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (2001). Possui mais de 21 anos de experiência em magistério superior. É professora titular da Universidade Positivo onde atua como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (PPGAMB), bem como nos Cursos de Graduação em Biomedicina e Ciências Biológicas. É membro do Comitê de Iniciação Científica da Universidade Positivo (UP). Revisora de periódicos científicos nacionais e internacionais. É editora associada da Revista Brasileira de Ciências Ambientais. Foi membro do conselho consultivo da Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (2016 a 2018). É membro do Conselho Gestor de Mananciais da Região Metropolitana de Curitiba e
    representante da UP no Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e no Comitê das Bacias do Alto Iguaçu e Afluentes do Alto Ribeira. Atua como consultora ad hoc da CAPES e da Fundação Araucária, na análise de projetos de pesquisa. Tem desenvolvido projetos de pesquisa na área ambiental em parceria com instituições internacionais, como Technion (Israel Institute of Technology) e Cardiff University (UK). Atualmente, é coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da UP. Atua nas áreas de Análises ambientais, Gestão Ambiental e Educação Ambiental; principalmente nos seguintes temas: análises de risco ambiental, avaliação de qualidade ambiental e estratégias para a gestão, qualidade físico-química e microbiológica de águas, ocorrência e efeitos de contaminantes no ambiente, fármacos e meio ambiente, monitoramento de impactos ambientais via análises ecotoxicológicas, análises e estratégias de remediação de matrizes ambientais contaminadas, interfaces saúde e ambiente, educação socioambiental.

    Currículo Lattes E-mail
  • Clarissa Bueno Wandscheer

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Possui doutorado em Direito Econômico e Socioambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011), mestrado em Direito Econômico e Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2003) e graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2001). Atualmente, é professora da Universidade Positivo, nos Programas de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e em Direito, com regime de 40 horas e integrante do Centro de Pesquisa Jurídica e Social (CPJUS) com o projeto de Pesquisa Inovações tecnológicas, econômicas e jurídicas para a sustentabilidade. Membro do Grupo de Pesquisa Meio Ambiente: Sociedades Tradicionais e Sociedade Hegemônica, que visa estabelecer e consolidar a linha de pesquisa Meio Ambiente, Sociedades e Estado. Com experiência na área de Direito, com ênfase em Direito e Desenvolvimento, Sustentabilidade e Direito Socioambiental.

    Currículo Lattes E-mail
  • Danielle Denes dos Santos

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Doutora em Administração pela Universidade Positivo (UP) com doutorado sanduíche pela TU DELFT (Faculty of Technology, Policy and Management), na Holanda. Estágio pós-doutoral em Políticas para Tecnologia no Technion (Israel Institute of Technology), em Israel. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), especialista em Marketing Empresarial pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), graduada em Administração de Empresas pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) e graduada em Comunicação Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente, é docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental e do Programa de Administração e professora da Escola de Negócios, na Universidade Positivo. Possui mais de 18 anos de experiência em magistério superior, tendo atuado em diversas instituições de ensino, entre elas a Universidade Positivo, a PUC- PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná), a Uninter e a UTP (Universidade Tuiuti do Paraná). Avaliadora de artigos em eventos científicos internacionais. Elaboradora de itens para ENADE (processos gerenciais) INEP. Atuou por
    mais de 20 anos como consultora nas áreas de planejamento estratégico, pesquisa de mercado e marketing empresarial, tendo desenvolvido diversos projetos de pesquisa qualitativos e
    quantitativos, com experiência em análise de dados e elaboração de relatórios de pesquisa de mercado. Áreas de interesse: Transição tecnológica, Teoria da inovação, Gestão da Inovação, Políticas para tecnologia, Economia circular, Economia Colaborativa e Eco-sistema Empreendedor.

    Currículo Lattes E-mail
  • Gisela Geraldine Castilho Westphal

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal do Paraná (2003), mestrado em Ciências Veterinárias (2006), doutorado em Zoologia (2012) e pós-doutorado em Zoologia e em Zootecnia, pela mesma instituição. É pesquisadora do Grupo Integrado de Aquicultura e Estudos Ambientais (GIA/UFPR), atuando em diversos projetos de pesquisa e extensão, onde também coordena o Laboratório de Histologia e Microbiologia desde 2003. Também atua como docente desde 2008, sendo atualmente professora substituta da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professora dos cursos de graduação em Medicina Veterinária e Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP). Tem experiência nas áreas de meio ambiente, biologia celular e tecidual, aquicultura, patologia e microbiologia. Tem atuado em pesquisas relacionadas a populações tradicionais litorâneas, produção e doenças de animais aquáticos (moluscos bivalves, crustáceos e peixes), estudos ecotoxicológicos utilizando animais como bioindicadores e monitoramento e controle de espécies aquáticas invasoras. É autora de diversos livros sobre as bases ecológicas e da cadeia produtiva de ostras nativas, assim como do Atlas anatômico e histológico do caranguejo-uçá, que foi vencedor do prêmio ABEU 2017, da Associação Brasileira das Editoras Universitárias, na categoria Ciências da Vida.

    Currículo Lattes E-mail
  • Guilherme Augusto Queiroz Schunemann Manfrin De Oliveira

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental na Universidade Positivo, especializado em estatística aplicada, métodos quantitativos e inteligência artificial para modelagem de processos socioambientais. Com experiência em gestão de projetos na área da saúde e descarbonização, lidera projetos de extensão voltados para a criação de soluções inovadoras nessas áreas. Orienta alunos de graduação e pós-graduação com foco em análise de dados e modelagem para serviços de saúde, além de ministrar disciplinas de estatística aplicada, pesquisa operacional e inovação. Possui formação em Engenharia Elétrica (UFPR, 2013), mestrado em Engenharia de Produção (UFPR, 2015) e doutorado em Engenharia Elétrica com ênfase em Telecomunicações (UFPR, 2018), além de especialização em Psicologia Positiva e Ciência do Bem-Estar (PUC-RS, 2020), reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida.

    Currículo Lattes E-mail
  • Marcelo Limont

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Biologia – Faculdades Integradas Espírita (2002), com Especialização em Educação e Gestão Ambiental – Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana FECEA (2004), mestrado em Educação na Universidade Federal do Paraná (UFPR-2009, na linha de pesquisa educação, meio ambiente e sociedade), doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento na Universidade Federal do Paraná (2014) e Pós-doutorado em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo (2017). Atualmente, é professor do curso de graduação em Medicina Veterinária e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Gestão Ambiental na Universidade Positivo (UP). Também é líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Avaliação de Sustentabilidade (NIPAS), Coordenador de Extensão no Programa de desenvolvimento tecnológico, socioeconômico e ambiental em colaboração com organizações do terceiro setor e membro do Comitê de Extensão da Universidade Positivo (UP). Tem experiência na área de meio ambiente e desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes temas:indicadores de sustentabilidade; gestão participativa e moderação de processos participativos;educação ambiental; elaboração e gestão de projetos; conservação da natureza; governança e planejamento territorial; corredores de biodiversidade e áreas protegidas.

    Currículo Lattes E-mail
  • Marcello Romani Dias

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Com realização de estágio doutoral no Massachusetts Institute of Technology (MIT – 2018), é doutor em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP – FGV – 2018), na linha de Pesquisa Estratégia Empresarial. Concluiu Pós-Doutorado na Bentley University (USA-2020) e está realizando Licenciatura em Filosofia na Universidade Presbiteriana Mackenzie (2019). É mestre em Administração, na Linha de Pesquisa Sustentabilidade Organizacional pelo Centro Universitário da FEI (FEI-2016). É especialista (Pós-Graduação) em Governança nos Negócios com foco em Direito,Economia e Gestão pela Fundação Instituto de Administração (FIA – 2013). É bacharel (Graduação)em Administração pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, com especialização em Customer Relationship Management (ESPM – 2011). Atua como professor permanente no Programa de Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Universidade Positivo (UP). Leciona nos cursos de Pós-graduação e MBA na FGV Management (FGV) e na Fundação Instituto de Administração (FIA). É professor da Escola Superior de Engenharia e Gestão (ESEG), nos cursos de Administração, Economia e Engenharia de Produção da Escola. Adicionalmente, colabora com a Universidad Internacional Iberoamericana (UNINI, México e Porto Rico), por meio da orientação de teses de doutoramento, e com o grupo Yduqs, como conteudista de apostilas, videoaulas e podcasts. Como pesquisador, tem interesse nas linhas de
    Estratégia Empresarial, especialmente no tópico de Internacionalização do Ensino Superior, em que orienta projetos de iniciação científica financiados pelo CNPq, e de Sustentabilidade, especialmente no tópico de Negócios Sociais. É líder do tema Ambientes de Ensino-Aprendizagem nos Seminários em Administração promovidos pela FEA/USP (SemeAd). Investiga as fragilidades e fortalezas dos diferentes tipos de estratégias para a competititvidade das organizações ou adequação ao atual contexto socioambiental das nações, não somente no nível da instituição (ou organização), mas também no nível do indivíduo. Na interface com o mercado, atua como consultor na SV Partners,empresa com mais de 20 anos de mercado. É piloto de automobilismo correndo atualmente no Mercedes-Benz Challenge Brasil, e de kart, esporte que pratica desde os oito anos de idade.

    Currículo Lattes E-mail
  • Mario Sergio Michaliszyn

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Mario Sergio Michaliszyn concluiu o doutorado em Ciências Sociais – Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1999. Concluiu o mestrado em Ciências Sociais – Antropologia, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo em 1993 e graduou-se em Ciências Sociais – Licenciatura e Bacharelado em Sociologia pela Universidade Católica do Paraná, em 1984.Dentre as atividades profissionais desenvolvidas destaca-se sua participação como Coordenador do Núcleo de Convivência de Guaraqueçaba, da Sociedade de Proteção à Vida Selvagem e Educação Ambiental – SPVS (1992-94). Foi membro da Coordenação do Programa Estadual de DST/Aids do Paraná e Coordenador Estadual do Projeto Prevenção ao Uso indevido de Drogas entre Crianças e Adolescentes em Escolas do Paraná, junto a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (1995-98). Atua como docente no ensino superior desde 1986 e é professor titular da Universidade Positivo, desde 2000, tendo atuado em diversos cursos de graduação e no Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da UP. Suas pesquisas têm como foco as áreas de Meio Ambiente e Educação Ambiental, Antropologia. Em seu currículo Lattes, os termos mais frequentes na contextualização de sua produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: antropologia, desenvolvimento, desenvolvimento sustentável, drogas, educação, educação em saúde, educação ambiental, ensino-aprendizagem, pesquisa, populações tradicionais, promoção à saúde, Saúde Pública.

    Currículo Lattes E-mail
  • Rivail Vanin de Andrade

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Doutor em Arquitetura e Urbanismo, na área de Paisagem e Ambiente (USP-2009). Mestre em Geografia na área de Produção do Espaço Urbano e Regional (UFPR-2001). Graduado em Arquitetura e Urbanismo (PUC/PR 1995). Atualmente é membro do Departamento de Desenvolvimento Acadêmico (DDA) e coordenador do Programa de promoção de desenvolvimento econômico, social e ambiental de populações vulneráveis da UP onde é professor das componentes curriculares de: Ateliê de Urbanismo e Paisagismo I, II, III e IV e Planejamento Urbano e Regional I e II. Além da UP atuou como docente na Universidade Federal do Paraná, na Universidade Tuiuti e no Instituto Superior Tupy/Sociesc. Foi Conselheiro do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) e representante no Plano Municipal de Saneamento (2010-2016). Atua principalmente nos temas de planejamento urbano e regional, plano diretor, parques e bosques urbanos, sistemas de espaços livres de edificação em áreas urbanas, sistemas de informações geográficas e ferramentas de geoprocessamento aplicado ao urbanismo, indicadores de qualidade do espaço urbano, projeto de urbanismo e projeto de arquitetura paisagística.

    Currículo Lattes E-mail
  • Rodolfo Marques Sastre

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental

    Graduado em Arquitetura e Urbanismo (ULBRA, 2000) e em Artes Plásticas com ênfase em História Teoria e Crítica de Arte (UFRGS, 2007). Possui especialização em Tecnologia da Construção (ULBRA, 2002), Mestrado em Arquitetura (PROPAR-UFRGS, 2011) e Doutorado em Arquitetura (PROPAR-UFRGS, 2018). Atualmente atua como Coordenador da Escola Politécnica, Coordenador dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores e professor da Universidade Positivo (PR) nas áreas de Projeto e Teoria. Na pós-graduação lato sensu atua como Coordenador e professor dos cursos de Arquitetura e Execução de Obras de Pequeno Porte e de Arquitetura Comercial: do projeto à execução. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Planejamento e Projetos da Edificação, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de arquitetura, arquitetura de interiores, execução de obra e regularização de imóvel. Experiência docente de Projeto Arquitetônico do 1° ao 5° ano e nas disciplinas de Teoria, História e Crítica. Na Área de artes Visuais atuou no ensino, museografia de exposições e crítica de arte.

    Currículo Lattes E-mail