Mestrado e Doutorado em Gestão Ambiental


  • Selecione outro idioma

  • Áreas de Concentração:

  • Público alvo:

    .

Nível: Mestrado e Doutorado

Sobre o nosso curso


O Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (PGAMB) da Universidade Positivo, por meio de seus cursos de Mestrado e Doutorado, visa complementar a formação de uma vasta gama de profissionais, transformando-os em especialistas em Meio Ambiente, por meio da realização de pesquisa aplicada para a solução de problemas ambientais.

Dessa forma, os Mestres e Doutores em Gestão Ambiental formados pela UP contribuem para a utilização adequada dos recursos naturais do planeta, dentro de uma dinâmica fundamental para a preservação das espécies e para a manutenção de condições dignas de existência.

 

Mestrado Profissional em Gestão Ambiental

 

Atualmente, a gestão do planeta com base no emprego de conhecimentos científicos, traduzidos em avanços tecnológicos e ferramentas de análise ambiental, constitui uma das mais importantes preocupações do homem, envolvendo praticamente todas as profissões estabelecidas. O PGAMB da Universidade Positivo, sintonizado a essa realidade, destaca-se pelo caráter multidisciplinar, com linhas de pesquisa que envolvem as áreas de Ciências Humanas e Sociais (Administração, Direito, Economia etc.), Ciências Exatas e Tecnológicas (Engenharias, Física, Matemática, Química etc.) e Ciências Biológicas e da Saúde (Biologia, Farmácia, Medicina etc.).

Mais especificamente, o programa tem como objetivo formar profissionais capacitados a analisar situações de risco ao meio ambiente, além de apontar soluções por meio do desenvolvimento e aplicação de ferramentas e modelos de gestão ambiental. Na Avaliação Trienal 2010-2012 da Capes, o Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo recebeu nota máxima.

 

Doutorado em Gestão Ambiental

 

O Doutorado em Gestão Ambiental da Universidade Positivo tem como objetivo desenvolver estudos aprofundados no campo da Gestão Ambiental e formar profissionais de alto nível para o exercício do ensino e do desenvolvimento de saberes em conformidade com suas linhas de pesquisa. Possibilita a disseminação de conhecimentos na área de atuação, por meio da articulação entre os campos das ciências ambientais e da publicação científica. Os doutores em Gestão Ambiental têm competência tanto para desenvolver pesquisa quanto para exercer docência de nível superior.

O Doutorado em Gestão Ambiental faz parte do Programa de Pós-Graduação em Gestão Ambiental (PGAMB) da Universidade Positivo e é a evolução natural do curso de Mestrado Profissional em Gestão Ambiental, ofertado desde 2005. Especialmente, o curso de Doutorado aprofunda o envolvimento com a comunidade e a análise e proposta de soluções para problemas ambientais nos âmbitos regional, nacional e internacional.

O PGAMB visa complementar a formação de uma vasta gama de profissionais, transformando-os em especialistas em Meio Ambiente, por meio da realização de pesquisa aplicada para a solução de problemas ambientais. Dessa forma, os mestres e doutores em Gestão Ambiental formados pela UP contribuem para a utilização adequada dos recursos naturais do planeta, dentro de uma dinâmica fundamental para a preservação das espécies e para a manutenção de condições dignas de existência.

Atualmente, a gestão do planeta com base no emprego de conhecimentos científicos, traduzidos em avanços tecnológicos e ferramentas de análise ambiental, constitui uma das mais importantes preocupações do homem, envolvendo praticamente todas as profissões estabelecidas. O PGAMB da UP, sintonizado a essa realidade, destaca-se pelo caráter multidisciplinar, com linhas de pesquisa que envolvem as áreas de Ciências Humanas e Sociais (Administração, Direito, Economia etc.), Ciências Exatas e Tecnológicas (Engenharias, Física, Matemática, Química etc.) e Ciências Biológicas e da Saúde (Biologia, Farmácia, Medicina etc.).

Mais especificamente, o programa tem como objetivo formar profissionais capacitados a analisar situações de risco ao meio ambiente, além de apontar soluções por meio do desenvolvimento e aplicação de ferramentas e modelos de gestão ambiental. Na Avaliação Trienal 2010-2012 da Capes, o Mestrado Profissional em Gestão Ambiental da Universidade Positivo recebeu nota máxima.

Ler Mais
Mais informações

Secretaria de Pós-Graduação

    • Áreas de Concentração:

    • Público alvo:

      Coordenação do Curso
      Mestrado | Linha A – Avaliação e Modelagem (descrição de processos) Socioambientais Mestrado | Linha B – Planejamento, Conservação e Desenvolvimento Socioambiental Doutorado | Linha A – Avaliação e Modelagem (descrição de processos) Socioambientais Doutorado | Linha B – Planejamento, Conservação e Desenvolvimento Socioambiental
      Estrutura curricular Disciplinas Projetos em andamento
      Calendário Institucional
      Veja o calendário completo
      Regulamento


      • Coordenação

        Mario Sergio Michaliszyn

        Cíntia Mara Ribas de Oliveira

         

         

         

        Secretaria:

        ambiental@up.edu.br

      • Contato

        Local: Ecoville

        Mais informações:

        Central de Atendimento da Pós-Graduação – Ecoville

        Telefone: (41) 3317-3000

        Horário:

        De segunda a sexta-feira: das 8h às 22h
        Aos Sábados: das 8h às 14h
        Atendimento presencial e telefônico

        Recpção

        (41) 3317-3000

        E-mail: pos@up.edu.br